Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após chuva de gols na 1ª fase, retrancas marcam quartas de final

Apenas cinco gols foram marcados em quatro partidas da fase

Copa do Mundo 2014|

Seleções mostraram grande desempenho defensivos nas quartas
Seleções mostraram grande desempenho defensivos nas quartas Seleções mostraram grande desempenho defensivos nas quartas

Depois da fartura de gols e das táticas ultra-ofensivas que permearam a primeira fase, as quartas de final da Copaforam, por outro lado, marcadas pela precaução e até mesmo pela agressão, com o anfitrião Brasil levando as regras do futebol ao limite para despachar a Colômbia.

Apenas cinco gols foram marcados em quatro jogos, sendo um deles de pênalti e o outro de falta, e a média de gols acabou caindo para 2,6 por jogo, ainda a maior desde os 2,7 gols por partida da Copa do Mundo da França de 1998, mas muito abaixo do recorde de 5,4 gols na Suíça em 1954.

Fique por dentro da Copa do Mundo

A inevitável tensão da fase mata-mata fez com que os técnicos optassem pela defesa, e a vitória sem brilho do Brasil sobre a Colômbia por 2 x 1 foi um banho de água fria após os divertidos jogos da primeira fase, protagonizados por seleções que jogavam com ambição, estilo e entusiasmo.

Publicidade

A Colômbia, que havia jogado maravilhosamente bem até as oitavas de final, acabou sucumbindo diante do jogo físico do Brasil. Era claro que a ordem do treinador Luiz Felipe Scolari dada aos jogadores era ganhar a qualquer custo.

O comandante pareceu instruir os jogadores a cometer faltas como um recurso tático, em vez de tratá-las como um infrações às regras do jogo.

Publicidade

Copa 2014 alcança segunda maior média de público

Os jogadores brasileiros cometeram 31 faltas e o árbitro espanhol Carlos Velasco Carballo esperou até metade do segundo tempo até mostrar o primeiro cartão amarelo, para o capitão Thiago Silva, suspendendo-o da semifinal terça contra a Alemanha.

Publicidade

O jogo também ficou marcado pela lesão de Neymar, que sofreu uma fratura de vértebra após chegada feia do defensor colombiano Juan Zúñiga, e agora o Mundial está privado de um de seus mais promissores atacantes.

O lado negro da partida em Fortaleza ofuscou a linda cobrança de falta do zagueiro David Luiz, que determinou a vitória brasileira.

Em entrevista ao canal britânico BBC, o ex-lateral da seleção inglesa ressaltou a qualidade do futebol do sul-americano.

— O jeito sul-americano é 'ganhar a todo custo. Como jogador profissional, o atleta não se importa quando as pessoas dizem que você venceu de maneira feia. Deixar esse gosto ruim na boca das pessoas não é problema. Eles irão trapacear e burlar as regras se for necessário.

DUELO MAIS DOMADO

O duelo de quartas de final entre os dois pesos-pesado europeus Alemanha e França acabou sendo muito mais calmo, com os alemães abrindo placar cedo com Mats Hummels e se contentando em fechar a defesa para não sofrer o empate sob o forte calor vespertino do Rio de Janeiro.

A França havia chegado à fase mata-mata depois de marcar cinco gols na Suíça e três em Honduras, mas desta vez no Maracanã quase não se viu o poderio ofensivo dos Les Bleus.

O confronto deste sábado entre Argentina e Bélgica seguiu roteiro semelhante, com os sul-americanos abrindo o placar aos oito minutos de partida com Gonzalo Higuaín e mostrando pouca determinação para matar o jogo com um segundo gol.

O time de Alejandro Sabella, desesperado para chegar às semifinais pela primeira vez desde 1990, adotou um esquema inteligente de jogo em Brasília e acabou sobrevivendo a alguns sustos dos belgas ao final do jogo. Agora, os argentinos encaram a Holanda na semifinal.

Vice em 2010, a Holanda, que se vingou da Espanha arrasando a Roja com o 5 x 1 no jogo inaugural do grupo B, não conseguiu furar a retranca da Costa Rica, surpresa da Copa.

Os costarriquenhos poderiam ser os primeiros da América Central a chegar a uma semifinal de Copa, mas acabaram optando pela cautela em vez do interessante futebol que ganhou adeptos nesta Copa do Mundo.

No fim, o goleiro Tim Krul, que veio do banco de reservas, despachou os latinos e colocou os holandeses no top 4 da Copa.

A partida pôs em evidência o fato de que esquemas táticos defensivos triunfaram. Também pudera, com a Copa do Mundo em seus momentos finais, há muito em jogo e ninguém quer perder. Deve ser essa a tônica das semifinais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.