Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Instituto Bola Pra Frente, do tetracampeão Jorginho, inaugura nova sede

Com a reforma, apoiada pela Lei de Incentivo ao Esporte, tendência é atender 1.500 educandos dentro de um ano e meio

Lance|

Lance
Lance Lance

O Instituto Bola Pra Frente vive um momento especial. Na próxima segunda-feira, das 10h às 15h, irá inaugurar em sua sede, no Complexo do Muquiço, o Centro de Capacitação Toque de Mestre. A instalação conta um prédio de três andares com 30 espaços educativos, que atenderá a mais de 600 crianças, adolescentes e jovens do território, bem como de outros bairros do subúrbio carioca.

O Bola, como é conhecido pelos moradores, é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) fundada em 29 de junho de 2000 pelo tetracampeão mundial de futebol Jorginho. Há 22 anos, atua em comunidades socialmente vulneráveis utilizando o esporte e a cultura como ferramentas impulsionadoras da promoção social dos participantes.

+ Copa do Mundo: Galvão Bueno está recuperado da Covid-19 e já pode viajar para o Qatar

Instituto Bola pra Frente
Instituto Bola pra Frente Instituto Bola pra Frente

(Foto: Divulgação/Instituto Bola Pra Frente)

Publicidade

A finalização da obra, que durou quatro anos, representa um marco para a organização. O Toque de Mestre foi o primeiro projeto de construção dedicado ao esporte educacional apoiado pela Lei de Incentivo ao Esporte. O objetivo é ser um espaço de serviços à comunidade do Muquiço e à população em geral, criando coletivamente soluções para as demandas sociais que se acentuam e ofertando capacitação para pessoas que atuem ou queiram atuar no campo social.

- É a menina dos meus olhos e tenho muita satisfação de estarmos completando 22 anos. Feliz demais de poder desenvolver esse trabalho. Durante a pandemia foi muito difícil, muita gente sofrendo, e tivemos a condição, junto aos nossos parceiros, de ajudar muitas famílias. A gente também vem se reerguendo desde então em número de educandos. Foi uma fase em que chegamos a ficar apenas com uns 40 e, hoje, já estamos de volta com mais de 300. E, em breve, com essa grande reforma através da Lei do Incentivo ao Esporte, em no máximo um ano e meio podemos chegar aos 1.500 educandos - disse Jorginho.

Publicidade

+ Olhos na Copa: Xerife do tetra, Ricardo Rocha diz que Seleção de 90 era superior à de 94

O Bola Pra Frente tem o propósito de ser um espaço de conhecimento, desenvolvimento e educação por meio do esporte e da cultura. Um prédio ativo, com o público da comunidade do Muquiço e da sociedade em geral circulando e criando coletivamente possibilidades de transformação social. Desta maneira, unindo esforços com outros trabalhadores sociais, com empresas comprometidas e com a sociedade, será possível construir oportunidades de desenvolvimento para pessoas e territórios.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.