Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Rubiales é impedido de se aproximar ou se comunicar com Jenni Hermoso 

Ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol prestou depoimento nesta sexta-feira (15), por beijo forçado na jogadora

Fora de Jogo|Do R7

Rubiales não pode se aproximar de Hermoso
Rubiales não pode se aproximar de Hermoso Rubiales não pode se aproximar de Hermoso

O juiz do Tribunal Nacional Francisco de Jorge proibiu o ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) Luis Rubiales de se aproximar a menos de 200 metros de Jenni Hermoso ou de se comunicar com ela, durante a investigação do caso aberto por causa do beijo na boca que ele deu na jogadora na final da Copa do Mundo Feminina.

O magistrado acatou parcialmente o pedido da Promotoria e da acusação particular feito pela jogadora e concordou com essas medidas cautelares para Rubiales, após seu depoimento como investigado nesta sexta-feira por suposta agressão sexual e coerção sobre Hermoso.

Após seu depoimento no Tribunal Nacional, apenas cinco dias depois de renunciar ao cargo na RFEF, a Promotoria solicitou a emissão de uma ordem de restrição contra ele para manter uma distância de 500 metros de Hermoso, distância que o juiz encurtou ao decretar a proibição de Rubiales de se aproximar da jogadora em um raio de 200 metros.

Em uma ordem cujo texto não foi disponibilizado para a imprensa, o magistrado recusou-se, no entanto, a impor a obrigação de Rubiales de comparecer ao tribunal a cada 15 dias, conforme solicitado pela acusação, e também recusou o pedido do advogado de Hermoso de confiscar seus bens como medida preventiva.

Publicidade

Quase um mês depois de a seleção feminina de futebol vencer a Copa do Mundo, Rubiales foi ao tribunal hoje para ser investigado pelo beijo na boca sem consentimento que deu em Hermoso, agarrando sua cabeça com as duas mãos, durante a cerimônia de entrega do troféu da competição, um escândalo que provocou uma onda de indignação nacional e internacional.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia no Telegram

Como era de esperar, o ex-presidente da RFEF sustentou que o beijo foi consentido por ambas as partes, conforme explicou na assembleia-geral da instituição, e negou que tenha coagido Hermoso e as pessoas próximas a ela a justificar publicamente o episódio, de acordo com fontes presentes em seu depoimento.

Publicidade

O depoimento de Rubiales durou apenas uma hora, no qual ele respondeu a perguntas do juiz e de todas as partes, mantendo uma versão ilibada, negando todas as acusações feitas contra ele pela Promotoria, que apresentou denúncia depois que Hermoso formalizou sua queixa.

A advogada da atleta, Carla Vall, reiterou que, como Hermoso já havia declarado, "foi um beijo não consensual".

"Todos viram as imagens, todo o país viu. E podemos dizer precisamente que graças a isso, graças também à mudança social, à mudança jurídica, de alguma forma podemos sustentar que houve uma total falta de consentimento por parte do senhor Rubiales", afirmou, em declarações a jornalistas reunidos perante o tribunal.

Vall, que agradeceu a atenção que o caso está recebendo, disse que Hermoso está "comovida" pelo ocorrido, "pelo ato humilhante que sofreu no estádio e que manchou um marco esportivo, uma vitória tão grande".

Rubiales chegou ao Tribunal Nacional 45 minutos antes do horário marcado para seu depoimento, acompanhado de sua advogada, Olga Tubau, conhecida por ter defendido o major da Mossos d'Esquadra Josep Lluís Trapero pelo destacamento policial no dia 1º de outubro de 2017, quando aconteceu o referendo ilegal na Catalunha, caso em que ele foi absolvido.

Na entrada do tribunal, Rubiales, sem fazer nenhuma declaração — nem na saída —, abriu a porta para a advogada diante dos profissionais da imprensa nacional e estrangeira, que se aglomeravam do lado de fora do prédio, em um dos dias de maior expectativa dos últimos tempos no Tribunal Nacional.

É dia de Neymar! Relembre como foram as estreias do craque na carreira

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.