Golaço de Maicon dá vitória ao Grêmio e frustra estreia de técnico no Verdão
Marcelo Oliveira começa a sua trajetória no Palmeiras com derrota para o Tricolor gaúcho
Futebol|Do R7
O Palmeiras não se intimidou, teve momentos de domínio mesmo jogando fora de casa e criou boas chances, mas perdeu por 1 a 0 para o Grêmio com um golaço do ex-são-paulino Maicon. O enredo da estreia de Marcelo Oliveira no Verdão já havia se tornado comum com Oswaldo, seu antecessor.
Classificação e jogos do Brasileirão
O Grêmio de Roger Machado, agora com duas vitórias seguidas e em quinto lugar com 14 pontos, parece estar encontrando a regularidade que o Verdão buscava ao trocar de técnico. Com nove pontos em oito rodadas, o time do Palestra Itália ocupa neste momento a 15º posição.
Em um jogo veloz e aberto, Maicon definiu a vitória gaúcha com um raríssimo lance de lucidez aos dez minutos do segundo tempo: o chute colocado, de esquerda, deixou Fernando Prass sem reação e fez a bola morrer no ângulo.
Não fosse por esse lance, os tricolores deixariam a Arena lamentando a incapacidade de concluir em gol as boas enfiadas de Douglas e as insistentes jogadas pelos lados, facilitadas pela fragilidade do Palmeiras para conter este tipo de investida. Acionar Luan ou Marcelo Oliveira nas costas de Lucas, que herdou a braçadeira de capitão de Zé Roberto, agora reserva, era praticamente certeza de boa chance para o Grêmio.
Faltou ao time visitante um jogador com a capacidade de pensar o jogo. Robinho, de volta à equipe titular, tinha a missão de ser o cérebro, mas não tem características de um "10".
Em sua melhor jogada, o camisa 27 apareceu aberto pela esquerda para cruzar na cabeça de Alecsandro e ver o atacante exigir grande defesa de Tiago. No lance seguinte, uma das jogadas mais treinadas pelo técnico recém-chegado quase virou gol: Dudu cobrou escanteio (o que é uma novidade) e Vitor Hugo subiu muito (o que não é tão surpreendente assim) para dar trabalho a Tiago outra vez. Tudo isso poucos minutos antes do gol que decidiu a partida no Sul.
Para corrigir o problema encefálico, Marcelo apostou em Zé Roberto na vaga de Robinho e em Cleiton Xavier no lugar de Arouca. Em sua melhor aparição, o primeiro se atirou na área em contato com Yuri Mamute. Já o segundo, de novo, mal foi notado. Para piorar, o time ainda sofreu nos contra-ataques e só não levou mais gols porque Prass fez defesas muito boas em chutes de Braian Rodríguez e, de novo Maicon.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 0 PALMEIRAS
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data/Horário: 21/6/2015, às 21h
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Auxiliares: Danilo Simon Manis (SP) e Rafael da Silva Alves (RS)
Público e renda: 20.814 pagantes / R$ 718.882,00
Cartões amarelos: Gabriel, Alecsandro, Robinho (PAL); Marcelo Oliveira, Rafael Galhardo, Maicon (GRE)
Cartões vermelhos: Não houve
Gols: Maicon, aos 10'/2ºT (1-0)
GRÊMIO: Tiago; Rafael Galhardo, Pedro Geromel, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Giuliano (Braian Rodríguez - 39'/2ºT) e Douglas (Edinho - 35'/2ºT); Luan e Pedro Rocha (Yuri Mamute - 22'/2ºT). Técnico: Roger Machado.
PALMEIRAS: Fernando Prass; Lucas, Victor Ramos, Vitor Hugo e Egídio; Gabriel (Amaral - Intervalo) e Arouca (Cleiton Xavier - 28'/2ºT); Rafael Marques, Robinho (Zé Roberto - 18'/2ºT) e Dudu; Alecsandro. Técnico: Marcelo Oliveira.