Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Giullia Penalber garante primeira vaga do wrestling em Paris

Giullia faz campanha avassaladora no Pré-Olímpico de wrestling, vence três adversárias e garante vaga para Paris-2024

Olimpíada Todo Dia

Olimpíada Todo Dia|Do R7

A brasileira Giullia Penalber está classificada para os Jogos Olímpicos de Paris-2024! Ela garantiu sua vaga na categoria até 57kg do estilo livre feminino ao vencer três lutas e chegar na final do Pré-Olímpico Mundial de wrestling, em Istambul, na Turquia, nesta sexta-feira (10). Kamila Barbosa (50kg) disputará a repescagem, enquanto Sabrina Game (53kg) e Laís Nunes (62kg) foram eliminadas.

Atual 11ª colocada do ranking mundial, Giullia Penalber iniciou sua trajetória nas oitavas de final, vencendo a italiana Aurora Russo por encostamento (4 a 0). Já nas quartas, bateu a quirguiz Sezim Zhumanazarov por superioridade (12 a 0). Por fim, na disputa decisiva pela vaga olímpica, a brasileira superou a uzbeque Laylokhhon Sobirova por 7 a 5, de virada.

Dessa forma, Giullia Penalber torna-se a primeira atleta do wrestling brasileiro a garantir vaga para em Paris-2024. Irmã do judoca Victor Penalber, a carioca de 32 anos fará sua estreia em Jogos Olímpicos. Ela acumula duas medalhas em Jogos Pan-Americanos: um bronze em Lima-2019 e um ouro em Santiago-2023, naquela que foi uma campanha histórica da modalidade.

Mais brasileiras

Publicidade

Outra atleta que foi ouro em Santiago-2023 e que lutou buscou vaga olímpica nesta sexta-feira foi Laís Nunes, na categoria até 62kg. Diferente de Giullia, no entanto, ela acabou derrotada logo na estreia, ao perder para a sueca Johanna Lindborg, por encostamento (5 a 0). Lindborg caiu nas quartas de final e, por isso, a brasileira não pôde voltar à disputa pela repescagem, ficando sem vaga.

Quem também caiu logo na estreia foi Kamila Barbosa (50kg), que perdeu para a alemã Anastasia Blayvas por 10 a 0. Entretanto, como a algoz chegou na disputa decisiva pela vaga olímpica, a brasileira poderá voltar à repescagem neste sábado (11). Por fim, Sabrina Gama (53kg) venceu a vietnamita Nguyen Thi My Trang por 5 a 0, mas perdeu para a mongol Khulan Batkhuyag por 4 a 0 na sequência.

Além de Kamila, somente mais um brasileiro competirá no Pré-Olímpico de wrestling neste sábado. Será Pedro Samuel Gonçalves, na categoria até 86kg do estilo livre masculino. Ele entrará em ação a partir das 04h (horário de Brasília) e precisará vencer quatro lutas para conseguir a classificação olímpica para Paris-2024. Esta é a última oportunidade de obter vaga para o megaevento.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.