Os 12 suplentes de Tite misturam incoerência e frustração
Graças a um erro amador da CBF, Tite viu divulgada a lista dos 12 jogadores que ficam como suplentes dos 23 jogadores que vão à Copa
Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli
Teresópolis
A CBF teve de implorar, mas conseguiu a liberação dos 12 jogadores que ficarão como eventuais substitutos dos 23 convocados paa a Copa. Tite fez de tudo para evitar que os nomes viessem à tona.
Leia também
Marquinhos. Titular na Seleção o zagueiro que Tite desprezou
Convocados para a Copa têm perfil de craque desde a infância
Vampeta: ‘Seleção é nota 7, só leva 10 se ganhar a Copa do Mundo'
Marcos elogia seleção e compara convocação de Cássio à sua em 2002
CBF informa que 'suplentes' na lista de Tite podem jogar o Brasileirão
Mas um erro burocrático da CBF colocou tudo a perder. Sem a confirmação de que os 'reservas' poderiam atuar nos campeonatos nacionais, Brasileiro e Copa do Brasil, houve a necessidade de pedir ao Palmeiras para não escalar Dudu contra o América Mineiro.
Se o time escalasse poderia até ser eliminado da Copa do Brasil.
Ficou evidenciado o erro cometido por Edu Gaspar. Anunciar os 23 não liberou automaticamente os outros 12 atletas. Isso foi feito pensando nos jogadores europeus, que estão no final da temporada. E não nos sul-americanos.
Mesmo assim, a Conmebol conseguiu a liberação dos atletas para a disputa da Libertadores e da Copa Sul-Americana. Mas em maio de 2017, quando era o prazo.
A CBF nem levou em consideração a data, por estar muito longe da Copa.
Só que teve de voltar atrás e consertar o erro.
Curta a página R7 Esportes no Facebook
Mas a manobra errada custou a revelação dos 12 nomes.
São eles Neto (Valencia), os laterais Rafinha (Bayern de Munique) e Alex Sandro (Juventus), os zagueiros Dedé (Cruzeiro) e Rodrigo Caio (São Paulo), os volantes Maicon e Arthur (Grêmio), o meia Giuliano (Fenerbahce), o meia Rodriguinho (Corinthians) e Lucas Paquetá (Flamengo) e os atacantes Dudu (Palmeiras) e Luan (Grêmio).
Tite não queria que os nomes fossem revelados por conta de algumas incoerências. Como Dudu e Rodrigo Caio, em péssima fase. O zagueiro do São Paulo está até operado. Giuliano foi chamado para a maioria das convocações do treinador. Mas não vai para a Copa. Lucas Paquetá nunca passou pela Seleção.
Dedé acabou ganhando uma chance por ter se recuperado de dois anos de contusões.
Isso não pode ser critério de convocações.
A CBF se limitou a declarar que conseguiu a liberaçãos dos atletas brasileiros para atuarem no Brasileiro e Copa do Brasil. Nem uma palavra sobre os nomes que os clubes vazaram...
Confira tudo sobre Copa 2018 no R7 Esportes
Tite faz 57 anos: confira momentos da carreira do treinador da seleção