Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

França proíbe atletas de usaram o véu Islâmico nos Jogos de Paris 2024

Amélie Oudéa-Castéra, Ministra do Esporte do país-sede das Olimpíadas, acredita que o uso do hijab "interfere na laiticidade...

Lance

Lance|Do R7


Lance
Na Copa do Mundo, Nouhaila Benzina, foi a primeira mulher a utilizar o hijab em um jogo da competição (Foto: Brenton Edwards / AFP)

A ministra do esporte da França, Améluie Oudéa-Castéra, afirmou nesta terça-feira (28), que as atletas e integrantes de comissões técnicas do país estão proibidas de usar o hijab - o véu islâmico - durante os Jogos de Paris 2024.

- As representantes das nossas delegações e das nossas equipes não usarão o véu - disse a representante do governo à televisão pública France 3.

+Curiosidades do Pan: Conheça as modalidades não olímpicas que estão presente nos Jogos Pan Americano

A declaração não foi bem recebida no meio esportivo e político. A Organização das Nações Unidas (ONU), afirmou que a medida foi uma "prática discriminatória".

Publicidade

+Heróis Olímpicos #1: Laura Amaro relembra a trajetória no levantamento de peso e se emociona

+Seleção Feminina de Vôlei será comandada por Paulo Coco nos Jogos Pan-Americanos

Publicidade

- Em geral, o gabinete do alto comissariado para os direitos humanos acredita que ninguém deve ditar a uma mulher o que ela deve ou não vestir - disse a porta-voz Marta Hurtado, em resposta a uma pergunta sobre o tema durante a conferência de imprensa regular da entidade em Genebra.

Mesmo com a atitude, a ministra reconheceu que a medida é contra à doutrina do COI, que aborda esta vestimenta como um aspecto cultural e não religioso.

Publicidade

+ Sophia Medina se inspira em Tatiana Weston-Webb para buscar vaga na elite mundial do surfe: ‘Uma guerreira’

Nos últimos anos, as autoriedades francesas vem aplicando leis discriminatórias à população de origem mulçumana. Recentemente, o Ministério de Educação proibiu as meninas de usarem a abaya, vestimenta típica islâmica.

+ Condição especial para matrícula no curso Gestor de Futebol, aprovado por Dante, Petković, Léo Moura e outros craques. Saiba mais!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.