Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Petros é punido pelo STJD e pega 180 dias de suspensão

Volante alvinegro foi julgado por agressão ao árbitro Raphael Claus no clássico contra o Santos

Futebol|Do R7

Petros recebeu punição máxima após esbarrão em Raphael Claus
Petros recebeu punição máxima após esbarrão em Raphael Claus Petros recebeu punição máxima após esbarrão em Raphael Claus

O volante Petros, do Corinthians, foi julgado no início da noite desta segunda-feira (18), no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro, por conta da trombada no árbitro Raphael Claus durante o clássico contra o Santos, em partida válida pela 14ª rodada do Brasileirão, e pegou punição máxima: 180 dias de suspensão.

O volante foi liberado do treino desta segunda e ouviu a sua sentença pessoalmente, no STJD. Petros recebeu três votos favoráveis à sua condenação e outros dois contra a suspensão de 180 dias.

O jogador foi denunciado no artigo 254-A do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que é definido como "agressão a membro de arbitragem". O Corinthians, por sua vez, através do departamento jurídico do clube, tentou desqualificar o artigo para o 250 do CBJD, que é enquadrado como "ato hostil" e a suspensão é menos severa: varia de um a três jogos ou suspensão do futebol por um período de 15 a 60 dias.

Antes do julgamento, Petros tentou de todas as formas mostrar que não teve intenção de agredir o árbitro, inclusive pediu desculpas ao próprio Raphael Claus. Em seu testemunho no STJD, o volante voltou a negar a agressão:

Publicidade

— Garanto que não o agredi. Estava com o braço aberto, não estava com a mão fechada. Tinha que fazer uma passada rápida. De maneira alguma tentei agredir o árbitro. Não foi proposital e não existe motivo para que eu tentasse agredir a principal autoridade no campo de jogo.

O advogado do Corinthians recorreu até ao caso da lesão de Neymar na Copa do Mundo, após entrada violenta do colombiano Zuñiga, para tentar defender o atleta alvinegro:

Publicidade

— Temos o lance do Zuñiga, que tira o Neymar da Copa. A CBF questionou a Fifa para que a imagem fosse olhada. E a Fifa disse "o árbitro viu o lance e interpretou daquele jeito e não se fala mais nisso".

No fim, a decisão sobre a punição ou não ao jogador corintiano ficou nas mãos de Paulo Valed Perry Filho, presidente da Primeira Comissão Disciplinar do STJD:

Publicidade

— Não me pareceu involuntária a atitude do atleta, para mim ficou bem claro que ele desvia a trajetória porque ficou aborrecido. Não foi um simples empurrão. Foi uma agressão. Na minha análise, não tive a menor dúvida que foi intencional. Não me preocupo com a opinião da mídia e voto por suspensão de 180 dias.

Com a suspensão, Renato Augusto é o provável substituto de Petros no meio de campo do Corinthians. O meia manifestou apoio ao companheiro e não comemorou a possível chance na equipe, já que ela viria por uma decisão judicial, e não pelo futebol apresentado e pela briga sadia nos treinamentos:

— Eu queria por mérito, mas somos uma equipe muito forte. Se for eu que entrar, vou dar meu máximo para manter o alto nível.

O Corinthians é o terceiro colocado no Campeonato Brasileiro, com 28 pontos, e volta a campo na próxima quinta-feira (21), às 19h30, contra o Goiás, na Arena Corinthians.

Santos também entra em pauta e é julgado

O Santos também foi julgado no STJD por conta de um copo que foi arremessado durante o clássico em direção ao goleiro Cássio, do Timão. Alison, que foi expulso na partida, também foi denunciado. Tanto o atleta, como o Peixe foram absolvidos no julgamento realizado no Rio de Janeiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.