Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Japão quer alongar estado de emergência próximo às Olimpíadas

Pelas restrições contra covid-19 em Tóquio e outras áreas urbanas, governo exige que estabelecimentos permaneçam fechados

Olimpíadas|

Japão pode prorrogar estado de emergência por causa da crise pandêmica
Japão pode prorrogar estado de emergência por causa da crise pandêmica Japão pode prorrogar estado de emergência por causa da crise pandêmica

O Japão está cogitando prorrogar um estado de emergência provocado pelo coronavírus na capital, Tóquio, e em outras grandes áreas urbanas, disseram fontes nesta quarta-feira, uma medida que poderia colocar em dúvida a Olimpíada de Verão.

Autoridades pendem para uma prorrogação das medidas nas prefeituras de Tóquio, Osaka, Kyoto e Hyogo para além de 11 de maio, já que o país enfrenta uma disparada de casos de Covid-19, disseram três fontes à Reuters.

Leia também

O primeiro-ministro, Yoshihide Suga, disse aos repórteres depois de se reunir com membros do gabinete e conselheiros nesta quarta-feira que quer tomar uma decisão nesta semana.

Um anúncio oficial poderia ser feito já na sexta-feira, disse uma das fontes à Reuters. O jornal Yomiuri Newspaper já havia noticiado que uma prorrogação é provável.

Publicidade

Renovar as medidas, que foram impostas em 25 de abril, provavelmente aumentaria as preocupações persistentes a respeito da possibilidade de se realizar a Olimpíada de Tóquio, programada para começar em 23 de julho, tal como planejada.

Os Jogos já foram adiados no ano passado devido à pandemia. A cidade de Sapporo, localizada em Hokkaido, ilha do norte japonês, realizou um evento de teste de meia maratona nesta quarta-feira.

Publicidade

Uma proposta que veio à tona foi uma prorrogação até o final do mês, de acordo com duas das fontes. Todas as três pessoas pediram anonimato por não estarem autorizadas a falar com a mídia.

O governador de Osaka disse que uma extensão de três semanas a um mês pode ser necessária, de acordo com a mídia doméstica.

Publicidade

Ligações da Reuters ao escritório de Suga não foram atendidas. Os edifícios do governo e os mercados financeiros do Japão não trabalharam nesta quarta-feira devido aos feriados anuais da Semana Dourada.

O presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomas Bach, deve visitar o Japão no final deste mês, mas um estado de emergência mais longo poderia renovar os clamores públicos pelo cancelamento dos Jogos.

Pelas restrições em Tóquio e outras áreas urbanas, o governo exige que restaurantes, bares e casas de karaokê que servem álcool permaneçam fechados. Grandes lojas de departamento e cinemas também foram fechados, e espectadores foram proibidos em grandes eventos.

Adiamento das Olimpíadas recoloca Jade Barbosa na disputa por vaga

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.