Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Secretário contradiz ministro e dá prazos diferentes para entrega de estádios

Representantes do governo batem cabeça sobre conclusão de obras de arenas em SP e Cuiabá  

Futebol|com Agência Estado

Itaquerão: após mortes de operários, estádio terá jogos da Copa. Mas ninguém sabe dizer se isso é garantido ou não
Itaquerão: após mortes de operários, estádio terá jogos da Copa. Mas ninguém sabe dizer se isso é garantido ou não

O secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luís Fernandes, deu versão diferente nesta quarta-feira (4) à do ministro Aldo Rebelo sobre o prazo de entrega de dois estádios da Copa do Mundo de 2014, a Arena da Baixada e a Arena Corinthians.

Em entrevista coletiva concedida na Costa do Sauípe, na Bahia, onde acontecerá daqui a dois dias o sorteio para os grupos do Mundial, o representante do governo disse que o estádio de Curitiba será entregue em fevereiro, e que não é possível dar prazo para a finalização do estádio paulista.

Mais cedo, também em entrevista coletiva, Aldo Rebelo afirmou que todos os estádios ficarão prontos em janeiro, inclusive os dois citados e o Beira-Rio. Na véspera, o secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke, também incluiu a Arena Pantanal, em Cuiabá, como uma obra atrasada. A Fifa tinha dito também que a Arena da Baixada também será entregue em fevereiro.

MP vai investigar acidente no Itaquerão e pode pedir paralisação das obras


Acidente no Itaquerão aconteceu durante comemoração

Funcionário revela que operários da obra sofreram pressão


O caso mais preocupante é o da Arena Corinthians, palco de um grave acidente na semana passada — a queda de um guindaste quando tentava içar uma peça matou duas pessoas e ainda derrubou parte da cobertura do estádio.

"Curitiba vai ficar pronto em fevereiro, e em São Paulo nós dependemos do prazo dos laudos sobre o acidente. Seria prematuro dar os prazos agora", explicou Fernandes.


Além do problema em São Paulo, em Curitiba aconteceu atraso devido ao bloqueio do repasse das verbas para a reforma. Em Porto Alegre, os prazos foram adiados para a conclusão das obras no entorno do Beira-Rio.

Outros dois estádios, a Arena Manaus e a Arena das Dunas, em Natal, segundo explicou Aldo Rebelo mais cedo, estarão prontos em dezembro, mas, por adequação com a agenda da presidente Dilma Rousseff, as inaugurações acontecerão um mês depois.

Os problemas não desanimam quem está à frente do Mundial no Brasil. Ricardo Trade, executivo-chefe do Comitê Organizador Local garantiu que o país ficará muito perto da nota máxima em organização, e para isso, comparou o andamento dos preparativos de agora, com os para a Copa das Confederações.

Andrés Sanchez agride repórter

"Temos certeza que vamos nos adequar corretamente, vamos ter um tempo maior entre a entrega dos estádios e a abertura com a Copa do Mundo", disse o dirigente, se referindo a entrega tardia de alguns estádios para o torneio que envolvia os campeões continentais.

Vistoria no Itaquerão: FIfa faz mistério

Representantes da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014 estiveram presentes nesta quarta-feira no Itaquerão, onde vistoriam o estádio com o objetivo de elaborar um relatório com informações a respeito das obras no local. Os trabalhos foram retomados na última segunda no palco do jogo de abertura do próximo Mundial, depois da paralisação ocorrida na semana passada por causa do grave acidente que provocou a morte de dois operários.

Charles Botta, consultador de estádio da Fifa, Carlos Della Corte, consultor de estádio contratado pelo COL, e Antônio Gavioli, engenheiro da Odebrecht, vistoriaram o local por cerca de quatro horas, sendo que colheram informações também sobre outras partes do estádio que não foram afetadas pelo acidente.

Depois da vistoria, os representantes não concederam entrevista aos jornalistas presentes no local, obedecendo ordem da Fifa, que havia prometido só se manifestar publicamente sobre o resultado da vistoria apenas na sexta-feira, mesmo dia em que ocorrerá o sorteio dos grupos da Copa, na Costa do Sauipe (BA).

Botta e Della Corte deixaram o Itaquerão pouco antes das 16 horas desta quarta. Eles seguirão para Costa do Sauipe para se encontrar com a cúpula da Fifa e entregar o relatório sobre o que foi visto. No local, os técnicos da Defesa Civil de São Paulo também marcaram presença nesta quarta para se certificarem de que a área interditada do estádio (30% do prédio leste) não está sofrendo com possíveis mudanças não permitidas.

A Fifa já adiantou que o Itaquerão não corre o risco de perder o jogo de abertura da Copa de 2014, assim como outros jogos da competição, mas ainda não tem a real dimensão de quanto o acidente da semana passada afetou o andamento das obras do estádio.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.