Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Adolescente faz índice paralímpico no Open Internacional

Vitinho, de 15 anos, e mais três atletas fizeram índices para Jogos Paralímpicos de Paris-2024 neste sábado (4), encerramento da competição...

Olimpíada Todo Dia

Olimpíada Todo Dia|Do R7

O Open Internacional de Natação acabou neste sábado (4) com mais quatro atletas alcançando índice para os Jogos Paralímpicos de Paris-2024. E um adolescente roubou a cena no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Victor dos Santos Almeida, mais conhecido como Vitinho, tem apenas 15 anos e compete na classe S9 (limitação físico-motora). Ele venceu os 100m costas em 1min02s88 e atingiu marca para a competição na capital francesa.

Vitinho registrou tempo abaixo da menor marca estipulada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (CPB) como índice mínimo de qualificação para os Jogos de Paris: 1min03s65. O jovem de 15 anos anotou a quarta melhor marca do mundo em 2024. Apesar da idade, o atleta paulista já tem feitos relevantes, já que foi medalha de ouro nos 100m costas, prata nos 50m borboleta, e bronze nos 200m medley e 400m livre nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023.

“Se pudesse traduzir em uma palavra o que estou sentindo agora, eu diria ‘absurdo’. Isso tudo foi resultado de muito treino e muito esforço. Fiquei muito feliz com a minha prova e com o índice. Estou vivendo um sonho”, destacou Vitinho após sua prova no Open Internacional de Natação. O jovem nadador completa 16 anos no dia 16 de maio e tem má-formação congênita no fêmur direito. A competição, que é considerada a primeira seletiva da modalidade para Paris-2024, reuniu 80 nadadores. 

Mais três índices paralímpicos

Publicidade

Além de Vitinho, mais três atletas nadaram bem no Open Internacional de Natação e registraram índice para Paris-2024. São eles: Arthur Xavier Ribeiro, da classe S14 (deficiência intelectual), Gabriel Cristiano, da classe S8 (limitação físico-motora) e Daniel Xavier Mendes, da classe S6 (limitação físico-motora). O primeiro deles finalizou a prova dos 100m costas em 1min00s59, marca abaixo de 1min01s62, marca estabelecida pelo CPB.

"Gostei muito do meu desempenho. Foi um alívio na hora em que vi meu tempo. Vou sempre buscar melhorar minhas marcas e sei que tenho condição de fazer isso. Quero agradecer ao meu treinador, à minha família e a todos que fazem parte desta conquista”, analisou Arthur Ribeiro. Ele já tinha conseguido nadar abaixo do índice no Meeting Paralímpico de Belo Horizonte, em meados de abril deste deste ano. Na época, o atleta nadou os 100m costas em1min01s44.

Publicidade

Já Gabriel Cristiano nadou os 100m livre em 59s59, abaixo dos 1min00s03 exigidos pelo CPB. O tempo dele é o segundo melhor do mundo na temporada, atrás apenas do estadunidense Noah Jaffe, com 59s36. "A prova foi perfeita. Eu me senti bem e fiz uma marca excelente. Estou feliz por ter obtido esse índice. Agora, é trabalhar duro para chegar aos Jogos de Paris o mais preparado possível. Temos tudo para estarmos bem lá", disse o nadador de 29 anos.

Para fechar o dia de índices, Daniel Mendes, de 22 anos, ,completou os 100m livre no tempo de 1min06s52, o terceiro do mundo em 2024. A marca exigida pelo CPB nesta prova para os Jogos Paralímpico era de 1min06s90. “Ainda tenho que acertar um pouco da prova, mas é uma alegria imensa fazer o índice. A preparação tem sido muito forte. Vou seguir no meu trabalho e tentar melhorar os meus tempos”, avaliou o nadador.

Publicidade

Total de 27 atletas com índices

Os quatro nadadores citados acima se somam aos outros 23 brasileiros que alcançaram índices nos dois primeiros dias do Open Internacional de Natação. E quem ainda não conseguiu sua vaga terá mais uma chance. Os atletas ainda poderão buscar o Índice A definido pelo CPB para qualificação aos Jogos de Paris-2024 na Primeira Etapa Nacional do Circuito de Natação, evento que ocorrerá de 16 a 18 de maio, também no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Vitinho Open Internacional de Natação Paralimpíada Paris-2024

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.