Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PSG se irritou com Lasmar após declaração sobre Neymar, diz jornal

Médico da seleção brasileira e comissão do PSG divergem sobre lesão do atacante, segundo o jornal francês L'Equipe

|Plínio Aguiar, do R7

Jornal destaca comunicação "escandalosa" entre PSG e Lasmar
Jornal destaca comunicação "escandalosa" entre PSG e Lasmar Jornal destaca comunicação "escandalosa" entre PSG e Lasmar

A cirurgia no quinto metatarso que Neymar realiza neste sábado (3) é motivo de polêmica na França. Em matéria publicada hoje, o jornal L'Equipe afirma que o PSG está "irritado" com o médico da seleção brasileira, Rodrigo Lasmar.

O motivo seria que o médico brasileiro teria mentido ao dizer que o jogador está com uma fratura completa. De acordo com a matéria, os médicos do PSG insistem em dizer que o diagnóstico de Neymar seria apenas de uma fratura incompleta. 

Segundo o jornal, o time francês acredita que o médico brasileiro agiu dessa forma para proteger Neymar e se previnir de um possível erro na previsão de recuperação. O jornal destaca ainda que seria uma forma de pressionar o time francês a ceder à decisão e reduzir qualquer risco de a seleção não ter o jogador durante a Copa do Mundo.

A fonte consultada pela matéria ainda critica o médico, dizendo que Lasmar não é o melhor em cirurgia, como são Eric Rolland e Gérard Saillant, médicos do PSG. A pedido do clube, Saillant irá acompanhar a cirurgia. 

Publicidade

Neymar

O jogador do PSG e da seleção brasileira Neymar será operado no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte (MG). A operação será comandanda pelo médico Rodrigo Lasmar. 

Publicidade

O craque brasileiro deve receber alta neste domingo (4) e sua recuperação será mesmo no Brasil. O jogador deve seguir para sua casa em Mangaratiba, cidade que fica a 85 km do Rio de Janeiro.

Craque brasileiro sofreu fratura no quinto metatarso durante disputa de bola
Craque brasileiro sofreu fratura no quinto metatarso durante disputa de bola Craque brasileiro sofreu fratura no quinto metatarso durante disputa de bola

Isto só é possível porque o jogador tem uma equipe particular de fisioterapia e a casa tem estrutura montada para que Neymar faça um tratamento intensivo, em três períodos — tudo para que ele possa jogar a Copa do Mundo da Rússia.

Publicidade

Rodrigo Lasmar

Desde que o Paris Saint-German anunciou na última quarta-feira (28) que Neymar vai ser operado pelo médico da seleção Rodrigo Lasmar, todo torcedor quer saber um pouco mais sobre o ortopedista do time brasileiro.

Rodrigo Lasmar é mineiro, tem 44 anos. Ele é médico do Atlético-MG desde 1999 e da seleção desde 2001. A Copa do Mundo da Rússia será o seu quarto mundial. Até 2014, Rodrigo foi auxiliar de José Luiz Runco, médico principal da CBF por 16 anos.

Para Runco, Lasmar está capacitado para operar o camisa 10 do Brasil. "Rodrigo está na seleção desde 2001 e é bem experiente. Além disso, ele é gabaritado para fazer esta cirurgia e vai fazer o melhor para que Neymar fique bem", afirmou Runco.

Cirurgia

A cirurgia no quinto metatarso, osso que liga a lateral do pé ao dedo mínimo, é considerada de médio porte e muito comum a jogadores de futebol, segundo especialistas.

O ortopedista Maurício Póvoa, do Hospital Moriah, explica que se trata de uma cirurgia de médio, e não de pequeno porte, porque envolve fratura de osso, implante (parafuso) e mobilização pós-operatória, mesmo que de curto período. “Pequeno porte em ortopedia se refere a cirurgias de tecidos, partes moles, como tendões e retirada de cistos”, afirma.

Fratura

O atacante sofreu uma fratura no quinto metatarso durante uma disputa de bola em jogo do PSG, no último domingo (25), pelo Campeonato Francês. O médico da seleção brasileira, Rodrigo Lasmar, encarregado da cirurgia do atleta, informou à imprensa que se trata de uma fratura e não de uma fissura, como havia sido divulgado incialmente.

A cirurgiã Alessandra Masi, especialista em ortopedia e traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), explica que a diferença está relacionada ao termo e não ao tipo de lesão. “O termo fissura não existe no meio médico. O correto é fratura. E, no caso do Neymar, fratura incompleta, pois existe traço de fratura, mas esse traço não separa a fratura em dois fragmentos”.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.