Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Luca Kumahara faz história e vence estreia internacional

Luca Kumahara faz estreia em competições internacionais masculinas e avança no quali do WTT Contender Rio

Olimpíada Todo Dia

Olimpíada Todo Dia|Do R7

Luca Kumahara fez história nesta segunda-feira (20) ao ser o primeiro atleta transgênero a competir em um evento internacional de tênis de mesa. Ele participou da primeira rodada do qualifying do WTT Contender do Rio de Janeiro, disputado na Arena Carioca 1. Por lá, venceu o também brasileiro Gabriel Caviquio por 3 sets a 0 (11/3, 13/11 e 13/11).

Com o triunfo, Luca avançou para a segunda rodada do qualificatório, onde enfrentará o alemão Fanbo Meng, 131º colocado do ranking mundial. O duelo deve acontecer nesta terça-feira (21), em horário ainda indefinido. Além disso, em caso de vitória, o brasileiro precisará vencer mais uma partida para ser classificar para a chave principal do torneio.

Luca Kumahara iniciou seu processo de transição de gênero em setembro de 2022 e foi liberado pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) para participar de competições masculinas em agosto do ano passado. Sua estreia oficial aconteceu em dezembro, quando disputou o Campeonato Brasileiro de tênis de mesa. No entanto, acabou derrotado ainda na estreia.

O atleta, que esteve presente em Londres-2012, Rio-2016 e Tóquio-2020 na categoria feminina, perdeu todos os seus pontos dos rankings nacional e mundial quando passou a jogar no masculino. Assim, com a participação no WTT Contender do Rio de Janeiro, ele somou seus primeiros pontos neste "recomeço" e vai figurar no ranking mundial masculino pela primeira vez na atualização da próxima semana.

luca

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.