Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Lançado em São Paulo, livro "O Lado Sujo do Futebol" revela esquemas da Era Teixeira na CBF

Cerca de 700 pessoas estiveram no evento, mostrando que a obra já causa impacto no futebol

Futebol|Eugenio Goussinky, do R7

Da esquerda para a direita, Azenha, Rezende, Ribeiro Jr., Cipoloni, Chastinet e Tavolaro
Da esquerda para a direita, Azenha, Rezende, Ribeiro Jr., Cipoloni, Chastinet e Tavolaro

Cerca de 700 pessoas prestigiaram nesta sexta-feira (23) o lançamento oficial do livro "O Lado Sujo do Futebol - A trama de propinas, negociatas e traições que abalou o esporte mais popular do mundo" (Editora Planeta), de autoria dos repórteres Amaury Ribeiro Jr., Leandro Cipoloni, Luiz Carlos Azenha e Tony Chastinet. Há também lançamentos previstos para ocorrerem na Argentina e no México.

Entre autoridades e jornalistas, estiveram presentes no evento o vice-presidente de relações institucionais da Rede Record, Zacarias Paganelli; o vice-presidente de jornalismo da Rede Record, Douglas Tavolaro; o diretor geral do portal R7 da Rede Record, Antonio Guerreiro; o diretor da Record News, Aílton Nasser.

Campeões de Copas pelo Brasil já caíram no esquecimento. Veja a lista

O jornalista Leandro Cipoloni, chefe de redação da TV Record, afirma que o objetivo do trabalho foi alcançado: fazer um documento histórico sobre uma fase terrível para o futebol brasileiro, em função das manobras que aconteceram fora do campo.


— O futebol brasileiro foi vencedor dentro de campo, reconhecemos isso no livro, mas fora de campo o futebol brasileiro perdeu muito.

Além de Cipoloni, Azenha e Ribeiro Jr. também atuam na TV Record, respectivamente, como repórter e jornalista investigativo. Chastinet é jornalista investigativo da TV Bandeirantes.


A obra relata com detalhes o esquema montado pelo ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e do ex-presidente da Fifa, João Havelange, baseado em propinas, negócios escusos, traições e escândalos durante o período em que ambos comandaram as entidades.

Ribeiro Jr. considera que a obra já está causando impacto em torcedores, jornalistas e na sociedade em geral, o que mostra um desejo de mudança na estrutura do futebol:


— As pessoas estão cansadas de tanta corrupção. Este livro já nasce como best-seller. As investigações aprofundaram uma série de reportagens da TV Record que denunciaram irregularidades no comando da CBF, contribuindo para a renúncia do então presidente da entidade, Ricardo Teixeira.

O apresentador Marcelo Rezende, que comanda o programa Cidade Alerta, também marcou presença, assim como o desembargador federal Fausto De Sanctis e o secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Celso Jatene.

Foram vendidos cerca de 400 exemplares no evento. A previsão da editora é de que os 14 mil exemplares distribuídos pelo Brasil irão se esgotar em, no máximo, duas semanas.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.