Santos vence Grêmio de virada e respira no Brasileirão no reencontro com a torcida
Peixe saiu atrás do placar, mas contou com gols dos centroavantes Marcos Leonardo e Julio Furch
Futebol|Do Live Futebol BR
O domingo (20) foi de reencontros na Vila Belmiro, na volta dos torcedores, depois de quase dois meses jogando com os portões fechados: o Santos encerrou o jejum no Brasileirão ao bater o Grêmio, por 2 a 1, de virada, pela 20ª rodada.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
A vitória depois de cinco jogos não tira o Peixe da zona de rebaixamento. Em 17º lugar, o time de Diego Aguirre tem os mesmos 21 pontos do Bahia, mas fica atrás no saldo de gols (-3 contra -11). Já o Grêmio estacionou nos 33 e é o quinto colocado.
Nada de gols
No embalo da torcida, o Santos começou a partida indo para cima do Grêmio, mas sem conseguir criar grandes lances por causa do alto número de passes errados. Esse era o mesmo motivo que não permitia que o Tricolor levasse perigo ao gol defendido por João Paulo.
Quando isso aconteceu, Bitello saiu na cara do goleiro e fez o passe para o meio. A zaga santista chegou antes de João Pedro Galvão. No último lance do primeiro tempo, Marcos Leonardo recebeu em condições de finalizar, mas tentou devolver para Lucas Lima. Bruno Alves evitou a conclusão do meia.
Cheio de emoção
A pressão no Santos aumentou no primeiro minuto do segundo tempo, quando Cristaldo aproveitou o bate e rebate dentro da área e encheu o pé. A bola desviou em João Basso e saiu do alcance de João Paulo. O segundo gol do Grêmio só não saiu na sequência porque o goleiro do Peixe espalmou chute de Ferreira.
O empate do Santos veio aos 17 minutos. Soteldo, que havia acabado de entrar, passou para Marcos Leonardo finalizar cruzado, no cantinho de Gabriel Grando. O gol animou o Peixe, que voltou a ter o controle da posse da bola e foi para cima do Grêmio até conseguir o empate, aos 44 minutos.
No contra-ataque, Soteldo recebeu lançamento de Mendoza e tocou para Julio Furch na saída de Gabriel Grando. Com o gol aberto, o argentino só completou, fazendo explodir a Vila Belmiro.
Próximos jogos
Os dois times voltam a campo no próximo domingo (27), pela 20ª rodada. O Santos visita o Atlético-MG, às 18h30 (de Brasília), no Mineirão, e o Grêmio recebe o Cruzeiro, às 16h (de Brasília), na Arena do Grêmio.
Ficha Técnica
Santos 2 x 1 Grêmio
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data e horário: domingo (20), às 16h (de Brasília)
Árbitro: Paulo César Zanovelli da Silva (Fifa-MG)
Auxiliares: Luanderson Lima dos Santos (Fifa-BA) e Celso Luiz da Silva (MG)
Árbitro de vídeo: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Gols: Marcos Leonardo, aos 17'/2°T, e Julio Furch, aos 44'/2°T (Santos); Cristaldo, a 1'/2°T (Grêmio)
SANTOS: João Paulo; Joaquim (Tomás Rincón), João Basso e Alex Nascimento; Lucas Braga (Dodi), Rodrigo Fernández (Nonato), Jean Lucas, Lucas Lima (Soteldo) e Dodô; Mendoza e Marcos Leonardo (Julio Furch). Técnico: Diego Aguirre
GRÊMIO: Gabriel Grando; Fábio (João Pedro), Rodrigo Ely, Bruno Alves e Reinaldo; Carballo (Gustavo Martins), Pepê (Ronald), Bitello, Cristaldo (Everton Galdino) e Ferreira; João Pedro Galvão (André). Técnico: Renato Gaúcho
É festa! Veja a comemoração da Espanha, que conquista de forma inédita a Copa do Mundo