Lançado em São Paulo, livro "O Lado Sujo do Futebol" revela esquemas da Era Teixeira na CBF
Cerca de 700 pessoas estiveram no evento, mostrando que a obra já causa impacto no futebol
Futebol|Eugenio Goussinky, do R7
Cerca de 700 pessoas prestigiaram nesta sexta-feira (23) o lançamento oficial do livro "O Lado Sujo do Futebol - A trama de propinas, negociatas e traições que abalou o esporte mais popular do mundo" (Editora Planeta), de autoria dos repórteres Amaury Ribeiro Jr., Leandro Cipoloni, Luiz Carlos Azenha e Tony Chastinet. Há também lançamentos previstos para ocorrerem na Argentina e no México.
Entre autoridades e jornalistas, estiveram presentes no evento o vice-presidente de relações institucionais da Rede Record, Zacarias Paganelli; o vice-presidente de jornalismo da Rede Record, Douglas Tavolaro; o diretor geral do portal R7 da Rede Record, Antonio Guerreiro; o diretor da Record News, Aílton Nasser.
Campeões de Copas pelo Brasil já caíram no esquecimento. Veja a lista
O jornalista Leandro Cipoloni, chefe de redação da TV Record, afirma que o objetivo do trabalho foi alcançado: fazer um documento histórico sobre uma fase terrível para o futebol brasileiro, em função das manobras que aconteceram fora do campo.
— O futebol brasileiro foi vencedor dentro de campo, reconhecemos isso no livro, mas fora de campo o futebol brasileiro perdeu muito.
Além de Cipoloni, Azenha e Ribeiro Jr. também atuam na TV Record, respectivamente, como repórter e jornalista investigativo. Chastinet é jornalista investigativo da TV Bandeirantes.
A obra relata com detalhes o esquema montado pelo ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e do ex-presidente da Fifa, João Havelange, baseado em propinas, negócios escusos, traições e escândalos durante o período em que ambos comandaram as entidades.
Ribeiro Jr. considera que a obra já está causando impacto em torcedores, jornalistas e na sociedade em geral, o que mostra um desejo de mudança na estrutura do futebol:
— As pessoas estão cansadas de tanta corrupção. Este livro já nasce como best-seller. As investigações aprofundaram uma série de reportagens da TV Record que denunciaram irregularidades no comando da CBF, contribuindo para a renúncia do então presidente da entidade, Ricardo Teixeira.
O apresentador Marcelo Rezende, que comanda o programa Cidade Alerta, também marcou presença, assim como o desembargador federal Fausto De Sanctis e o secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Celso Jatene.
Foram vendidos cerca de 400 exemplares no evento. A previsão da editora é de que os 14 mil exemplares distribuídos pelo Brasil irão se esgotar em, no máximo, duas semanas.