Copa 2030: Bolívia quer fazer parte de candidatura sul-americana
Postulação apresentada à Fifa já conta com a união entre Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile. Altitude pode ser fator decisivo para bolivianos
Futebol|Caio Sandin, do R7
A Bolívia deseja fazer parte do bloco sul-americano que é candidato à sede da Copa do Mundo de 2030. Se, no início, o plano era de uma sede dupla, compartilhada entre Argentina e Uruguai, com o pedido desta quinta-feira (21) a Conmebol pode apresentar um inédita candidatura quíntupla.
Leia também
Palmeiras não será rebaixado pela Fifa por causa do banido Del Nero
Saiba a opinião de Neymar sobre quem é o melhor jogador pós-Pelé
Cristiane sofre lesão e é cortada da Seleção para torneio nos EUA
Defensor pode ir à Conmebol por pontos do jogo com o Atlético-MG
Federação Inglesa decide multar Jürgen Klopp em R$ 215 mil
Isso se dá porque, após a formação original, foram acrescentados aos postulantes o Paraguai e, há uma semana, o Chile completou o quadrangular que apresentou a proposta à Fifa, sendo o único candidato oficial até o momento.
Em reunião com os demais países postulantes, na manhã desta quinta, o ministro boliviano dos Esportes, Tito Monãno, manifestou o desejo de seu país de também sediar alguns jogos do Mundial. O coordenador da candidatura conjunta, Fernando Marín, afirmou que a participação da Boliviana na chapa será avaliada, segundo informações do site uruguaio futbol.com.uy.
Marín confirma que a “Bolivia expresou seu desejo de participar [da candidatura]. Ouvimos o seu ministro dos Esportes e tivemos uma conversa muito amável, mas a decisão será tomada pelos chefes de Estado". Ele ainda confirmou que o presidente da Bolívia, Evo Morales, já enviou um pedido oficial aos líderes dos demais países que compõem o grupo — o uruguaio Tabaré Vázquez, o argentino Mauricio Macri, o paraguaio Mario Abdo Benítez e o chileno Sebastián Piñera.
Desde o princípio o Uruguai tem o desejo de sediar a partida final, em homenagem ao centenário da primeira edição da Copa do Mundo, realizada no país em 1930. Outro fator que pode dificultar a inclusão da Bolívia é a altitude de boa parte do país, sendo que a própria Fifa já chegou a proibir jogos acima de 2.500 metros do nível do mar. Vale ressaltar que a capital do pais, La Paz, se encontra a 3.640 metros.
Por enquanto, o que se sabe é que a Copa do Mundo de 2022 será realizada no Catar, ente os dias 21 de novembro e 18 de dezembro e a de 2026 se dará nos três países mais ao norte da América — Canadá, Estados Unidos e México dividirão as partidas da competição, que promoverá a estreia do formato com 48 seleções.
Para a sede de 2030 são especuladas, ainda, candidaturas da Inglaterra, do Marrocos — com possibilidade de um dupla com a Argélia — e de um grupo eurepeu formado por Bulgária, Grécia, Romênia e Sérvia.
Curta a página R7 Esportes no Facebook
CR7 se irrita com revés da Juventus e provoca Atlético de Madri na Liga