Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

No Italiano, a Inter sobe, a Juventus empaca e a Atalanta cai outra vez

No "Calcio" compactado entre a "Champions" e a Liga Europa, um sábado com três resultados bem diferentes daqueles previstos pelos apostadores

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

No jogo Sassuolo 0 X 3 Inter, uma homenagem a Maradona
No jogo Sassuolo 0 X 3 Inter, uma homenagem a Maradona No jogo Sassuolo 0 X 3 Inter, uma homenagem a Maradona

Depois de saborearem 72 horas quase impecáveis nas grandes competições da UEFA, a Liga dos Campeões e a Liga Europa, e antes de se embrenharem noutras 72, nas mesmas duas disputas, os sete principais clubes da Itália se obrigaram a um intervalo cruel de dois dias de “Calcio” dentro de casa. Na “Champions”, obtiveram três triunfos preciosos (Liverpool 0 X 2 Atalanta, Lazio 3 X 1 Zenit de São Petersburgo, Juventus 2 X 1 Ferencvarós), e só sofreram uma queda (Internazionale 0 X 2 Real Madrid). Na “E-League”, duas vitórias (Cluj 0 X 2 Roma e Napoli 2 X 0 Rijeka) e mais uma excelente igualdade (Lille 1 X 1 Milan). A “Senhora” e a “Loba” garantiram promoção às fases seguintes. Beleza. Todavia, neste sábado, já começou a nona rodada do “Nazionale”.

A desinfecção do San Paolo, que se transformou em Diego Armando Maradona
A desinfecção do San Paolo, que se transformou em Diego Armando Maradona A desinfecção do San Paolo, que se transformou em Diego Armando Maradona

Acontece que, além de causar impiedades incontáveis, a Covid-19 ainda compactou as competições do Ludopédio do Velho Continente. Por exemplo, assim que se encerrar a presente rodada do “Calcio”, com jogos de 28 até 30 de Novembro, imediatamente se abrirá a quinta e penúltima etapa de chaves de ambas as ligas, prélios do dia 1 ao dia 3 de Dezembro. Entre o dia 5 e o dia 7 se desenvolverá a décima “giornata” do Campeonato Italiano. E daí, enfim, entre o dia 8 e o dia 10, se definirão todos os elencos qualificados das duas competições da UEFA, os 16 da “Champions” e os 32 da “Europa League”. Basta? Não, não. Logo no dia 11 se inciará a 11ª rodada do “Calcio”. Ou, deste sábado, o dia 28 de Novembro, até o dia 11 de Dezembro, 126 combates.

Um enorme imprevisto em Sassuolo
Um enorme imprevisto em Sassuolo Um enorme imprevisto em Sassuolo

Pelo Italiano, neste 28 de Novembro, estiveram em ação Sassuolo 0 X 3 Internazionale, Benevento 1 X 1 Juve e Atalanta 0 X 2 Verona. Foi enganoso o placar da Inter, que abriu o resultado, Alexis Sanchez, aos 4’; apenas fez 2 X 0 graças a um autogol de Chiriches aos 14’; e então padeceu com a pressão do Sassuolo até alcançar os 3 X 0 num tiro lindo de fora da área, Gagliardini, aos 60. Outra vez sem o poupado Cristiano Ronaldo, convalescente de contusão, foi horrorosa a apresentação da Juve, que registrou 1 X 0 com Morata, aos 21’ e daí refluiu, até conceder o justo empate aos 48’, num tiro cruzado e muito feliz de Letizia bem no canto da meta de Cszeszny. Grotescamente, Morata viu o cartão vermelho quando Fabrizio Pasquia já havia trilado o apito final.

Sem Cristiano Ronaldo, o inesperado em Benevento
Sem Cristiano Ronaldo, o inesperado em Benevento Sem Cristiano Ronaldo, o inesperado em Benevento

No seu Atleti Azzurri d’Italia em Bérgamo, Lombardia, o norte da Bota, a Atalanta, a “Dea”, a “Deusa”, continuou a padecer no contraste de altos e de baixos. Impressiona o volume das oportunidades calcinadas pelo melhor ataque da Bota em 2019/2020. Síntese da pugna, numa palavra: infortúnio. Valesse metade das chances que a “Dea” criou e a peleja teria seu desfecho em 5 X 0. Dois “contropiedi” em velocidade, porém, redundaram num fracasso brutal, Veloso de penal e Zaccagni, 2 X 0 Verona, que subiu aos 15 pontos, na sexta colocação, e relegou a “Dea à nona, 14. Num momento de ascendência no “Nazionale”, a Inter escalou o degrau dos 18 pontos, como o Sassuolo, na vice-liderança da tabela. Leva a vantagem, todavia, no critério do confronto direto. A Juve agora soma 17, quinto lugar, distante do trono que em que se acomodou nos últimos nove certames consecutivos. Com 10 pontos, ao menos o Benevento, 12º, segue longe da zona de rebaixamento à Série B. 

Publicidade
O impacto brutal em Bérgamo
O impacto brutal em Bérgamo O impacto brutal em Bérgamo

São 20 as agremiações que participam do “Nazionale” e sete delas batalham nas competições do Velho Mundo. Das três que atuaram no sábado, e estão na “Champions”, somente a Inter parece não ter chances de subir às oitavas de final e nem, talvez, de levar o terceiro posto no Grupo B e, assim, merecer repescagem na “Europa League”. Na lanterninha da tabela, ridículos 2 pontos em 12 possíveis, a Inter segue atrás dos 8 do Borussia M’gladbach, dos 7 do Real Madrid e dos 4 do Shakhtar Donetsk. Precisa de milagres, a partir de um sucesso sobre o Borussia, dentro da Alemanha, no dia 1. No Grupo D, nos 7 pontos como o Ajax e dois atrás do Liverpool, a “Dea” de Bérgamo pode melhorar, bastante, a sua situação, pois hospeda o Midtjylland da Dinamarca, ainda zerado, e os seus rivais na batalha pela vaga se digladiam no confronto direto. E, no Grupo G, a classificada Juve, de 9 pontos, recebe o Dynamo de Kiev e torce para o Barcelona, de 12, tropeçar no Ferencvarós e, quem sabe, escorregar até a segunda posição. Torce. Mas, convenhamos, impossível.

A Lazio da Liga dos Campeões, 3 X 1 no Zenit, com Immobile
A Lazio da Liga dos Campeões, 3 X 1 no Zenit, com Immobile A Lazio da Liga dos Campeões, 3 X 1 no Zenit, com Immobile

Das outras quatro equipes da Bota que também atuam no Continente e pisarão nos gramados neste domingo, o dia 29, não devem se abalar a Lazio e o Milan. A “Águia” da capital parece confortável no Grupo F da “Champions”, 8 pontos, atrás dos 9 do Borussia Dortmund mas boa folga sobre os 4 do Club Brugge. Com 8 pontos, o oitavo lugar no Italiano, recebe a Udinese, 7/16º, no aquecimento para a sua crucial visita à Alemanha, dia 2, quando desafiará a “Muralha Amarela” e tentará subir à ponta . O “Diavolo”, líder do “Nazionale” com 20 pontos, recebe a Fiorentina, 8/15º, no aguardo do Celtic, seu próximo inimigo na Liga Europa. Stefano Pioli, o treinador do Milan, já anunciou que o lesionado Ibrahimovic, 10 tentos em 6 porfias, voltará contra os escoceses.

Publicidade
O Milan da Liga Europa, 1 X 1 em Lille, sem Ibrahimovic
O Milan da Liga Europa, 1 X 1 em Lille, sem Ibrahimovic O Milan da Liga Europa, 1 X 1 em Lille, sem Ibrahimovic

Com 7 pontos, ao lado do Sparta Praha, o Milan é o vice-líder do Grupo H, atrás do Lille, 8. Favoritíssimo contra o Celtic no dia 3, obviamente torcerá para que o Lille, em seus domínios, empaque na igualdade diante do Sparta na mesma data. E o Napoli e a Roma? Esses se digladiam no jogo mais significativo, domingo, na rodada do Italiano. O “Burro” da Terra da Pizza, 14 pontos e o sétimo lugar, realiza com a “Loba”, 17 e o quarto posto, o cotejo que marcará a transformação do estádio San Paolo em Diego Armando Maradona, rebatizado por decisão da prefeitura da cidade. Ambos vão bem na Liga Europa. A Roma, no Grupo A, no mínimo de posse da segunda vaga. No topo do Grupo F, 9 pontos, o Napoli depende da sua própria performance. Os adversários que faltam são exatamente o Alkmaar e o Real Sociedad, com 7.

Gostou? Clique num dos ícones para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, use máscara. E fique com o meu abração virtual! Obrigadíssimo!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.