Traído por Mbappé, Neymar ganha a guerra. Francês é visto pela imprensa como 'criança mimada'
Jornais revelaram que Mbappé exigiu a saída de Neymar para renovar. E também não abria mão de Lewandowski. Neymar ganha a disputa ao se calar publicamente. Imagem do francês derrete para o mundo
Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli
São Paulo, Brasil
Uma guerra de egos.
Que Neymar está vencendo.
O adversário é de maior estatura. Maior ídolo atual do futebol francês e que só ficou no PSG depois de a direção do clube implorar, por mais de um ano. E pedir até para o presidente Emmanuel Macron interferir, pedir para ele seguir em Paris.
Mbappé.
Tanto o L'Equipe como o Le Parisien deram detalhes do fracasso do atacante em tentar despachar o brasileiro do PSG, de quem dizia ser amigo e "admirador".
Por vários motivos: Neymar atua pelo setor em que Mbappé deseja jogar, do meio para a esquerda, livre de marcação; quer bater todos os pênaltis que surgirem para o PSG; porque, com o camisa 10 da seleção e Messi, ele está sendo improvisado onde detesta, como pivô. Muitas vezes, de costas para o gol.
Para renovar por três anos, e não ir para o Real Madrid, Mbappé teria exigido a saída de Neymar e a chegada de Lewandowski.
Fora ter imposto a saída do executivo, o brasileiro Leonardo. Para a chegada de Luis Campos, que havia trabalhado com ele.
Leia também
Tudo isso ganhou as manchetes dos portais do mundo.
Mas teve pouco destaque a postura do brasileiro.
Pelo que os jornalistas franceses têm informado, Neymar teve acesso às exigências do ídolo francês. E decidiu não se posicionar em público. Pelo contrário, nos jogos, tem se comportado como se nada tivesse acontecido.
Por exemplo, ontem, quando houve um pênalti para o PSG contra o Benfica, Mbappé pegou a bola e foi para a cobrança, mesmo com o planeta sabendo que Neymar cobra muito melhor. De maneira muito astuta, a televisão francesa focou o brasileiro quando o francês foi para a cobrança.
E Neymar incentivou Mbappé.
Correu para abraçá-lo.
Vale lembrar que o camisa 10 da campeã do mundo se dizia amigo e admirador de Neymar. Mas ao mesmo tempo forçava a sua saída.
A opinião pública francesa está contra o principal jogador do PSG.
O ambiente para Mbappé se mostra insuportável.
Às vésperas da Copa do Mundo.
Aliás, o atacante também criou problemas na seleção francesa ao não aceitar fazer fotos com os companheiros mostrando os logotipos da empresa de fast food KFC. E também de uma rede de apostas. Essas empresas são patrocinadoras da atual campeã mundial.
O técnico do PSG, Christophe Galtier, se mostra irritadíssimo com o que chama de boatos. E deixa claro que, para ele, não passa de "sabotagem" ao clube. Principalmente a expectativa de que Mbappé deixe o clube no fim do ano.
"O que eu sei? Eu não sei de nada. Um boato virou informação e depois uma declaração. Acho surpreendente que isso aconteça antes de um jogo muito importante. Não vi nada de diferente na preparação do Kylian [Mbappé]", disse, irritado, Galtier.
O atacante deixou escancarada sua desilusão pela maneira que está sendo escalado no PSG. Usou os holofotes da seleção francesa, após a vitória contra a Áustria, por 2 a 0, marcando inclusive um dos gols.
Perguntado sobre a ótima atuação na partida da Copa das Nações, Mbappé não perdoou.
"Eu jogo diferente. Me pedem outras coisas aqui em relação ao meu clube. Tenho muito mais liberdade. O treinador sabe que há um camisa 9 como Olivier (Giroud), que ocupa as defesas, e eu posso andar por aí e ir pelos espaços. No Paris (Saint-Germain) é diferente, não tem isso. Me pedem para fazer o pivô, é diferente."
Neymar, diante da falta de opções no mercado, decidiu renovar seu contrato com o PSG até 2027, em dezembro de 2020. Ou seja, tem uma multa rescisória altíssima a receber. Só irá embora se quiser. Pode recusar o clube que quiser. Diante dessa situação, Mbappé nada pôde fazer.
O brasileiro não quer se envolver publicamente na questão.
Sente que Mbappé está perdendo moral junto à opinião pública.
Por isso seu silêncio permanecerá.
Mas ele já sabe com quem está lidando.
Repórteres de Paris dizem: Mbappé é visto como uma criança mimada nos vestiários do PSG. Não é levado a sério, apesar de todo o poder que possui.
O francês teve suas vontades contrariadas pela direção. E que acabou enganado para renovar.
Quanto mais Neymar seguir em silêncio, mais tem a ganhar...
Lista que elegeu Messi melhor que Pelé tem várias outras bizarrices
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.