Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jogo ruim? Torcidas de Polônia e Senegal mostram magia da Copa

Europeus e africanos, brancos e negros, deram um show de respeito mútuo e apoio às suas seleções nesta terça-feira, no Estádio do Spartak, na Rússia 2018

Copa 2018|André Avelar, do R7, em Moscou, na Rússia

Senegaleses e poloneses brigaram apenas pelo som mais alto no Spartak
Senegaleses e poloneses brigaram apenas pelo som mais alto no Spartak Senegaleses e poloneses brigaram apenas pelo som mais alto no Spartak

Poucas jogadas de efeito, nenhuma bola na trave, gols vindos de falhas da defesa e pressão só no final. A vitória de Senegal contra a Polônia nesta terça-feira (19), no Estádio do Spartak, pode não ter sido das mais emocionantes, as duas seleções não são favoritas ao título, mas nem por isso pode-se dizer que foi um jogo ruim. Em Copa do Mundo (ao menos neste modelo com 32 seleções), não tem jogo ruim.

Confira a tabela da Copa do Mundo

Nem tanto pelo resultado, o ganhou-empatou-perdeu de cada partida de exaustivos campeonatos locais, são as histórias de Mundiais que comovem. Em Moscou, europeus e africanos, que há pouco viviam uma crise migratória sem precedentes, brancos e negros, trocavam abraços e fotos de recordação.

A torcida polonesa deixou o Estádio do Spartak ainda mais vermelho e branco. As cores compartilhadas com um dos times de Moscou fizeram com que jogassem em casa. Dentro de campo, a equipe demorou a corresponder. Lá do alto, gritos e mais gritos de “seremos campeões” e um profundo respeito pelos adversários. Os poloneses aplaudiram o hino nacional dos senegaleses do início ao fim em rara demonstração de respeito no futebol.

Publicidade

Ainda que em minoria, de pouco em pouco, o batuque africano foi tomando conta do estádio. Depois pequenos grupos, mas muito animados deram mais cor (e som) à atmosfera do lugar. Eis que de repente, um pé brasileiro, contra, alterou o placar. Em rápido contra-ataque, Idrissa Gueye chutou de fora da área e Thiago Cionek tirou o goleiro Wojciech Szczesny do lance.

Leia também

No segundo tempo, uma bobagem ainda maior, desta vez, do camisa 10 Grzegorz Krychowiak, que não é propriamente o craque do time. Ele recuou uma bola do meio-campo, mas Mbaye Niang foi mais rápido que toda a defesa adversária, ganhou do goleiro e chutou com o gol vazio. Mas, como a magia do futebol prevaleceu, o mesmo Krychowiak marcou nos minutos finais e foi imensamente aplaudido por sua torcida em último gesto de apoio. Faltou só o gol a favor de Cionek para compensar as coisas.

Não foi nem preciso o jogo acabar para que as duas torcidas saíssem em paz do estádio. A Copa do Mundo vai passar, mas as experiências ficam. A Polônia agora se prepara para enfrentar a Colômbia, que foi derrotada pelo Japão, adversário de Senegal, pela segunda rodada do Grupo H. As duas partidas acontecem no domingo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.