Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Um domingo de empolgação na Nations League de 2018/19

Suíça 5 X 2 Bélgica, virada inédita desde a Copa de 1938. Também de virada, a Inglaterra venceu o seu Grupo e ainda levou a Croácia ao rebaixamento.

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Suíça, a celebração com Seferovic, autor de três gols nos 5 X 2
Suíça, a celebração com Seferovic, autor de três gols nos 5 X 2 Suíça, a celebração com Seferovic, autor de três gols nos 5 X 2

Já definida entre as semifinalistas a equipe de Portugal, já rebaixadas as representações da Alemanha, da Islândia e da Polônia, prosseguiu neste domingo, 18 de Novembro, a Série A da Nations League da Europa, uma competição que a UEFA criou para mobilizar as suas 55 afiliadas, as suas torcidas e os encarregados das verbas essenciais de patrocínio.

As doze seleções da Série A
As doze seleções da Série A As doze seleções da Série A

Integram a Série A, uma espécie de primeira divisão, as 12 melhores seleções do ranking do continente, separadas em 4 chaves de 3, jogos de todas contra todas, em ida e volta. As quatro líderes então se desafiarão, em Junho de 2019, para a decisão da campeã. As quatro últimas desabarão à Série B, da qual já se promoveram, por enquanto, a Bósnia, a Dinamarca e a Ucrânia.

O templo sagrado de Wembley, em Londres
O templo sagrado de Wembley, em Londres O templo sagrado de Wembley, em Londres

No templo sagrado de Wembley, Londres, a Inglaterra e a Croácia travaram um combate fatal. Acontecesse uma igualdade e o troféu do seu Grupo 4 ficaria com a terceira integrante da turma, a Espanha. Caso, todavia, ocorresse um outro resultado, a esquadra vencedora se tornaria uma das semifinalistas. E a derrotada, lastimavelmente, uma das rebaixadas.

Harry Kane, Inglaterra 2 X 1 Croácia
Harry Kane, Inglaterra 2 X 1 Croácia Harry Kane, Inglaterra 2 X 1 Croácia

Depois de uma pugna cheia de empolgção e de alternâncias, intervenções primorosas e também sustos enormes diante das metas de Pickford e Kalinic, a “Varteni”, a “Ardente", inaugurou o placar num lance magistral de Kramaric que, aos 57’, nas redondezas da marca penal, pespegou quatro dribles secos em três adversários e arrematou rasteirinho, 1 X 0. Os “Três Leões”, porém, se locupletariam de duas distrações da retaguarda da Croácia, aos 78’ e aos 85’, a bola a pererecar na área pequena, desfrutes espertos de Lingard e de Harry Kane. A Inglaterra entre as semifinalistas e a vice do planeta na Série B.

Publicidade

Classificação

ING – (4j) 7pg, 6gp X 5gc

Publicidade

ESP – (4j) 6pg, 12gp X 7gc

CRO – (4j) 4pg, 4gp X 10gc

Publicidade
A compacta Swissporarena de Lucerna, Suíça
A compacta Swissporarena de Lucerna, Suíça A compacta Swissporarena de Lucerna, Suíça

Na Swissporarena de Lucerna, pelo Grupo 2, que ainda incluiu a eliminada Islândia, à visitante Bélgica, 9 pontos, bastaria um empate diante da Suíça hospedeira, com 6. Na ida de Bruxelas a brigada dos “Diabos Rubros” havia suplantado a “Nati” dos helvéticos por 2 X 1. Por isso, no caso de perder, em viagem, a Bélgica, sem os essenciais Lukaku e DeBruyne, lesionados, precisaria se cuidar para não conceder à adversária uma vantagem de dois gols.

Os irmãos Hazard, Even e Thorgen
Os irmãos Hazard, Even e Thorgen Os irmãos Hazard, Even e Thorgen

Por quê a Swissporarena, miúda, apenas 16.800 lugares, e não um estádio que comportasse mais gente? Simples: na sua história de 123 anos de Futebol a “Nati” jamais havia sofrido uma derrota por lá. Pois começou a perder aos 2’, numa barbeiragem devastadora do becão Elvedi, a pelota muito mal atrasada precisamente nos pés de Thorgan Hazard, irmão mais novo do capitão Eden. Daí, aos 17’, o mesmo caçula dobraria com um chute que Sommer aceitou.

De pênalti, Ricardo Rodríguez, Suíça 1 X 2 Bélgica
De pênalti, Ricardo Rodríguez, Suíça 1 X 2 Bélgica De pênalti, Ricardo Rodríguez, Suíça 1 X 2 Bélgica

A Suíça, todavia, não soçobraria. Conduzida à frente por Ricardo Rodríguez, um volante de sangue hispano-chileno, conquistou um penal, aos 26’, numa estranha trombada do arqueiro Courtois no lateral Mbabu, um descendente de franceses e de congoleses. Rodríguez converteu, 1 X 2. Logo após, aos 31’, um lançamento em profundidade de Rodríguez encontrou a testa de Shaqiri, que desviou a Seferovic, 2 X 2. E a “Nati”, espantosamente, revolucionaria o placar aos 44, descida de Zuber, passe a Seferovic, e 3 X 2, de sem-pulo.

Elvedi, de carrasco a salvador
Elvedi, de carrasco a salvador Elvedi, de carrasco a salvador

Situação da chave no intervalo: Bélgica e Suíça com 9 pontos. Prevalência da Bélgica, porém, no agregado e nos gols em dobro como visitante, 6 X 5. Podia-se imaginar que seria espetacular a etapa derradeira. E foi. Aos gritos de “Nati! Nati!”, a anfitriã no ataque, a mesmíssima Suíça que, na primeira metade do Século XX havia inventado a retranca visceral, aos 62’ perpetraria 4 X 2 com o resgate de Elvedi, de cocuruto, no cruzamento de Shaqiri. Mais, ainda atingiria os 5 X 2, de novo Seferovic. Os helvéticos não reviravam um resultado de 0 X 2 desde o seu triunfo sobre a Alemanha, 4 X 2, na Copa da França, em 1938. 

Classificação

SUI – (4j) 9pg, 14gp X 5gc

BEL – (4j) 9pg, 9gp X 6gc

ISL – (4j) 0pg, 1gp X 13gc

Depay, da Holanda, no triunfo sobre a França
Depay, da Holanda, no triunfo sobre a França Depay, da Holanda, no triunfo sobre a França

O evento da segunda-feira, dia 19 de Novembro:

GRUPO 1

19/11 Alemanha X Holanda

O triunfo da Holanda sobre a França, 2 X 0, dia 16, no De Kuip de Rotterdam, condenou a Alemanha à segunda divisão. E concedeu à “Laranja Mecânica”, no fim das contas, a possibilidade de se tornar a vencedora da sua chave até com um empate na Veltins-Arena de Gelsenkirchen. Escalará o mesmo patamar dos “Bleus” mas estabelecerá uma vantagem por causa do gol que registrou na ida, dia 9 de Setembro, em Paris, França 2 X 1. Pois é, quem imaginaria, os gauleses obrigados a rezar por um sucesso dos rivais tedescos.

Classificação do Grupo 1

FRA – (4j) 7pg, 4gp X 4gc

HOL – (3j) 6pg, 6gp X 2gc

ALE – (3j) 1pg, 1gp X 5gc

Gostou? Clique em “Compartilhar”, em “Tweetar”, ou deixe a sua opinião em “Comentários”. Muito obrigado. E um grande abraço!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.