F1 pode banir Piquet das corridas após fala racista sobre Hamilton
Ex-piloto se referiu ao heptacampeão mundial como 'neguinho' ao comentar acidente com Verstappen, em Silverstone, em 2021
Automobilismo|Do R7
A Fórmula 1 parece não querer relevar a fala racista de Nelson Piquet ao comentar uma manobra de Lewis Hamilton. A principal categoria do automobilismo estaria disposta a banir o tricampeão mundial do acesso às corridas. A informação foi dada inicialmente pelo jornalista Andrew Benson, da rede britânica BBC.
O jornalista garante que a fala de Piquet repercutiu mal e a F1 avalia a proibição permanente da presença de Piquet no paddock. A categoria e a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) não confirmam o veto.
Entenda a polêmica

Piquet se referiu a Hamilton como “neguinho” em uma entrevista dada em 2021, mas que viralizou apenas nesta semana. O ex-piloto fazia alusão à manobra do heptacampeão mundial sobre Max Verstappen, genro de Piquet, no GP da Inglaterra, em Silverstone.
"O neguinho meteu o carro e não deixou [Verstappen desviar]. O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro se f*deu. Fez uma p*ta sacanagem", criticou Piquet, em entrevista ao jornalista Ricardo Oliveira.
Em comunicado, Piquet se desculpou pelo termo, disse que não teve a intenção de ofender o piloto e que o termo foi usado como sinônimo para “cara” ou “pessoa”.
Hamilton respondeu também nas redes sociais e disse que “mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar na Fórmula 1”.
"É mais do que a linguagem. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e alvo durante toda a minha vida. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação", escreveu o britânico.
A F1 já tinha manifestado a sua indignação e se posicionado em favor de Hamilton.
“Linguagem racista ou discriminatória é inaceitável”, escreveu a categoria. “Lewis é um embaixador incrível do nosso esporte e merece respeito. Seus esforços incansáveis para aumentar a diversidade e a inclusão são uma lição para muitos e algo em que estamos comprometidos com a F1.”
Corintianos são alvo de racismo pela 3ª vez diante do Boca; relembre todos os casos
A atual edição da Libertadores tem estampado capas de jornais não só pelo que ocorre dentro das quatro linhas. Episódios de racismo contra times brasileiros têm sido cada vez mais comuns. Só em 2022, foram dez casos contra equipes como Corinthians, Flu...
A atual edição da Libertadores tem estampado capas de jornais não só pelo que ocorre dentro das quatro linhas. Episódios de racismo contra times brasileiros têm sido cada vez mais comuns. Só em 2022, foram dez casos contra equipes como Corinthians, Fluminense, Flamengo e Palmeiras. Relembre todos os episódios na galeria a seguir