Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sorteio define caminhos de brasileiros na Libertadores 2018

Times foram divididos em quatro potes de acordo com ranking da Conmebol

Futebol|

Peñarol e Palmeiras podem se reencontrar na 1ª fase
Peñarol e Palmeiras podem se reencontrar na 1ª fase Peñarol e Palmeiras podem se reencontrar na 1ª fase

Corinthians, Palmeiras, Santos, Flamengo, Grêmio, Cruzeiro, Vasco e Chapecoense conhecerão nesta quarta-feira (20) seus primeiros adversários na Copa Libertadores de 2018. Os sorteios dos grupos e da fase preliminar do torneio acontecem no centro de convenções da Conmebol, às 21 horas (de Brasília), em Luque, no Paraguai.

Para a fase de grupos, os times estão separados em quatro potes e distribuídos de acordo com o ranking da entidade sul-americana, estabelecido por meio de informações sobre o desempenho dos times nas últimas dez edições da Libertadores, o cálculo de um coeficiente histórico baseado em todas as participações da equipe no torneio e ainda na performance do time nas últimas dez edições dos campeonatos nacionais.

Quatro brasileiros estão no pote 1 do sorteio para a fase de grupos e serão cabeças de chave: Grêmio, atual campeão, Corinthians, campeão brasileiro, Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil, e Santos, terceiro colocado no Nacional deste ano. Em função da regra de que não pode haver em um grupo dois ou mais clubes de um mesmo país (a não ser que o segundo venha da fase preliminar da Libertadores), Palmeiras e Flamengo, nos potes 2 e 3, respectivamente, estarão no grupo de uma das outras quatro equipes do pote 1: Boca Juniors, River Plate, Atlético Nacional e Peñarol.

Leia também

Um eventual grupo com Palmeiras e Peñarol marcaria o reencontro das equipes que protagonizaram duelos marcantes da edição deste ano do torneio - foram duas vitórias palmeirenses de virada por 3 a 2 e confusão com briga generalizada na partida de volta, no Uruguai, pelo Grupo 5, em que o Palmeiras terminou em primeiro e os uruguaios foram os lanternas.

Publicidade

O Flamengo também pode ter um reencontro com expectativa de grande jogo na fase de grupos, se for sorteado na mesma chave que o Independiente, algoz dos cariocas na final da Sul-Americana deste ano. Isso se o time jogar a Libertadores, uma vez que a Conmebol ainda não definiu se punirá ou não a equipe rubro-negra pelas confusões no Maracanã na decisão contra o clube argentino.

Vasco e Chapecoense lutarão por vagas no pote 4 da fase de grupos. As duas equipes jogarão a fase 2 do estágio preliminar da Libertadores, que também terá os seus primeiros confrontos definidos nesta quarta-feira. Se passar desta fase, o Vasco poderá encontrar o Flamengo, do pote 3, no estágio de grupos. Vasco e Chapecoense podem se enfrentar da fase 2, já que estão em potes diferentes.

Publicidade

Pela segunda vez, a competição se estenderá ao longo de toda a temporada, fazendo com que algumas equipes tenham de, no caso das brasileiras, se prepararem ao mesmo tempo para até três grandes torneios: Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores.

A competição que começará em janeiro e tem previsão de terminar em novembro de 2018 deve ser também a última edição da Libertadores com jogos de ida e volta na final, já que a Conmebol estuda mudar o formato para partida única em campo neutro em 2019.

Publicidade

A edição de 2018 é a terceira em que a Conmebol utiliza o seu ranking para definir os cabeças de chave no sorteio – antigamente os melhores colocados nos campeonatos nacionais ocupavam essas vagas.

Dos 47 participantes da próxima edição da Libertadores, 46 estão definidos. A única vaga que falta ser preenchida é a de um representante chileno, que está entre Unión Española e Universidad Concepción. Os dois clubes se enfrentam nesta quarta, no mesmo horário do sorteio, num duelo entre os dois vice-campeões do Campeonato Chileno. O vencedor entra na segunda fase prévia. O Concepción ganhou o jogo de ida por 1 a 0 e leva vantagem para o segundo jogo. Caso a Unión Española ganhe, ela entrará no pote 1 dos confrontos da segunda fase prévia. Se der Concepción, o representante chileno entraria no pote 2. Assim, o Melgar-PER subiria para o pote 1.

Confira todos os potes:

POTE 1

River Plate-ARG

Boca Juniors-ARG

Grêmio

Atlético Nacional-COL

Peñarol-URU

Santos

Corinthians

Cruzeiro

POTE 2

Independiente-ARG

Emelec-EQU

Estudiantes-ARG

Cerro Porteño-PAR

Palmeiras

Bolívar-BOL

Libertad-PAR

Universidad de Chile-CHI

POTE 3

The Strongest-BOL

Colo-Colo-CHI

Racing-ARG

Flamengo

Defensor-URU

Alianza Lima-PER

Millonarios-COL

Real Garcilaso-PER

POTE 4

Atlético Tucumán-ARG

Deportivo Lara-VEN

Monagas-VEN

Delfín-EQU

Classificado da 2º fase preliminar

Classificado da 2º fase preliminar

Classificado da 2º fase preliminar

Classificado da 2º fase preliminar

Fase preliminar

Segunda Fase

POTE 1

Nacional-URU

Santa Fe-COL

Guaraní-PAR

Independiente del Valle-EQU

Jorge Wilstermann-BOL

Unión Española*-CHI

Vasco

Junior Barranquilla-COL

(Melgar)-PER

POTE 2

Melgar-PER (pode ir para o pote 1 se o Universidad Concepción vencer a Unión Española)

Chapecoense

Banfield-ARG

Santiago Wanderers-CHI

Carabobo-VEN

Universidad Concepción*-CHI

Classificado da 1ª fase preliminar

Classificado da 1ª fase preliminar

Classificado da 1ª fase preliminar

Primeira fase preliminar

POTE 1

Olimpia-PAR

Universitario-PER

Deportivo Táchira-VEN

POTE 2

Montevideo Wanderers-URU

Oriente Petrolero-BOL

Macará-VEN

Sul-Americana

São Paulo, Atlético-MG, Fluminense, Botafogo, Atlético-PR e Bahia também conhecerão nesta quarta-feira seus adversários na Copa Sul-Americana. O sorteio que determinará os rivais destas equipes brasileiras na competição continental acontecerá logo depois da definição dos grupos da Libertadores.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.