Ronaldinho Gaúcho é escolhido "Rei da América" em 2013 e entra para história em tradicional eleição
Meia do Atlético-MG faturou o prêmio concedido anualmente pelo jornal uruguaio El País
Futebol|Do R7
Apesar da eliminação do Atlético-MG na semifinal do Mundial de Clubes, Ronaldinho Gaúcho terminou o ano de 2013 com motivos de sobra para comemorar. Nesta segunda-feira (31), o meia do Galo foi eleito o "Rei da América", na tradicional votação do jornal uruguaio El País, que elege anualmente o melhor jogador do continente.
Com 156 votos, Ronaldinho terminou bem acima de Neymar, campeão das duas últimas edições, que teve 81 votos. Em terceiro lugar, o argentino Maxi Rodríguez, do Newell's Old Boys, levou 79 votos.
A inédita conquista da Libertadores, tanto para o clube quanto para o jogador, foi decisiva para a vitória de Ronaldinho na 28ª edição do prêmio. Com isso, o brasileiro se tornou o primeiro jogador a faturar o prêmio de melhor da Europa (com o Barcelona, em 2004, 2005 e 2006) e da América.
Seleção ideal
Além de R10, outros três jogadores do Atlético-MG apareceram na lista da seleção do ano do jornal El País: Réver, Marcos Rocha e Jô. O atacante Bernard também foi lembrado, apesar de ter se transferido ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, no meio do ano.
Éverton Ribeiro, do Cruzeiro, e Neymar, que jogou a primeira metade do ano no Santos são os outros brasileiros da seleção, que conta ainda com os argentinos Maxi Rodríguez, do Newell's, Paolo Goltz, do Lanús e Ignacio Scocco, do Internacional e o goleiro uruguaio Martin Silva, do Olimpia.
Entre os treinadores, venceu o técnico argentino José Pekerman, que dirige a seleção da Colômbia.
Cr7 é o melhor da Europa
Na eleição do Rei da Europa, não teve para ninguém. O português Cristiano Ronaldo recebeu 63 votos, contra 24 de Franck Ribéry e 15 de Lionel Messi. Os três disputarão a Bola de Ouro da Fifa no próximo dia 13.
Veja por que Cristiano foi eleito o melhor da Europa: