Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022
Publicidade

Novo local de escalada será aberto em São Paulo

Foram abertos 5 setores, com a conquista de 58 linhas tendo variação de 4º a 9º grau

Blog de Escalada

Blog de Escalada|Do R7

De uma prática esportiva e a paixão pela biodiversidade, surgiu este projeto.

A escalada em rocha é um esporte que vem ganhando adeptos em todo o Brasil. Muito deste crescimento é porque a escalada se tornou esporte olímpico. É uma atividade que concilia o trabalho mental com o esforço físico, mediante o uso sustentável dos recursos naturais.

Blog de Escalada
Blog de Escalada Blog de Escalada

Foto: Hiago Ermenegildo

Por meio do olhar atento à dinâmica natural e interação dos seres vivos com seu habitat, o Instituto Manacá trouxe, juntamente com a escalada, o monitoramento doe urubu-rei (Sarcoramphus papa), táxon da avifauna brasileira que se encontra ameaçado de extinção no estado de São Paulo, presente na Floresta Nacional de Ipanema, surgindo assim o Programa de Abertura de Escalada em Rocha na Floresta Nacional de Ipanema e Monitoramento do Urubu-Rei nos Setores de Escalada.

Publicidade

O programa, iniciado em fevereiro de 2018 e financiado pela Fundação S.O.S. Mata Atlântica e com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), teve como principal motivação o fomento de mais um atrativo turístico oferecido na Região Metropolitana de Sorocaba.

Blog de Escalada
Blog de Escalada Blog de Escalada

Foto: Thiago “Palito” Ribeiro

Publicidade

O desenvolvimento deste trabalho, dentro de uma importante Unidade de Conservação de Uso Sustentável, dependeu de um grande esforço, tanto na estruturação das trilhas e abertura de vias de escalada, quanto com a preocupação com o monitoramento do urubu-rei, para que a prática da escalada nas rochas não interferisse em sua ecologia.

O monitoramento do urubu-rei foi realizado pelo biólogo de campo do Instituto Manacá, Hiago Ermenegildo, contando com o amparo científico do Prof. Mercival Francisco da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba.

Publicidade

A Floresta Nacional de Ipanema

Criada em 1992 pelo Decreto Federal nº 530, a Floresta Nacional de Ipanema é uma Unidade de Conservação Federal, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ministério do Meio Ambiente.

Localizada a 120 km da cidade de São Paulo e abrangendo parte dos municípios de Iperó, Araçoiaba da Serra e Capela do Alto, sua missão é: proteger, conservar e restaurar o Morro Araçoiaba e seus ambientes associados, os remanescentes de Mata Atlântica, Cerrado e seus atributos naturais, históricos e culturais. Para isso a FLONA de Ipanema realiza a recuperação de áreas e ecossistemas degradados, promove a proteção de ecossistemas, da fauna, flora nativa e dos recursos hídricos, possibilita pesquisa científica e a construção e difusão de conhecimentos para a conservação da sócio biodiversidade e propiciar atividades de educação e interpretação ambiental, visitação e recreação em contato com a natureza.

Blog de Escalada
Blog de Escalada Blog de Escalada

Foto: Thiago “Palito” Ribeiro

A prática de Escalada

O Morro de Araiçoaba, presente na Floresta Nacional, é composto por rochas de arenito, demonstrando uma escalada de agarra, com bastante negativo. Foram abertos 5 setores, com a conquista de 58 linhas tendo variação de 4º a 9º grau, atendendo a todos os praticantes de escalada.

O setor 1 – Gênesis, conta com 14 linhas de escalada, sendo o setor com vias mais fáceis da Flona de Ipanema. O setor 2 – Pedra Jonas, conta com 10 linhas, sendo o local com uma boa diversidade de estilos: desde vias duras a vias mais fáceis. O setor 3 – Atos, conta com apenas 3 linhas, porém, com um dos visuais mais bonitos do Morro de Araçoiaba. O setor 4 – Romanos, o mais imponente: sua parede vertical revela 14 vias de 7º alto a 8º alto. O setor 5 – Efésios, é composto com diversos “salões”, com escaladas distribuídas em 15 vias variando de 5ºsup a 8º/9º grau.

Blog de Escalada
Blog de Escalada Blog de Escalada

Foto: Thiago “Palito” Ribeiro

As seguintes pessoas atuaram na estruturação da trilha e conquista de linhas

Pietro de Oliveira Scarascia Mariana Bueno Landis Marcos Pires de Almeida Filho Alejandro Gaspar Gurdulich Vásquez Luiz Alberto Sanchez Ivan Stacioni Cerqueira Oliveira Jurema Brasil Preservação

Os acessos aos setores se dão por trilhas com estruturação fina, evitando que qualquer impacto possa ocorrer em sua utilização. Todas as trilhas estão sinalizadas, indicando o caminho entre os setores.

Todo cuidado com os ecossistemas do local foi tomado e está sendo rigorosamente adotado. Ao entrar nas trilhas, há três placas de interdição da via, ou mesmo do setor, caso seja constatada nidificação de alguma ave. Assim, o próprio escalador que faz uso do local poderá colocar a placa no local devido, auxiliando assim na preservação do meio ambiente, e na manutenção da prática sustentável da escalada em rocha.

Blog de Escalada
Blog de Escalada Blog de Escalada

Foto: Thiago “Palito” Ribeiro

A preservação do escalador também foi levada em consideração: o pico possui uma maca rígida instalada em local estratégico, de fácil visualização, para eventuais resgates. E possui no croqui um plano de contingência para eventuais acidentes.

Algumas vias de escalada possuem a primeira chapa alta, desta forma, encorajamos o uso de clip-stick para estas. Foi disponibilizado um clip-stick por setor, feito de bambu com cano PVC na ponta, possibilitando que o escalador que esquecer o seu equipamento possa utilizar o clip-stick do pico.

Parceiros

O trabalho foi desenvolvido pelo Instituto Manacá em parceria com a Floresta Nacional de Ipanema, ICMBio, Universidade Federal de São Carlos – campus Sorocaba, SAVE Brasil, Academia Boulder, a Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada, Acceso PanAm e a Associação de Monitores Ambientais Tupiniquins.

Todas as atividades contaram com o apoio da Floresta Nacional de Ipanema.

O croqui está sendo desenvolvido em uma parceria com a Pé na Trilha.

Duas das etapas do programa foi a realização de cursos aos monitores da Associação de monitores ambientais Tupiniquins e demais atuantes na FLONA de Ipanema. O primeiro curso foi de Observação de Aves, ministrado pela SAVE Brasil e o segundo foi o Curso Básico de Escalada em Rocha, ministrado pela Academia Boulder.

Blog de Escalada
Blog de Escalada Blog de Escalada

Foto: Markinhos Pires

Exposição Fotográfica

Todas as metas do programa foram registradas pelo fotógrafo Thiago “Palito” Ribeiro, com o apoio do fotógrafo Gregory de Castro, das quais compõe uma Exposição Fotográfica itinerante que ilustra todo o trabalho.

Inauguração

O pico será inaugurado para a prática de escalada no dia 2 de junho de 2019, às 8hrs, no Anfiteatro da Casa das Armas Brancas, na Floresta Nacional de Ipanema, em Iperó. O evento de inauguração contará com palestras da equipe executora, a Floresta Nacional de Ipanema, ICMBio e demais parceiros do programa.

Também será a inauguração da Exposição Fotográfica. O evento de inauguração será gratuito e a comunidade escaladora é bem-vinda!

Após a abertura, o escalador que deseja escalar na Flona de Ipanema terá de pagar o ingresso (R$9,00) no Centro de Visitantes, assinar o Termo de Reconhecimento de Risco, e estacionar o carro no estacionamento da ACADEBio. A partir dali, seguir a pé em um percurso de 1.200 metros em aceiro até o início da trilha. Chegando lá, então é só escolher o setor e divertir-se!

A FNI abre de terça a domingo, das 8 às 17hrs.

Para mais informações: pietro@institutomanca.org.br

Foto no topo: Thiago “Palito” Ribeiro

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.