Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Entenda o Draft, a grande loteria da NBA que pode mudar a história de franquias

Conheça como funciona o processo de seleção dos jogadores e quem leva a vantagem de conquistar o jogador mais cobiçado do ano

Lance

Lance|Do R7


Lance
O evento é o mais esperado pelos jogadores e pelas franquias (Foto: Divulgação/NBA)

O Draft da NBA é o evento mais aguardado da temporada do basquete. É nesta noite que as equipes escolhem os jogadores que farão parte de suas respectivas franquias na próxima temporada e se esses jovens darão bons frutos no futuro. Neste ano, o evento acontecerá no dia 22 de Junho.

Apesar de ser um evento anual, muitos fãs do esporte ainda tem dúvidas de como é realizado. O LANCE! apresenta como funciona o processo criado por comissário de outra liga americana, a NFL e adotado pela liga de basquete em 1947.

+ Veja: Com brasileiro, confira os nomes do Draft 2023 da NBA

COMO FUNCIONA A SELEÇÃO DOS ATLETAS

Publicidade

Para participar do Draft, o atleta precisa seguir alguns processos de elegibilidade. Aqueles que se enquadram aos termos, precisam se inscrever meses antes do evento. Para os jogadores da casa, no caso os Estados Unidos, é necessário ter mais ou completar 19 anos no ano que for selecionado e formação de pelo menos um ano de ensino médio. Sendo assim, todos que estudam em escolas americanas são elegíveis à seleção.

No caso de pessoas fora do país norte-americano, também precisam ter a mesma faixa etária, no entanto, devem morar nos EUA, no mínimo, três anos. Após os 22 anos, eles passam a ser selecionável automaticamente.

Publicidade

A ORDEM

No intuito de gerar o equilíbrio entre as franquias, a liga definiu que os times com as piores campanhas na temporada têm direito de selecionar as primeiras escolhas, ou seja, seguindo a ordem inversa do campeonato regular. Dessa forma, as franquias com péssimos resultados garantem a oportunidade de escolher os melhores jogadores.

Publicidade

Esta prática gerou o "tanking", no qual as equipes passaram a perder de propósito para ficarem com a pior campanha da liga e, consequentemente a primeira escolha do draft. Para evitar essa manobra, a organização criou a "Loteria do Draft", um sorteio que define as posições das quatro colocações na primeira rodada

COMO É REALIZADO A LOTERIA

Os participantes da loteria são as 14 equipes que ficaram de fora dos playoffs. Os três times com a pior campanha tem 14% de chance de serem sorteados para a primeira escolha, enquanto a probabilidade dos restantes vai diminuindo, até chegar a melhor franquia, que terá apenas 0,5%.

O processo começa com 14 bolas de ping pong enumeradas de 1 a 14, colocadas na máquina de loteria. Todas as bolas são misturada por 20 segundos, até que a primeira seja sorteada, as restantes são embaralhadas por 10 segundos. A equipe que tiver recebido essa combinação ficará com a primeira escolha do processo.

TROCAS NO DRAFT DA NBA

Muitos times fazem trocas entre si para se beneficiar. Como por exemplo, uma equipe pode "subir" na colocação do draft, podendo escolher antes e oferecer algo em troca para outra franquia, como seleções futuras ou protegidas (quando o time manda para o outro qual será a sua seleção). Sendo assim, a ordem pré-definida na temporada regular pode sofrer alterações.

Nesta edição, teremos apenas 58 escolhas, pois Philadelphia 76ers e Chicago Bulls perderam a posição na rodada devido à violação de regras que regem as discussões de Agência Livre. A primeira escolha e o atleta mais cobiçado deste ano é Victor Wembanyama, que se destacou pela sua altura e movimentação como armador. A tendência é que a próxima casa do francês seja o San Antonio Spurs, time que coloca as suas expectativas de um futuro melhor pra franquia no jogador.

+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.