Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

CBF ainda decidirá qual modelo de árbitro de vídeo irá adotar

Reunião nesta terça está marcada para discutir implementação do sistema

Futebol|Dado Abreu, do R7

Árbitro de vídeo pode ficar em cabine fora de campo
Árbitro de vídeo pode ficar em cabine fora de campo Árbitro de vídeo pode ficar em cabine fora de campo

O presidente Marco Polo Del Nero solicitou na última segunda-feira (18) à Comissão Nacional de Arbitragem da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) o uso "o quanto antes" do árbitro de vídeo para jogos do Campeonato Brasileiro. Resta saber, qual dos modelos disponíveis no futebol pelo mundo que será adotado no cenário nacional. 

EsportesR7 no YouTube. Inscreva-se

A medida, que passa a valer ainda em 2017, é uma tentativa de minimizar os erros de apito ocorridos nas últimas partidas, sobretudo no gol do atacante Jô, marcado com o braço e que garantiu a vitória do Corinthians sobre o Vasco, no último domingo.

Por determinação da Fifa, as imagens que serão utilizadas pelos árbitros serão as mesmas geradas pelos detentores dos direitos de transmissão. Assim, o replay mostrado pela televisão será o mesmo usado pela arbitragem. Ainda não se sabe, no entanto, se o juiz será informado da decisão por ponto eletrônico ou se terá a oportunidade de rever o lance através de um monitor. Outra dúvida diz respeito à segurança do sistema de comunicação, se o mesmo é infalível ou pode sofrer possíveis interferências. Detalhes serão definidos nesta terça-feira (19) em uma reunião na sede da Confederação Brasileira de Futebol.

Publicidade

A intenção da CBF era implantar o sistema apenas em 2018 por pelo alto custo da operação, na casa de R$ 30 mil por partida. Há na entidade o temor de ações nos tribunais, justamente pelo fato de o recurso não ter sido usado desde o início do campeonato.

Porém, a desastrosa repercussão do gol de Jô sobre o Vasco, além de outros lances, está fazendo a CBF antecipar o uso do equipamento. Curiosamente o próprio Jô, ainda na oitava rodada do Brasileiro, se mostrou favorável ao árbitro de vídeo quando teve um gol anulado equivocadamente na partida contra o Coritiba.

Publicidade

“Se pode ser usado o vídeo no futebol, por que não usar? Em alguns jogos usam, em outros não”, comentou na ocasião. “Não poderiam escolher jogos ou lances, deveria ser utilizado sempre e todo time deveria ter o direito de usar. Se tem isso, é para melhorar o futebol e tudo que tem esse objetivo eu apoio”, concluiu.

'Entregue a taça ao Corinthians', diz diretor do Vasco após gol de mão

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.