Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Torneio de tênis em Feira de Santana será carbono neutro

Evento feminino termina neste sábado

Lance|

Lance
Lance Lance

O ENGIE Open de Tênis – ITF W60, torneio profissional feminino, que acontece na Academia Smash, em Feira de Santana, é um evento carbono neutro. A compensação das emissões dos gases de efeito estufa geradas pelas atividades de montagem e operação da competição é feita a partir do uso de créditos de carbono de projetos certificados pela Organização das Nações Unidas – ONU.

A compensação é um oferecimento da ENGIE Brasil Energia, empresa líder em geração de energia renovável no país, que dá nome ao torneio e é patrocinadora oficial da Confederação Brasileira de Tênis (CBT). Desde o início da parceria, no começo de 2023, a companhia tem promovido a sustentabilidade nos eventos do esporte que acontecem em diferentes regiões do país.

“Trazemos nossa experiência como geradores renováveis e apoiadores na jornada de descarbonização de nossos clientes para agregar mais valor ao tênis e colaborar para tornar as competições mais amigáveis ao planeta”, Gabriel Mann, Diretor de Comercialização da Companhia.

O ENGIE Open – ITF W60, traz os torneios internacionais femininos de volta a Bahia, após dez anos. O último havia sido em 2013, em Mata de São João (Costa do Sauípe). A ENGIE Brasil Energia dá nome ao torneio e patrocina as atletas Laura Pigossi e Carolina Meligeni, que integram a chave principal da competição.

Publicidade

A companhia reforça a importância da parceria com a CBT e o fomento ao tênis feminino brasileiro. “É uma alegria realizarmos o nosso primeiro open feminino. Mais do que a visibilidade que o tênis traz à nossa marca, essa parceria com a CBT inclui o apoio às mulheres no esporte, em uma ação alinhada aos nossos esforços para a equidade de gênero. O esporte é uma ótima ferramenta de relacionamento e é capaz de promover grandes transformações sociais, ajudando a construir uma comunidade mais forte e equânime”, comenta Luciana Nabarrete, Diretora de Pessoas, Processos e Sustentabilidade da companhia.

Atuação da ENGIE na Bahia

Publicidade

A ENGIE Brasil Energia, empresa líder em energia renovável no país, opera os Conjuntos Eólicos Umburanas, Campo Largo I e II, localizados nas regiões de Umburanas e Sento Sé. Juntos, os três empreendimentos possuem mais de 1 GW de capacidade instalada. A companhia também já iniciou a implantação do Conjunto Eólico Serra do Assuruá, em Gentio de Ouro, que será o maior conjunto de geração eólica da ENGIE no Brasil. Com investimentos previstos de R$ 6 bilhões de reais, o empreendimento deve gerar 3 mil empregos.

A ENGIE se envolve de maneira prática com à comunidade do entorno de seus empreendimentos, com iniciativas que corroboram com o desenvolvimento regional e com o meio ambiente. Em parceria com o Senai Bahia, a ENGIE promoveu, em 2022, a capacitação técnica, com bolsas exclusivas para mulheres, nos cursos de Auxiliar de Eletricista para Aerogeradores e de Eletricista Instalador Residencial de Baixa Tensão. O projeto beneficiou 45 mulheres. Em 2023, também em parceria com o Senai e com a empresa Vestas, a companhia iniciou um curso de Eletrotécnica no município de Umburanas, cujo objetivo foi desenvolver e capacitar profissionais para atuarem na operação e manutenção de parques eólicos. As vagas foram parcialmente reservadas para o público feminino.

Publicidade

Sobre a parceria ENGIE e tênis

O patrocínio da ENGIE contempla todos os eventos juvenis e profissionais promovidos pela CBT ao longo de 2023. Parte de uma estratégia coerente com as práticas da Companhia no âmbito da equidade de gênero, inclui também o apoio a quatro atletas da equipe brasileira feminina: Beatriz Haddad Maia, Carolina Meligeni Alves, Ingrid Martins e Laura Pigossi.

A ENGIE também patrocina o tênis em outros países onde atua e, no Brasil, pelo terceiro ano consecutivo é uma das patrocinadoras do Rio Open, torneio ATP500 e um dos 22 mais importantes do calendário da Associação dos Tenistas Profissionais. A parceria inclui a neutralização das emissões de CO2 originadas pelo evento e pelo deslocamento do público. Para a edição de 2023, que acontecerá de 18 a 26 de fevereiro no Rio de Janeiro, já está confirmada a participação do atual número 1 do mundo, Carlos Alcaraz.

Sobre a ENGIE

A ENGIE é referência mundial em energia de baixo carbono e serviços. Com seus 96.000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders em todo o mundo, o Grupo está comprometido em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirada em seu propósito, a ENGIE concilia performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta se apoiando em suas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos seus clientes.

No Brasil, a ENGIE, empresa líder em energia renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Contando com 2.400 colaboradores, a ENGIE possui no país cerca de 10 GW, dos quais 100% são provenientes de fontes renováveis.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.