Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Desfalcado, Aberto da Austrália é 'abertura' da temporada do tênis

Primeiro Grand Slam do ano não terá Andy Murray e Serena Williams 

Olimpíadas|Carla Canteras, do R7

Após quatro meses do nascimento de Olympia, Serena ainda não está 100%
Após quatro meses do nascimento de Olympia, Serena ainda não está 100% Após quatro meses do nascimento de Olympia, Serena ainda não está 100%

Primeiro Grand Slam do ano, série dos principais torneios do calendário do tênis, o Aberto da Austrália tem início neste domingo (14) sem a presença de algumas das principais figuras do circuito internacional. 

Neste ano, a competição irá distribuir R$ 10 milhões em prêmios. Além disso, também valerá 2000 pontos no ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).

As ausências, porém, serão sentidas. Na disputa feminina, a campeã do ano passado, Serena Williams está fora.

Sete vezes vencedora na Austrália, a norte-americana teve a pequena Olympia há quatro meses e ainda não está totalmente recuperada do parto.

Publicidade

“Posso competir. Mas eu não quero apenas competir. Quero fazer muito mais do que isso, . Então, vou precisar de um pouco mais de tempo”, explica a tenista, que deve voltar a jogar em março.

Aos 36 anos e com 23 títulos no currículo, Serena é a segunda maior vencedora da história do tênis. Fica atrás apenas da australiana Margaret Smith Court.

Publicidade

Entre os homens, a ausência mais sentida é a de Andy Murray. O britânico se recupera de uma lesão no quadril e desfalca o torneio de masculino de simples.

A última partida oficial de Murray foi em Wimbledon, em julho, nas quartas-de-final. Na ocasião, acabou foi eliminado por Sam Querrey. De lá pra cá foram apenas dois jogos exibição.

Publicidade

Ex-número um do mundo, o tenista foi duas vezes campeão de Wimbledon (2013 e 2016) e venceu o Aberto dos Estados Unidos uma vez (2012).

Favoritos

O Aberto da Austrália, porém, não terá só baixas. Os supercampeões Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic e Venus Williams entram quadra a partir deste domingo.

Nadal e Federer foram os finalistas do torneio em 2017
Nadal e Federer foram os finalistas do torneio em 2017 Nadal e Federer foram os finalistas do torneio em 2017

Federer já venceu cinco vezes em na quadra dura de Melbourne e é o atual campeão. O número dois do mundo estreia contra o esloveno, Aljaz Bedene, 51º do ranking.

Na mesma chave do suíço, está Novak Djkovic, que volta às quadras após seis meses parado. O sérvio estreia contra o norte-americano Donald Young.

Já o número um do mundo, Rafael Nadal, começa a disputa contra o dominicano Victor Estrella Burgos, 81º do planeta. O espanhol venceu na Austrália apenas uma vez, em 2009.

Venus Williams busca o primeiro título do Aberto da Austrália. Em 2017, foi vice, perdendo a final para a irmã por 2 sets a 0. A norte-americana estreia contra a suíça Belinda Bencic.

A romena Simona Halep, número 1 do mundo, e o búlgaro Grigor Dimitrov, terceiro no ranking da ATP, que nunca venceram um Grand Slam, também estão entre os favoritos para conquistar o título na Austrália.

Veja quem são as principais estrelas do Aberto da Austrália:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.