Na estreia de R10, Flu bate o Grêmio e dorme no G-4
Com passe do meia, Marcos Junior marca e garante a vitória do Tricolor no Maracanã
Futebol|Do R7
Ronaldinho Gaúcho não foi efetivamente brilhante na estreia pelo Fluminense, mas participou do jogo, iniciando o lance que terminou com o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio, marcado por Marcos Júnior, neste sábado (1º) no Maracanã. Com o resultado, o clube das Laranjeiras dorme provisoriamente no G-4. Na realidade, o time gaúcho, que teve Wallace expulso aos quatro minutos da etapa final, pareceu satisfeito com o 0 a 0 e acabou castigado pela ousadia do carioca, que passou a atuar com vários atacantes.
Fluminense e Grêmio apresentaram estratégias distintas. O time carioca começou com pressa, mantendo Osvaldo, Gérson e Marcos Júnior na linha de frente, e Ronaldinho Gaúcho recuado, para dar suporte aos três. O gaúcho, mais cauteloso, tentava cadenciar a partida, aguardando espaços na retaguarda adversária, e evitando passes errados, para impedir que o dono da casa recuperasse a bola e o surpreendesse numa jogada de velocidade.
Mas os quatro homens citados não acertavam o posicionamento, e o Fluminense só criou uma chance, aos 22 minutos: Gérson dividiu com Tiago e Marcos Júnior, na sobra, chutou na zaga. Aos 24, Diego Cavalieri fez grande defesa, desviando a cabeçada de Erazo no travessão. Aos 37, Pedro Rocha, de frente, sem marcação, concluiu para fora. Aos 38, Osvaldo saiu machucado. E a entrada de Gustavo Scarpa não provocou mudanças. Logo, o Grêmio teve maior controle do duelo até o intervalo.
A etapa derradeira começou equilibrada. Aos quatro minutos, porém, Wallace, que já recebera o cartão amarelo, foi expulso, ao atingir Marcos Júnior. Enderson Moreira trocou Breno Lopes por Wellington Paulista. E o Grêmio recuou de vez, apostando nos contra-ataques. Na sequência, entrou Magno Alves na vaga de Gérson. A ordem era partir para cima.
Aos 31, Ronaldinho Gaúcho lançou Wellington Paulista, que tocou de cabeça para Marcos Júnior, que driblou Tiago e fez 1 a 0. Já no desespero, o Grêmio avançou, e Pedro Rocha desperdiçou ótima chance. E ficou assim.
Assista aos programas da Record na íntegra no R7 Play
Acompanhe a página de Esportes do R7
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 1 X 0 GRÊMIO
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 1/8/2015 - 18h30
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Bruno Boschilia (PR) e Carlos Berkenbrock (SC)
Público/renda: 27.842 pagantes/R$ 1.257.250,00
Cartões amarelos: Henrique, Jean, Ronaldinho e Galhardo
Cartões vermelhos: Walace
FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Wellington Silva, Henrique, Marlon e Breno Lopes (Wellington Paulista, 10'/2ºT); Edson, Jean, Gerson (Magno Alves, 22'/2ºT), Marcos Júnior, Osvaldo (Gustavo Scarpa, 38'/1ºT) e Ronaldinho - Técnico: Enderson Moreira.
GRÊMIO: Tiago; Galhardo, Pedro Geromel, Erazo e Marcelo Hermes; Walace, Maicon, Willian Schuster (Edinho, 5'/2ºT) e Douglas (Fernandinho, 24'/2ºT); Pedro Rocha e Luan (Braian Rodríguez, 33'/2ºT) - Técnico: James Freitas.