Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bahia se esquiva, mas cita possível ameaça da Globo em investigação sobre monopólio no futebol

Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) analisa a exclusividade da emissora

Futebol|Eduardo Abreu, do R7

Com sete pontos, Bahia ocupa a sexta colocação na Série B
Com sete pontos, Bahia ocupa a sexta colocação na Série B Com sete pontos, Bahia ocupa a sexta colocação na Série B

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) iniciou nas últimas semanas um procedimento preparatório para colher informações sobre o mercado de transmissão de jogos de futebol no País. O órgão, ligado ao Ministério da Fazenda, investiga a exclusividade da TV Globo no Campeonato Brasileiro e vem acompanhando de perto a negociação entre a emissora e os clubes no que se refere aos direitos televisivos a partir de 2019. Há fortes indícios de que a exclusividade fere a livre concorrência.

A fim de entender o caso, o Conselho enviou um ofício aos clubes solicitando detalhes da negociação com a Rede Globo e com o canal concorrente Esporte Interativo. No documento, o órgão questiona se houve algum tipo de ameaça ou retaliação, por parte da Globo, caso o time optasse pela parceria com o canal do grupo Turner.

Todos os principais clubes responderam ao questionário. Entre eles o Bahia, que anexou documentos comprobatórios em sua resposta (*) – mensagens eletrônicas e de celular enviadas por um executivo da Globo, Fernando Manuel, à direção da equipe. “O Bahia não se sente à vontade para afirmar que houve ameaça”, disse o vice-presidente do clube, Pedro Henriques, em contato com o R7. “Apenas relatamos os fatos e tentamos dar a resposta mais completa possível. Agora cabe ao Cade concluir se houve ou não algum tipo de ameaça”. 

Diretor da CBF livra a Globo na CPI da Máfia do Futebol

Publicidade

Em março deste ano o clube baiano fechou acordo com o Esporte Interativo e vendeu os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro na TV fechada entre 2019 e 2024. A decisão, no entanto, gerou reações imediatas nas transmissões da TV Globo.

“Recentemente o canal não mostrou os gols do Bahia e isso deixou nossa torcida bastante chateada”, lembrou Pedro Henriques. “Segundo o que nos foi passado, seria uma escolha baseada na linha editorial, que transmite os gols apenas dos clubes da Série A, apesar de que os gols do Vasco seguiram sendo transmitidos”.

Publicidade

Outra reclamação do Bahia se refere à escala de jogos da equipe na atual disputa da Série B. Onze rodadas têm suas datas definidas e o tricolor baiano jogará seis vezes em casa. “Mas, nenhum jogo no sábado às 16h, o horário nobre na Série B. Em contrapartida, o Vasco jogará cinco vezes em casa, e salvo engano quatro neste horário, que é muito bom para atrair público ao estádio”, ressaltou o vice-presidente do Bahia. “Fato é que diante deste cenário que se desenhou, qualquer ação que se adote e não seja 100% favorável ao clube, na leitura das pessoas passará a ser vista como forma de retaliação”, completou Henriques.

Além do Bahia, outros doze clubes já fecharam contrato com o Esporte Interativo: Atlético-PR, Ceará, Coritiba, Criciúma, Fortaleza, Internacional, Joinville, Paysandu, Paraná, Ponte Preta, Sampaio Corrêa e Santos. O rateio da receita engloba divisão igualitária (50%), classificação (25%) e audiência (25%), em moldes semelhantes aos da Premier League.

(*) Clique aqui para ler a carta-resposta do Esporte Clube Bahia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.