Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

A complementação da rodada de ida das oitavas da Champions League

Nesta terça e nesta quarta, os últimos quatro jogos da jornada, inclusive com o mega-desafio, em Londres, entre o Chelsea e o Barcelona

Silvio Lancellotti|Sílvio Lancellotti

Leia também

Uma semana atrás: "Neymar joga, Ronaldo marca" (e Thiago Silva no banco)
Uma semana atrás: "Neymar joga, Ronaldo marca" (e Thiago Silva no banco) Uma semana atrás: "Neymar joga, Ronaldo marca" (e Thiago Silva no banco)

Com mais quatro cotejos recomeça, nesta terça-feira, dia 20 de Fevereiro, e termina na quarta, dia 21, com outros tantos, a etapa de ida das oitavas-de-final da Champions League de 2017/18. Em ação, cinco clubes da Inglaterra, três da Espanha, dois da Itália, uma equipe de Alemanha, França, Portugal, Suíça, Turquia e Ucrânia. Em 13 e 14 se digladiaram: Juventus (ITA) 2 X 2 Tottenham (ING), Basel (SUI) 0 X 4 Manchester City (ING), Real Madrid (ESP) 3 X 1 PSG (FRA), Porto (POR) 0 X 5 Liverpool (ING). As pugnas de volta, em Março, acontecerão em 7 e 8, e em 13 e 14. No dia 16 haverá o sorteio das quartas-de-final. A decisão, em jogo único, talvez com uma prorrogação e a loteria dos penais, foi programada para 26 de Maio, no Estádio Olímpico de Kiev, Ucrânia.

Os jogos desta terça, 20 de Fevereiro:

Stamford Bridge, Londres
Stamford Bridge, Londres Stamford Bridge, Londres

CHELSEA (ING) X BARCELONA (ESP)

Stamford Bridge, Londres, cap. 41.663 lugares

Publicidade

CHE – 11 pontos, 3vit-2emp-1der, 16pró/8contra

BAR – 14 pontos, 4vit-2emp-0der, 9pró/1contra

Publicidade

Na Chave C, o elenco londrino orientado por Antonio Conte se equiparou em pontos à Roma, da capital da Itália, mas se limitou ao segundo posto no critério do confronto direto. Diante do Barcelona, na antologia da Champions, o Chelsea leva uma vantagem pequenina. Em dez combates anteriores, venceu 4 e perdeu 3. Pior, um incômodo tabu acua o time “Blaugrana” de Ernesto Valverde: o seu astro Lionel Messi esteve presente em oito desses cotejos e ainda não anotou um só tento. Por outro lado, ao Barça deve satisfazer a igualdade. É óbvio que pretende desfrutar a proteção do retorno no seu Nou Camp, onde sustenta uma invencibilidade de 24 partidas na CL, desde Bayern 7 X 0, em 1º de Maio de 2013.

Allianz Arena, Munique
Allianz Arena, Munique Allianz Arena, Munique

BAYERN (ALE) X BESIKTAS (TUR)

Publicidade

Allianz Arena, Munique, cap. 75.024 lugares

BAY – 15 pontos, 5vit-0emp-1der, 13pró/6contra

BES – 14 pontos, 4vit-2emp-0der, 11pró/5contra

A teoria e a tradição apontam os bávaros como favoritos absolutos neste desafio. Inclusive porque, no seu único duelo anterior, na fase de grupos de 1997/98, ganharam as duas porfias. Claro que Senol Gunes, o treinador do elenco multinacional do Besiktas, meros dez nativos em um quadro de 26 atletas, se disporá numa retranca brava. Problema para o seu adversário, Jupp Heynckes, diante da obrigação de bater o primeiro clube da Turquia que, na história da CL, se tornou o campeão da sua chave.

Os jogos da quarta, 21 de Fevereiro:

Sánchez-Pizjuán, Sevilha
Sánchez-Pizjuán, Sevilha Sánchez-Pizjuán, Sevilha

SEVILLA (ESP) X MANCHESTER UNITED (ING)

Ramón Sánchez-Pizjuán, cap. 45.500 lugares

SEV – 9 pontos, 2vit-3emp-1der, 12pró/12contra

UTD – 15 pontos, 5vit-0emp-1der, 12pró/3contra

Dos dezesseis participantes das oitavas, os andaluzes se qualificaram com a performance mais fraca. Nunca se debateram, antes, com os britânicos do United. Simples acidente do destino, pois são, ambos, os detentores dos últimos títulos da Europa League. Os ingleses, em 2017. Os ibéricos, de 2014 a 2016. Em seus idos de Espanha, no Real, José Mourinho, hoje o treinador do United, enfrentou o Sevilla em 8 ocasiões, com 7 triunfos e 1 fracasso. Não era, porém, o italiano Vicenzo Montella o “capo” orientador dos andaluzes.

Metalist Stadium, Cracóvia
Metalist Stadium, Cracóvia Metalist Stadium, Cracóvia

SHAKHTAR DONETSK (UCR) X ROMA (ITA)

Metalist Stadium, Cracóvia, cap. 40.003 lugares

SHA – 12 pontos, 4vit-0emp-2der, 9pró/9contra

ROM – 11pontos, 3vit-2emp-1der, 9pró/6contra

Só uma vez, na CL de 2010/2011, o Shakhtar superou a fase das oitavas. Coincidentemente, bateu a Roma, 3 X 2 na Itália e 3 X 0 em seus domínios. Daí, foi eliminado pelo Barcelona, respectivamente 0 X 1 e 1 X 5. Jamais se cruzaram novamente. Um português, Paulo Fonseca, ex-Braga, funciona como treinador e como intérprete: dos seus 23 atletas, oito provém do Brasil, casos de Bernard e Dentinho. Na Roma de Eusébio di Francesco, 79,04% do capital acionário pertencem a uma holding dos EUA.

Puderam se inscrever na competição 79 representantes de 54 países da Europa. De 27 de Junho até 6 de Dezembro, em três rodadas pré-eliminatórias, uma fase de playoffs e mais uma de oito grupos, aconteceram 190 prélios e 546 tentos, média de 2,87. Público de quase 7,57 mi, a média generosa de 38.230 pagantes. As oitavas se desenvolvem através dos mata-matas e pelo critério do gol qualificado: no caso de uma igualdade em pontos, valem o dobro os tentos anotados no campo do inimigo. Uma igualdade em pontos e em tentos leva á prorrogação e/ou aos penais.

Gostou? Clique em “Compartilhar”, em “Tuitar”, ou registre a sua importante opinião em “Comentários”. Muito obrigado. E um grande abraço!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.