Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dois garotos, o Gustagol e Igor Gomes, fulguram no "Paulistão"

O artilheiro salva o Corinthians no sufoco diante da Ferroviária, e o estreante realiza os dois tentos que tranquilizam o São Paulo diante do Ituano

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

O Gustagol, agora nove tentos na temporada
O Gustagol, agora nove tentos na temporada O Gustagol, agora nove tentos na temporada

Dos chamados clubes grandes do Estado, o Palmeiras e o Santos inauguraram positivamente as suas séries de jogos nas quartas-de-final do “Paulistão” de 2019. No sábado, no Pacaembu, o seu estádio por causa da reforma da Vila Belmiro, o “Peixe” despachou o Red Bull Brasil por 2 X 0. E, em viagem a Novo Horizonte, o “Verdão” arrancou um bom empate ao “Tigre do Vale” local, 1 X 1. Como, porém, se portariam neste domingo, dia 25 de Março, os outros dois da estirpe de privilegiados, o São Paulo, sem um título desde 2006, e o "Timão", bi em 2017/18? Brilhou o “Tricolor”. No sufoco sobreviveu Corinthians.

Igor Gomes, dois tentos, e logo na sua peleja de estréia
Igor Gomes, dois tentos, e logo na sua peleja de estréia Igor Gomes, dois tentos, e logo na sua peleja de estréia

Em seu Morumbi, diante de mirradas 18.573 pessoas, o São Paulo, segundo no Grupo D da fase de chaves, 15 pontos, enfrentou o líder Ituano, que havia obtido 17, e venceu por 2 X 1. Impressionante: o “Tricolor” não batia o “Galo” desde 2013. Ampliou, porém, a sua vantagem robusta nas estatísticas, 12 triunfos e apenas 4 fracassos em 21 jogos. O treinador, Vagner Mancini, embora um interino à espera da recuperação de Alexi Cuca Stival, o titular do cargo, soube como utilizar o peso da torcida e da História. Desde o apito inicial de José Cláudio Rocha Filho, o mediador, assumiu o domínio das ações.

Vinícius Bergantin
Vinícius Bergantin Vinícius Bergantin

Aos 32’, conseqüência de um desenho belíssimo, surgiu o lance do 1 X 0. No flanco esquerdo, junto à entrada da grande área do Ituano, Reinaldo se desvencilhou de dois marcadores e, de trivela, remeteu a pelota até o vôo do estreante Igor Gomes, que aparou de chapa, de destra, em pleno ar. Instigante o “Tricolor”, apático o “Galo”, complicação que caberia a Vinícius Bergantin, seu treinador de 38 de idade, resolver durante o intervalo.

São Paulo 2 X 0 Ituano
São Paulo 2 X 0 Ituano São Paulo 2 X 0 Ituano

De fato, mesmo sem alterações, o Ituano voltou aceso à etapa derradeira e começou a exigir mais atenção do controvertido arqueiro Tiago Volpi. Fogo de palha, no entanto. Além de aceso, efetivamente inflamado, o time de Mancini dobrou o placar aos 60’. Numa saída errada do “Galo”, Antony surrupiou a pelota de Ricardo Silva e enfiou em diagonal até Everton Felipe, que desferiu um petardo. O arqueiro Pegorari rebateu e Igor Gomes, ele, sim, de novo o garoto que completou 20 anos em 17 de Março, esperto, saboreou 2 X 0.

Publicidade
Morato, o ex, entrevistado ao final do jogo no Morumbi
Morato, o ex, entrevistado ao final do jogo no Morumbi Morato, o ex, entrevistado ao final do jogo no Morumbi

Até então, o São Paulo realizava a sua performance mais elogiável da temporada. Aos 82’, contudo, numa terrível falha da sua bequeira e, principalmente, de Tiago Volpi, o avante Morato, um ex, apenas 1m70 de altura, diminuiu de cabeça enquanto o arqueiro decolava, pateticamente. Tarde demais para buscar a igualdade. E, apesar dos seis minutos de acréscimos, o “Galo” amargou a derrota. Na pugna de retorno, quarta-feira, dia 27, para seguir à fase das semis, precisará de um triunfo com uma diferença de dois tentos. Difícil. Ao “Tricolor” bastará um empate.

Um amor de recepção para Vagner Love em Araraquara
Um amor de recepção para Vagner Love em Araraquara Um amor de recepção para Vagner Love em Araraquara

Em visita à Arena da Fonte Luminosa de Araraquara, o Corinthians, 21 pontos, dividiu uma platéia de 12.998 presentes com a hospedeira Ferroviária, 16, e já quase nos acréscimos do combate, no sufoco se safou, um empate por 1 X 1. Trata-se do mais antigo dentre os duelos das quartas. No seu primeiro desafio, cotejo pelo Estadual, em 23 de Setembro de 1956, no Pacaembu, o “Mosqueteiro” esculhambou a “Locomotiva” por 6 X 2. Com o placar deste domingo, em 81 cotejos, o Corinthians manteve a sua vantagem de 47 vitórias a somente 15, nos tentos praticamente o dobro, 150 contra 76.

Publicidade
Vicente Munhoz
Vicente Munhoz Vicente Munhoz

O gaúcho Vinícius Munhoz, 39 de idade, o treinador da Ferroviária, evidentemente sonhava com o triunfo e com a sua promoção às semis. Originalmente um professor de Educação Física, ele ostenta no currículo, como a sua missão mais significativa, a direção da seleção feminina da China nos Jogos Olímpicos de Pequim/2008. E, diante do já experiente Fábio Carille, que conseguiu a magia de somar o título do Estadual ao título do Brasileiro logo na sua estréia, em 2017, não lhe restou alternativa além de se armar na precaução, à espera de um ataque fortuito. Aos 11’ se desesperou quando o tiro de Léo Artur, da linha da área do “Timão”, raspou um poste de Cássio.

Diogo Mateus, celebração no Twitter da "Locomotiva"
Diogo Mateus, celebração no Twitter da "Locomotiva" Diogo Mateus, celebração no Twitter da "Locomotiva"

Acontece que, do outro lado, o Corinthians trançava em demasia, sem arrematar, ou a bater de tornozelo na bola. Natural que o primeiro tempo terminasse em 0 X 0. No segundo, o “Mosqueteiro” insistiu, sofridamente, no seu tique-taque inútil. Até que, aos 55’, num rompante pelo flanco direito, Diogo Mateus perpetrou um foguete de 25 metros que o arqueiro Walter, no lugar de Cássio, trocado por lesão, não teve como conter. Imediatamente, Carille colocou Jadson no lugar de Ralf e o Gustagol na posição de Perdinho. Resolveu muito pouco. Ou quase nada, até os 88’, quando um cruzamento de Clayson encontrou o artilheiro do “Timão” à frente do arqueiro Tadeu, o nono gol de Gustavo na temporada. Um simples sucesso, quarta-feira, na sua Arena ainda-sem-nome de Itaquera, conduzirá o Corinthians às semis.

Gostou? Clique em “Compartilhar”, em “Twittar”, ou deixe a sua opinião em “Comentários”. Muito obrigado. E um grande abraço!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.