Holandês Frank Rijkaard anuncia aposentadoria como treinador
Um dos maiores nomes do futebol de seu país, Rijkaard foi precursor de Guardiola na montagem do vitorioso time do Barcelona
Futebol|Do R7
Aos 51 anos, Frank Rijkaard, um dos maiores nomes do futebol holandês, anunciou em entrevista à revista Voetbal International que está se aposentando como técnico de futebol. Seu último trabalho foi com a seleção da Arábia Saudita, onde permaneceu até o início de 2013.
Em um de seus melhores trabalhos, Rijkaard participou da montagem da equipe vitoriosa do Barcelona, que ganhou tudo o sob o comando de Josep Guardiola alguns anos depois de sua saída. Com o holandês, que comandou a equipe entre 2003 e 2008, o time catalão conquistou dois títulos do Espanhol, além de dois da Supercopa da Espanha e a Liga dos Campeões da Europa de 2006, com Ronaldinho Gaúcho voando em campo.
Levando em conta anunciantes, Messi é o jogador mais bem pago do mundo; Neymar é o terceiro
“Não vou trabalhar mais como técnico. Não tenho intenção de trabalhar até os 60 anos, mas quero seguir assistindo e conversando sobre os jogos. Estou muito agradecido por tudo o que consegui, mas prefiro me dedicar a outras coisas”, afirmou o holandês, que também treinou a seleção de seu país, o Sparta Rotterdam e o Galatasaray.
Foi Rijkaard quem lançou o jovem Lionel Messi no Barça em outubro de 2004.
Como jogador, Frank Rijkaard conquistou a Eurocopa de 1988, o último título importante do futebol holandês, com Gullit e Van Basten.