Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Saiba se Rafinha pode ser suspenso por chamar Claus de palmeirense

Em uma súmula, o árbitro relatou a fala do lateral após a expulsão

Futebol|Do R7


Rafinha levou dois cartões amarelos no clássico contra o Palmeiras
Rafinha chamou o árbitro Raphael Claus de 'palmeirense' durante a goleada contra a equipe alviverde (Foto: Reprodução)

Na goleada do Palmeiras por 5 a 0 em cima do São Paulo, Rafinha polemizou com o árbitro Raphael Claus após ser expulso do jogo no Allianz Parque. Ao deixar o gramado, o lateral-direito se voltou na direção do juiz e disparou: "Você apita mal, mas acho que você é palmeirense".

A fala de Rafinha foi, inclusive, registrada em uma súmula por Claus ao término do confronto. No registro, ele explicou o porquê da expulsão, pela entrada em Breno Lopes seguida da fala, e uma observação adicional que relatou justamente as falas que "acusavam" o árbitro de torcer para o Palmeiras.

Clique aqui e receba as notícias do R7 Esportes no seu WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Mas isso pode acarretar alguma punição a Rafinha? O Lance!entrou em contato com fontes relacionadas à arbitragem do futebol brasileiro, que explicaram os possíveis cenários.

Publicidade

Ao entrar em contato com Leonardo Gaciba, ex-árbitro e comentarista de arbitragem dos canais ESPN, foi explicado que o árbitro deveria mencionar na súmula se ele se sentiu ofendido ou não. Como Claus relatou na súmula, a decisão cabe ao procurador que ficará encarregado do julgamento do caso no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Quanto à pena, isso dependerá do artigo no qual ele será enquadrado.

O Lance! também contatou uma fonte do STJD que esclareceu essa mesma questão. Tudo depende de como os eventos em campo são analisados pela procuradoria.

Publicidade

Esse caso lembra um incidente semelhante que envolveu justamente Abel Ferreira, do rival São Paulo. Há duas semanas, ele foi julgado e suspenso pelo STJD devido à expulsão e ao gesto que fez ao sair de campo após a derrota do Palmeiras para o Grêmio por 1 a 0 no Brasileirão.

Abel foi denunciado no artigo 258 II, que fala em “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva e desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões”. O treinador ficou suspenso por dois jogos.

Pela similaridade dos casos, esse é um dos artigos em que Rafinha poderia ser enquadrado. Assim, é possível ter noção de um cenário que pode acontecer.

Confira os melhores memes e piadas da goleada palmeirense sobre o São Paulo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.