Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Conheça a única arena construída em Paris para a Olimpíada

Ginásio de R$ 700 milhões vai sediar a ginástica artística e o badminton nos Jogos Olímpicos

Olimpíada Todo Dia

Olimpíada Todo Dia|Do R7

A Arena Porte de la Chapelle é a única instalação esportiva construída em Paris para os Jogos Olímpicos. Ela tem conceito sustentável, com uso massivo de materiais reciclados e foi erguida em uma das regiões mais carentes da cidade. O ginásio será a sede da ginástica rítmica e do badminton durante a Olimpíada de 2024.

https://youtu.be/lorzZYRTdyI?si=-twiquybBQYFgf7K

A estrutura que atende também pelo nome comercial de Adidas Arena fica no norte de Paris, uma região que tem poucas instalações esportivas. A inauguração aconteceu em janeiro deste ano e teve custo total aproximado de 130 milhões de euros. Na conversão direta, isso dá algo em torno de R$ 700 milhões.

Não precisa ser atleta profissional para usar as instalações da arena. Isso porque ela conta com duas quadras dedicadas a alunos de escolas da região. Além de poder sediar diversas competições esportivas, a instalação também vai receber conferências e espetáculos de música.

Publicidade

Capacidade da nova arena de Paris

A capacidade é de receber até 8.000 pessoas. E o público é acolhido por bancos feitos com 70 toneladas de plástico reciclado. Ao todo, a estrutura, que será a casa do Paris Basketball, teve como matéria-prima 900 toneladas de 944 produtos diferentes.

Publicidade

O símbolo da pegada sustentável da instalação é o aço reciclado que serve de acabamento para a arena. No teto de 1.700 m2 fica um jardim, além de painéis solares que alimentam uma usina geotérmica, erguida no subsolo do ginásio. É esse conjunto que alimenta a estrutura de climatização da arena. O sistema promete ter trabalho durante a Olimpíada, quando as temperaturas devem estar próximas dos 40º.

Durante a Paralimpíada, a arena vai sediar o halterofilismo e o para-badminton. É possível chegar ao local por meio de cinco linhas de ônibus, além de bonde e metrô.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.