Grêmio utilizou até drone para espionar principais adversários
Homem teria sido contratado para filmar e fotografar treinos fechados
Futebol|André Avelar, do R7
Na final da Copa Libertadores, o Grêmio teria usado métodos de espionagem contra adversários importantes ao longo do ano. Segundo reportagem de Gabriela Moreira, da ESPN, o clube contratou uma pessoa para filmar e fotografar treinos fechados dos rivais.
A pessoa contratada teria atuado com câmeras escondidas ao redor dos centro de treinamentos e até drone para repassar as imagens à comissão do técnico Renato Gaúcho e assim exibir ao jogadores antes de duelos importantes. A identidade do suposto espião foi preservada.
“Nem sabia dessa história [de drone]. Ouvi quando o pessoal [da imprensa] estava falando. Não estou sabendo de nada, não”, minimizou o zagueiro Geromel, durante entrevista coletiva nas vésperas da final continental.
A última ação foi flagrada durante treino do Lanús, adversário da decisão. O homem contratado desce do carro, sem nenhuma identificação do Grêmio, claro, e coloca o drone no chão a 350 metros do CT do time argentino, na periferia de Buenos Aires. O homem negou que estivesse a serviço do Tricolor.
Ainda de acordo com a reportagem da ESPN, a mesma prática de espionada teria sido utilizada contra Godoy Cruz-ARG nas oitavas, Botafogo nas quartas e Barcelona na semifinal. O Palmeiras também teria sido alvo da espionagem durante um treino no Pacaembu, em São Paulo.
Ele foi levado para prestar esclarecimentos na Comisaría Seccional Segunda Lanús e foi liberado depois de duas horas. Os policiais documentaram que ele espionava o treino do Lanús.
A assessoria de imprensa do Grêmio ainda não retornou o contato da reportagem do R7.
A primeira partida da final da Libertadores acontece nesta quarta-feira (22), na Arena, em Porto Alegre. O jogo de volta acontece já na próxima semana, no La Fortaleza, na província de Buenos Aires.