Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dispensa de Daniel Alves. Parceria com Neymar não é mais escudo

PSG não quis renovar contrato com o capitão da Seleção Brasileira. Por ser o grande protetor de Neymar. E por ter perdido vigor físico, aos 36 anos

Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli

Neymar perde seu grande cúmplice no PSG. Clube dispensa Daniel Alves
Neymar perde seu grande cúmplice no PSG. Clube dispensa Daniel Alves Neymar perde seu grande cúmplice no PSG. Clube dispensa Daniel Alves

Porto Alegre, Brasil

Arena do Grêmio

Há exatos sete dias, o blog antecipou. 

"Fim do amor do dono do PSG a Neymar. Adeus panela brasileira", era a manchete do post do domingo, dia 16 de junho.

Publicidade

O subtítulo era "Al-Khelaifi deixou claro. Se jogador seguir a agir como celebridade, 'tchau'. Recado a Neymar. Daniel Alves não renovará. Thiago Silva também pode sair."

Sem meias palavras, Daniel Alves 'não renovará'.

Publicidade

Não havia milagre, adivinhação, premonição. cumplicidade com Neymar. O lateral era o anteparo para todo tipo de confusão que o atacante provocasse.

O PSG não queria a continuidade do capitão da Seleção Brasileira.

Publicidade

Havia dois motivos.

O primeiro estava na óbvia proteção, cumplicidade exagerada.

Nao permitia que seu comportamento egocêntrico, suas farras, em plena recuperação de duas fraturas fossem sequer questionadas pelos companheiros.

Daniel agiu até como guarda-costas dentro do gramado, garantindo que o privilégio nas cobranças de faltas e pênalti passassem longe de Cavani e fossem todas do parceiro.

Os dois viraram cúmplices desde a chegada de Neymar no Barcelona, em 2013. Foi ele quem ensinou tudo sobre o clube e a Catalunha para o atacante.

E veio o reconhecimento.

Quando Daniel Alves estava saindo da Juventus e negociando com o Manchester City, Neymar conseguiu que ele fosse contratado pelo PSG. Com um salário muito mais alto.

A parceria dura anos. Em campo e nas festas. Se tratam como irmãos
A parceria dura anos. Em campo e nas festas. Se tratam como irmãos A parceria dura anos. Em campo e nas festas. Se tratam como irmãos

Só que a personalidade forte do lateral acabou provocando uma divisão no elenco. A imprensa francesa tratava como a panela brasileira. Incluindo também Thiago Silva.

A segunda razão está no gramado.

O treinador alemão Thomas Tuchel não tinha mais no brasileiro a vitalidade, a vibração, a velocidade, a força que precisava pela direita. 

Sem poder de recuperação, o setor direito passou a ser um dos pontos fracos defensivos do time francês.

E o contrato não foi renovado.

O texto de despedida de Daniel Alves precisa se lido nas entrelinhas, nos detalhes

"Hoje fecho mais um ciclo na minha vida, um ciclo de vitória, de aprendizados e de experiências.

"Gostaria de agradecer a família PSG pela oportunidade de juntos construir uma página na história desse clube.

"Gostaria de agradecer a todos e sobre tudo ao staff pelo carinho, pelo respeito, pela cumplicidade demostrada desde o primeiro dia... vocês fazem esse clube um pouco mais especial.

"Foram dois anos de resiliência e reinventares contínuos para cumprir com a minha missão, porém na vida tudo tem um começo, um meio, um final e hoje chegou o momento de colocar esse ponto final aqui.

"Peço-lhes desculpas se em algum momento não estive a altura, peço-lhes desculpas se em algum momento cometir alguma falha, apenas tentavam dá o meu melhor.

"Obrigado a todos os companheiros pelos momentos vividos, pelas risadas juntos, pelos enfados também que vossos espíritos preguiçosos me fizeram passar.藍浪

"Se vocês um dia me recordarem, que seja como o GOOD CRAZY de cada dia, com um belo sorriso no rosto, com uma energia pura de alma, como um profissional trabalhador e compromissado com os objetivos.... como alguém que apenas quis que vocês fossem melhores a cada dia e que tentou fazê-los entender o verdadeiro significado da palavra equipe.

“Um grande abraço a todos e espero que não sintam muita falta das minhas loucuras藍”

Com muito carinho

GoodCrazy!! #GoodCrazyMood浪"

Daniel Alves tem uma carreira repleta de conquistas. Mas os 36 anos pesam
Daniel Alves tem uma carreira repleta de conquistas. Mas os 36 anos pesam Daniel Alves tem uma carreira repleta de conquistas. Mas os 36 anos pesam

Ele escreve com a tristeza de quem foi dispensado.

Agora, começa a batalha de boatos, com os mais diversos interesses.

Que o Barcelona pode levá-lo de volta, o que é quase impossível, mesmo se Neymar voltar à Catalunha.

Que poderá ir para a China, mais realista. Ou para um clube médio europeu. A chance com Pep Guardiola no Manchester City também passou.

A cúpula do PSG decidiu. Não havia mais espaço para Daniel Alves
A cúpula do PSG decidiu. Não havia mais espaço para Daniel Alves A cúpula do PSG decidiu. Não havia mais espaço para Daniel Alves

A verdade é que o novo executivo de futebol do PSG, o ex-jogador Leonardo colocou em prática sua decisão do fim de privilégios a Neymar.

A saída de Daniel Alves está neste contexto.

Thiago Silva fará 35 anos em setembro.

Também poderá seguir o mesmo destino de Daniel Alves.

Ser parceiro de Neymar não servirá mais de escudo...

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.