Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

República Tcheca avança às semifinais da Copa Davis; Suíça em apuros

|

A atual bicampeã, República Tcheca, tornou-se neste sábado em Tóquio a primeira a garantir vaga nas semifinais da Copa Davis ao derrotar o Japão por 3 a 0.

Já a Suíça, de Federer e Wawrinka, ficou em situação delicada, perdendo por 2 a 1 em casa diante do surpreendente Cazaquistão.

Todos os visitantes estão levando a melhor nessas quartas de final, já que a Alemanha também vence por 2 a 1 na França, assim como a Grã-Bretanha na Itália.

Sem poder contar com seu melhor tenista, Kei Nishikori, número 18 do mundo, o Japão foi presa fácil para a República Tcheca.

Publicidade

Neste sábado, a presença nas arquibancadas do imperador japonês Akihito e da sua esposa Michiko não evitou a derrota dos anfitriões Tatsuma Ito e Yasutaka Uchiyama, por triplo 6-4 para a dupla formada pelos experientes Radek Stepanek e Lukas Rosol.

"Os japoneses lutaram até o fim, mas controlamos bem a partida", comentou Stepanek, 35, líder da equipe tcheca na ausência de Tomas Berdych, número cinco do mundo, que não participou do confronto.

Publicidade

Nas semifinais, os tchecos enfrentarão em setembro o vencedor do duelo entre Alemanha e França. Em Nancy, os alemães levam vantagem por ter vencido a partida de duplas neste sábado.

Tobias Kamke e Andre Begemann surpreenderam Michaël Llodra e Julien Benneteau, que eram favoritos, ao vencer em quatro sets, por 6-1, 7-6 (7/5), 4-6, 7-5.

Publicidade

Neste domingo, o francês Jo-Wilfried Tsonga, número 12 do mundo, precisa derrotar Kamke para empatar o confronto e se redimir da surpreendente derrota que sofreu para Peter Gojowczyk em cinco sets, com parciais de 7-5, 6-7/, 6-3, 6-7[8], 6-8, que ocupa apenas a 119ª posição do ranking da ATP.

Se ele conseguir, a vaga será decidida entre Gaël Monfils e Gojowczyk.

Em Genebra, nem dois tenistas do top 5 conseguiram deixar a Suíça em vantagem. A dupla campeã olímpica em Pequim formada por Roger Federer (N.5) e Stanislas Wawrinka (N.3) foi vítima da zebra ao perder por 7-6 (7/5), 6-2, 3-6 e 7-6 (7/5) para os cazaques Andreï Golubev e Aleksandr Nedovyesov.

À beira do abismo, os suíços precisam vencer as duas partidas de simples para não ficar fora. Atual campeão do Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam da temporada, Wawrinka, que foi surpreendido por Golubev na sexta-feira, não terá direito ao erro diante de Mikhail Kukushkin.

Se o Cazaquistão confirmar sua vantagem, disputará uma vaga na decisão com o vencedor do confronto entre Itália e Grã-Bretanha.

Em Nápoles, Andy Murray e Colin Fleming deixaram os britânicos a uma vitória das semifinais ao derrotar nas duplas os italianos Simone Bolelli e Fabio Fognini por 6-3, 6-2, 3-6 e 7-5.

Número oito do mundo, Murray tentará garantir a vitória da Grã-Bretanha contra Fabio Fognini, número 13 do ranking, que está fazendo uma ótima temporada.

Em Nancy (quadra dura):

França - Alemanha 1 - 2

Em Genebra (quadra dura):

Suíça - Cazaquistão 1 - 2

Em Nápoles (saibro):

Itália - Grã-Bretanha 1 - 2

Em Tóquio (quadra dura):

Japão - República Tcheca 0 - 3

mcd/lg/lr

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.