Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Flamengo vence Cruzeiro e mantém Brasileirão aberto

Com a derrota, equipe mineira não conseguiu disparar na liderança da competição

Futebol|Do R7

Alecsandro fez o cruzamento para o gol contra de Dedé
Alecsandro fez o cruzamento para o gol contra de Dedé Alecsandro fez o cruzamento para o gol contra de Dedé

Um Flamengo bem organizado ajudou a manter aberto o Campeonato Brasileiro ao vencer o Cruzeiro, por 3 a 0, neste domingo (12), no Maracanã.

Mesmo com a derrota e completamente dominado, o Cruzeiro se manteve na liderança do Campeonato Brasileiro, com 56 pontos, mas não conseguiu disparar na ponta, faltando dez rodadas para o fim da competição. 

Classificação e jogos

A equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo chegou a 37 pontos, ocupando uma faixa intermediária na tabela.

Publicidade

Seguro, o Fla não deu chances à equipe mineira, ao impor uma marcação forte e contra-ataques perigosos. Desde o início de jogo o rubro-negro tomou a iniciativa, buscando as jogadas pelas alas, com deslocamentos dos atacantes.

Numa dessas jogadas, aos 13 minutos do primeiro tempo, o centroavante Alecsandro cruzou da direita e, ao tentar interceptar, Dedé fez contra: Flamengo 1 x 0. O Cruzeiro, sem um meia criativo, já que Everton Ribeiro está servindo a seleção, optou pelos lançamentos em velocidade e bolas alçadas para o atacante Marcelo Moreno, facilitando a marcação adversária.

Publicidade

O meio-campo flamenguista, comandado por Cáceres e Márcio Araújo, se aproximava dos zagueiros e impedia o adversário de criar jogadas. Alisson, do Cruzeiro, não conseguia concluir as tabelas, enquanto o jovem Marcelo, zagueiro flamenguista, praticamente anulava as investidas de Marcelo Moreno.

Com a bola nos pés, o Fla dava trabalho, por meio dos toques rápidos e movimentação do atacante Eduardo da Silva. O primeiro tempo terminou com uma jogada rápida pela esquerda, quando, não fosse a presença do zagueiro Manoel, o Flamengo poderia ter feito o segundo.

Publicidade

Na etapa final, o Cruzeiro partiu para o tudo ou nada. Luxemburgo sabia que sua equipe iria sofrer pressão. O técnico Marcelo Oliveira substituiu o volante Nilton pelo atacante Willian, para fazer o Cruzeiro voltar a jogar ao seu estilo. O treinador do Fla, então, tirou o atacante Eduardo da Silva e colocou Gabriel, para dar mais volume ao contra-ataque.

Mesmo com a pressão do Cruzeiro, o Flamengo manteve a iniciativa e, desta vez após confusão entre o zagueiro Manoel e o goleiro Fábio, Canteros, que vinha organizando o meio-campo, chegou antes à bola e tocou de lado para o gol vazio, fazendo 2 x 0.

Logo depois, Alecsandro, novamente pela direita, cruzou para Gabriel finalizar com força, fazendo 3 x 0. Os planos de Luxemburgo deram certo: a movimentação no ataque e a chegada do meio-campo fizeram o Fla deitar e rolar sobre o líder, ao som do grito de olé de sua torcida.

Na próxima rodada, domingo (19), o Cruzeiro enfrentará o Vitória, em Salvador, enquanto o Flamengo vai a Curitiba jogar contra o Atlético-PR. Antes, na quarta-feira, o time mineiro enfrenta o ABC de Natal, no jogo de volta pelas quartas de final da Copa do Brasil, na Arena das Dunas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.