Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bia Haddad superou adversária da semifinal de Roland Garros há um ano

Melhor tenista da atualidade, Iga Swiatek foi derrotada pela brasileira por 2 sets a 1 no único confronto entre as duas

Esportes|Do R7

Bia chega à semi com o dobro de horas jogadas
Bia chega à semi com o dobro de horas jogadas Bia chega à semi com o dobro de horas jogadas

Beatriz Haddad Maia volta à quadra central de Roland Garros nesta quinta-feira (8) com a difícil missão de enfrentar a polonesa Iga Swiatek, tenista número 1 do mundo, para avançar à final do torneio.

Se depender do histórico, a vantagem joga a favor da brasileira. Ela superou a adversária nas oitavas de final do WTA de Toronto do ano passado por 2 sets a 1 (6x4/3x6/7x5), no único confronto entre as duas.

Na partida história, disputada no dia 11 de agosto de 2022, Iga já era detentora do posto de melhor tenista da atualidade, enquanto a brasileira ocupava a 24ª posição no ranking mundial. Ao final da batalha com mais de três horas de duração, Bia se consagrou como a primeira brasileira da Era Aberta a derrotar uma número 1 do mundo.

Após vencer a adversária desta quinta-feira, Bia ainda superou a suíça Belinda Bencic (2x6/6x3/6x3) e a checa Karolína Plíšková (6x4/7x6) até chegar à final do torneio disputado em Toronto, no Canadá. Na decisão, Bia acabou derrotada pela romena Simona Halep (3x6/6x2/3x6).

Publicidade

A vitória sobre Iga Swiatek foi determinante para a escalada de Bia no ranking mundial. Ao final do torneio, ela superava Thomaz Bellucci e se consagrava como detentora da segunda melhor colocação entre os brasileiros que já disputaram torneios na Era Aberta do tênis, atrás apenas de Gustavo Kuerten, o Guga, que liderou o ranking em 2000.

Roland Garros 2023

A chegada de Bia e Iga à semifinal do Grand Slam (grupo dos quatro principais torneios de tênis) é marcada por trajetórias opostas ao longo da competição. Enquanto a brasileira permaneceu em quadra por 13h55, a polonesa levou menos da metade do tempo para despachar suas adversárias: 6h32.

Publicidade

Na tentativa de defender o título conquistado no ano passado no saibro de Paris, Iga chega ao duelo contra a brasileira sem perder nenhum set no torneio. Durante a competição, ela superou Cristina Bucșa, Claire Liu, Wang Xiyu, Lesia Tsurenko e Coco Gauff.

A trajetória de Bia até a disputa decisiva foi mais intensa, com apenas um duelo finalizado em apenas dois sets, o inicial contra Tatjana Maria. Na sequência, a brasileira duelou sempre por sets para eliminar Diana Shnaider, Ekaterina Alexandrova, Sara Sorribes Tormo e Ons Jabeur.

Pintura de quadros, viagens e violão: conheça Bia Haddad fora das quadras

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.