Barcelona vence Las Palmas em jogo sem público marcado por tensão
Em dia de referendo na Catalunha, torcida ficou de fora do Camp Nou
Futebol|Do R7
Barcelona e Las Palmas se enfrentaram no Camp Nou, neste domingo (1), sem torcida. Depois de pedir o adiamento da partida e ouvir da Federação que poderia ser punido com a perda de pontos, o time de Messi e Paulinho foi a campo e venceu por 3 a 0, com show do argentino. O referendo que vota a independência da Catalunha gerou muita violência na região, levando o Barça a fechar os portões de seu estádio.
EsportesR7 no YouTube. Inscreva-se
A ideia da diretoria do clube catalão era adiar a partida. Porém, a Federação Espanhola recusou o pedido e ameaçou punir o clube com a perda de seis pontos na classificação. Dessa forma, o Barcelona seguiu para o jogo, mesmo contra a vontade da diretoria e de alguns jogadores. Conforme noticiou o "Marca", o zagueiro Piqué, que votou, pela manhã, a favor da independência da Catalunha, era um dos atletas que desejava o adiamento do confronto.
Enquanto não se decidia sobre a realização da partida, o Barcelona fechou os portões e impediu o acesso da torcida ao Camp Nou. Milhares de fãs ficaram na frente do estádio e, quando faltavam alguns minutos para o início do jogo, foram avisado de que o duelo não aconteceria.
De acordo com o governo catalão, mais de 300 pessoas já se feriram nos conflitos decorrentes de protestos e repressão policial causados pelo referendo.
Dentro de campo, o time da casa não sentiu a falta da torcida e venceu com autoridade. Com gols de Busquets e Messi (2), o Barça aplicou 3 a 0 no Las Palmas. O argentino ainda deu a assistência para o primeiro gol. Com o resultado, a equipe catalã, que teve Paulinho entre os titulares, foi a 21 pontos e manteve os 100% de aproveitamento e a liderança do Campeonato Espanhol.