Croácia vira surpresa da Copa com 100% de aproveitamento na 1ª fase
Liderados por Modric, croatas venceram as três partidas da fase de grupos e se consolidaram com uma das forças do Mundial e postulantes ao título
Copa 2018|Cesar Sacheto, do R7
A Croácia conclui a sua participação na fase de grupos da Copa do Mundo com 100% de aproveitamento. Nesta terça-feira (26), o triunfo foi sobre a Islândia, na Arena Rostov, que definiu o selecionado croata como líder do Grupo D e adversário da Dinamarca nas oitavas de final do torneio.
Confira tudo sobre Copa 2018 no R7 Esportes
Liderados pelo meia Modric, camisa 10 do Real Madrid, os croatas estrearam na Copa com uma vitória tranquila sobre a Nigéria (2 a 0) e viram os argentinos, grandes rivais na chave, tropeçarem na Islândia na rodada inaugural — empate em 1 a 1.
No entanto, o grande jogo do grupo, na segunda rodada, demonstrou que a Croácia deveria ser melhor observada pelas demais seleções que disputam o Mundial e almejam o título. Os croatas humilharam os argentinos com uma vitória por 3 a 0 e uma apresentação irretocável.
Leia também
Modric foi o grande maestro da equipe naquele dia, em Novgorod, mas a Croácia não se resume a ele. A equipe tem jogadores que são destaques em grandes times da Europa, como o atacante Mandzukic (Juventus), os meio-campistas Rakitic (Barcelona), Perisic (Inter de Milão) e o goleiro Subasic (Monaco).
Veja a tabela completa da Copa do Mundo 2018
A força do elenco croata ficou clara na vitória sobre os islandeses. O técnico Zlatko Dalic pôde deixar no banco de reservas vários nomes importantes, mas que haviam sido punidos pelo cartão amarelo no duelo anterior e corriam o risco de suspensão na etapa seguinte da Copa. Mesmo assim, a Croácia superou uma seleção que havia tirado pontos da Argentina e também lutava pela classificação.
Participações em Copa
A seleção croata estreou nos mundiais na Copa da França, em 1998, com um surpreendente terceiro lugar, depois de ser eliminada pelos anfitriões na semifinal. Porém, o país teve o artilheiro da competição: Davor Suker (6 gols).
Curta a página R7 Esportes no Facebook
A Croácia também disputou as Copas de 2002, 2006 e 2014, mas sem o mesmo brilho. Nos Mundiais anteriores, entre 1930 e 1994, os atletas do país serviam a seleção da Iugoslávia, dissoluta em uma guerra civil nos anos 1990.
Copa 2018: veja as melhores imagens de Islândia x Croácia