Corinthians sofre, mas vence o Fortaleza e lidera o Brasileirão
Timão viu o adversário dominar o primeiro tempo em Itaquera, mas equilibrou na segunda etapa e venceu com gol contra
Futebol|Do Live Futebol BR

No Dia do Trabalhador, o Corinthians teve muito trabalho para conquistar a terceira vitória no Campeonato Brasileiro, mas bateu o Fortaleza por 1 a 0 na tarde deste domingo (1º/05), na Neo Química Arena, e assumiu provisoriamente a liderança do torneio. De quebra, manteve o tabu de nunca ter perdido do Leão jogando em seus domínios.
Depois de ver o adversário dominar o primeiro tempo, o Timão abriu o placar com a ajuda de Matheus Jussa, que mandou contra o próprio gol aos 7’ da etapa final. Com o resultado, o Alvinegro chega aos 9 pontos em quatro rodadas. Já o Fortaleza permanece na lanterna, sem somar 1 ponto sequer.
Os dois times agora viram a chave para a Libertadores. Na quarta-feira (4), o Corinthians viaja para a Colômbia, onde encara o Deportivo Cali, às 21h (de Brasília). No dia seguinte, o Fortaleza recebe o River Plate, da Argentina, às 19h (também no horário de Brasília).
Leia também
O jogo
Liberado após se recuperar da Covid-19 e testar negativo, o técnico Vítor Pereira começou jogando com Paulinho e Renato Augusto no meio-campo e um trio de ataque formado por Willian, Róger Guedes e Júnior Moraes.
Se a ideia era pressionar desde o começo do jogo buscando fazer gols o mais rápido possível, o início foi promissor. Nos 10 minutos iniciais, o Fortaleza só observou e o Corinthians dominou.
Gol anulado e pressão do Leão
O Timão até marcou logo aos 8 minutos, mas o gol de Júnior Moraes foi anulado — o árbitro viu toque de mão no domínio com escorregão do corintiano.
Depois disso, foi o Leão que mordeu. Aos 12’, Renato Augusto perdeu o domínio e a bola sobrou para Matheus Jussa. O volante mandou uma bomba de fora da área e fez Cássio trabalhar.
Aos 16’, foi o próprio goleiro que deu trabalho ao sair mal com os pés e entregar a bola para o Fortaleza. Moisés encontrou Silvio Romero, mas o atacante não teve o domínio e a bola passou rente ao gol defendido por Cássio.
Paulinho fora
Vítor Pereira teve que mexer aos 28’, quando Paulinho pediu para sair. O volante caiu no gramado reclamando muito de dores com a mão na parte de trás do joelho esquerdo. Ele deixou o campo chorando, para a entrada de Du Queiroz.
Apesar de o Corinthians ter mais de 60% da posse de bola, o Fortaleza goleou nas finalizações: 12 a 1 — sendo esta única do Timão em falta cobrada por Róger Guedes e defendida pelo goleiro Max Walef já aos 44’.
Segunda etapa
Se o sistema com três zagueiros escalado por Juan Pablo Vojvoda foi melhor na primeira etapa, Vítor Pereira resolveu espelhar o Corinthians na segunda etapa e voltou do intervalo com Raúl Gustavo no lugar de Renato Augusto.
Outra mudança veio logo aos 7’, quando o Corinthians abriu o placar. Róger Guedes cobrou escanteio curto para Maycon, que cruzou na área. Antes de Gil completar, Matheus Jussa desviou contra a própria meta: 1 a 0 e festa da Fiel em Itaquera.
O segundo só não saiu porque Max Walef salvou o Fortaleza. Aos 21’, Maycon cobrou escanteio na cabeça de Gil, que finalizou com força, no chão, “como manda o manual”. Só que Walef foi puro reflexo e fez excelente defesa.
A entrada de Mantuan deu mais velocidade ao ataque corintiano. O meia-atacante levou perigo em duas oportunidades de contra-ataque. Precisando do gol para tentar somar o primeiro ponto no Brasileirão, o Fortaleza partiu para cima. Era tudo que o Timão queria.
Com um meio-campo mais consistente e com três zagueiros, o Alvinegro fechou os espaços e levava perigo — principalmente com Mantuan. Com a Fiel jogando junto, vibrando a cada bola afastada de perto do gol de Cássio, o Corinthians segurou o 1 a 0 até o apito final.
FICHA TÉCNICA
Corinthians 1 x 0 Fortaleza
Local: Neo Química Arena, em São Paulo
Data e hora: domingo (1º/5), às 16h (de Brasília)
Público e renda: 37.018 pessoas (total) / R$ 2.510.888,10
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (Fifa)
Auxiliares: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (Fifa) e Lucas Costa Modesto (DF)
VAR: Rafael Traci (SC)
Cartões amarelos: Willian (Corinthians); Felipe, Matheus Vargas e Ceballos (Fortaleza)
Gol: Matheus Jussa, contra, aos 7´/2ºT (Corinthians)
CORINTHIANS: Cássio; Rafael Ramos, João Victor, Gil e Lucas Piton; Maycon, Paulinho (Du Queiroz, aos 28’/1ºT) e Renato Augusto (Raul Gustavo, no intervalo); Willian (Gustavo Mosquito, aos 41'/2ºT), Róger Guedes (Jô, aos 15’/2ºT) e Junior Moraes (Gustavo Mantuan, aos 15’/2ºT). Técnico: Vítor Pereira.
FORTALEZA: Max Walef; Tinga, Marcelo Benevenuto e Ceballos; Yago Pikachu (Depietri, aos 36'/2ºT), Felipe (Lucas Lima, aos 14’/2ºT), Matheus Jussa, Hércules (Matheus Vargas, aos 24’/2ºT) e Juninho Capixaba; Moisés (Romarinho, aos 14’/2ºT) e Silvio Romero (Robson, aos 24’/2ºT). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Relembre os casos de racismo contra times brasileiros na Libertadores 2022
A atual edição da Libertadores tem estampado capas de jornais não só pelo que ocorre dentro das quatro linhas. Episódios de racismo contra times brasileiros têm sido cada vez mais comuns. Só em 2022, foram dez casos contra equipes como Corinthians, Flu...
A atual edição da Libertadores tem estampado capas de jornais não só pelo que ocorre dentro das quatro linhas. Episódios de racismo contra times brasileiros têm sido cada vez mais comuns. Só em 2022, foram dez casos contra equipes como Corinthians, Fluminense, Flamengo e Palmeiras. Relembre todos os episódios na galeria a seguir