Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022
Publicidade

Ronaldinho Gaúcho e Kaká ficam fora da lista de Felipão para a Copa das Confederações

Treinador deixou veteranos de lado e preferiu chamar outro craque do Atlético-MG, Bernard

Copa das Confederações 2013|Do R7

Campeão da Copa 2002, Felipão ainda está devendo bons resultados nesta segunda passagem pela seleção
Campeão da Copa 2002, Felipão ainda está devendo bons resultados nesta segunda passagem pela seleção Campeão da Copa 2002, Felipão ainda está devendo bons resultados nesta segunda passagem pela seleção

Seis meses de análises e cinco amistosos depois, o técnico Luiz Felipe Scolari divulgou no fim da manhã desta terça-feira (14) os convocados para o principal desafio da seleção brasileira no ano: a Copa das Confederações, evento teste para a Copa do Mundo de 2014. A lista de 23 nomes tem como grandes surpresas as ausências tanto de Ronaldinho Gaúcho como de Kaká.

Antes da convocação, a expectativa era de que um ou outro fosse chamado para exercer a função de grande articulador do meio-campo. Em boa fase no Atlético-MG, Ronaldinho era considerado o favorito, mas acabou preterido por um jovem companheiro no Galo, Bernard. Oscar, Lucas e Jadson dividirão com ele a missão de abastecer o ataque.

Na frente, Felipão e o coordenador técnico Carlos Alberto Parreira preferiram apostar em Leandro Damião, do Inter, ao invés do badalado Alexandre Pato, que ainda não conseguiu se firmar como titular do Corinthians. Já a disputa pelas reservas das laterais foi vencida por Jean e Filipe Luis, ao passo que Réver foi o preferido na briga com Dedé por um lugar na zaga. Diego Cavalieri, do Fluminense, e Jefferson, do Botafogo, foram os escolhidos como substitutos de Júlio César no gol.

A estreia do Brasil no torneio está programada para o dia 15 de junho, às 16 horas (de Brasília), contra o Japão, no Estádio Nacional, em Brasília. Componente do grupo A, a equipe verde-amarela ainda encara o México em Fortaleza, no dia 19, e a Itália, no dia 22, no Maracanã, na primeira fase. Na outra chave, Espanha, Uruguai, Taiti e Nigéria lutarão pelas duas vagas na semifinal. A competição termina em 30 de junho.

Publicidade

Campeão francês, Lucas vira 'xodó' de Beckham e Ibrahimovic no PSG

Visual de Ronaldinho Gaúcho e cabelo de Belo roubaram a cena em aniversário de Tardelli

Publicidade

A apresentação dos atletas chamados está programada para 27 de maio, no Rio de Janeiro. Para chegar bem à competição, o Brasil fará dois amistosos no início do próximo mês: contra a Inglaterra, em 2 de junho no Maracanã, e contra a França, em 9 de junho, na Arena do Grêmio.

Com histórico de três empates (Itália, Rússia e Chile), uma derrota (Inglaterra) e uma vitória (Bolívia) nesta segunda passagem pelo comando da seleção, Felipão tem na Copa das Confederações uma excelente oportunidade de aumentar a confiança da torcida, receosa pelos maus resultados recentes — vale lembrar que, no último ranking da Fifa, os brasileiros se mantiveram apenas em 19º lugar, a pior posição da história.

Publicidade

O Brasil é o maior campeão da Copa das Confederações, com três títulos (1997, 2005 e 2009), além de um vice (1999). Nomes como Ronaldo, Romário, Adriano e Kaká se destacaram nessas edições.

Confira a lista dos convocados:

Goleiro: Júlio César (Queens Park Rangers), Diego Cavalieri (Fluminense) e Jefferson (Botafogo)

Zagueiros: Thiago Silva (PSG), David Luiz (Chelsea), Dante (Bayern de Munique) e Réver (Atlético-MG)

Laterais direitos: Daniel Alves (Barcelona) e Jean (Fluminense)

Laterais esquerdos: Marcelo (Real Madrid) e Filipe Luis (Atlético de Madrid)

Volantes: Paulinho (Corinthians), Hernanes (Lazio), Fernando (Grêmio) e Luiz Gustavo (Bayern de Munique)

Meias: Lucas (PSG), Oscar (Chelsea), Jadson (São Paulo) e Bernard (Atlético-MG)

Atacantes: Neymar (Santos), Fred (Fluminense), Hulk (Zenit) e Leandro Damião (Inter)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.