Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Veja os jogadores que sofreram com problemas cardíacos na carreira

Antes do infarto de Casillas, Washington, Éverton Costa e Khedira são exemplos de jogadores que sofreram problemas no coração durante carreira

Lance|

Iker Casillas sofreu um infarto na última quarta-feira (1º)
Iker Casillas sofreu um infarto na última quarta-feira (1º) Iker Casillas sofreu um infarto na última quarta-feira (1º)

O goleiro do Porto Iker Casillas, sentiu-se mal no treino, ainda dentro de campo, e teve diagnosticado um infarto do miocárdio. Ele fez um cateterismo cardíaco e, muito provavelmente, não voltará a jogar até o fim da temporada. O espanhol já está consciente e fora de perigo.

No Brasil, a morte do zagueiro Serginho, do São Caetano, em 2004, é o episódio mais conhecido. Alguns jogadores tiveram problemas detectados, mas puderam seguir atuando, como Washington, Éverton Costa e Doni. O LANCE! relembra algumas situações.

Leia mais: 25 anos depois, Fórmula 1 ainda procura um novo Ayrton Senna

Washington, 'Coração Valente'

Publicidade
Washington ficou conhecido como 'Coração Valente'
Washington ficou conhecido como 'Coração Valente' Washington ficou conhecido como 'Coração Valente'

Ídolo do Fluminense e Athletico-PR, Washington teve uma artéria obstruída diagnosticada quando defendia o Fenerbahçe (TUR). O jogador, na época com 27 anos, foi aconselhado a abandonar o futebol. Ele voltou ao Brasil em 2002 e passou por um cateterismo e uma angioplastia. Ele retornou aos gramados menos de um ano depois, pelo Athletico-PR. Dois anos depois, Washington quebrou o recorde de gols em uma edição do Brasileiro, quando marcou 34 gols, ainda pelo clube paranaense. O atacante também foi destaque no Fluminense. Por conta dos problemas cardíacos, o jogador ficou conhecido como 'Coração Valente'.

Veja também: CR7 aumenta sua coleção de carrões com supermáquina de R$ 48 milhões

Publicidade

Everton Costa

Éverton Costa teve que se aposentar
Éverton Costa teve que se aposentar Éverton Costa teve que se aposentar

Ex-Vasco e Santos, o atacante Éverton Costa, sentiu uma arritmia cardíaca aos 28 anos, em 2014, durante jogo do Cruzmaltino na Copa do Brasil, contra o Resende. Ele ficou seis dias internado e passou por uma cirurgia para implantar um desfibrilador no coração, uma espécie de marca-passo. Éverton não conseguiu mais voltar ao gramados e anunciou a aposentadoria precoce em fevereiro de 2015.

Publicidade

COSME RÍMOLI: Entregar a faixa de capitão. A saída para Neymar e o desgastado Tite

Khedira

Khedira não poderá jogar por um mês
Khedira não poderá jogar por um mês Khedira não poderá jogar por um mês

O volante alemão Sami Khedira, desfalcará a Juventus (ITA) por um mês após realizar uma cirurgia no coração. Khedira foi diagnosticado com o problema após apresentar batimentos irregulares por causa de uma fibrilação atrial. O jogador passou por um estudo eletrofisiológico, e acabou sendo submetido a uma ablação na aurícula direita.

Doni

Doni encerrou a carreira por problemas cardíacos
Doni encerrou a carreira por problemas cardíacos Doni encerrou a carreira por problemas cardíacos

O ex-goleiro Doni, que atuou pela seleção Brasileira, decretou o fim da sua carreira nos gramados em 2013, por conta de problemas cardíacos. No ano anterior, o então goleiro Liverpool, da Inglaterra, sofreu uma parada cardiorrespiratória. Nos exames depois do incidente, foi detectada uma arritmia cardíaca em exames. De volta ao Brasil, chegou a assinar contrato com o Botafogo-SP, mas acabou optando pela aposentadoria, antes do retorno aos gramados.

Renato Abreu

Renato Abreu teve uma arritmia
Renato Abreu teve uma arritmia Renato Abreu teve uma arritmia

Em março de 2012, Renato Abreu descobriu uma arritmia, quando passou por exames no Flamengo. O meia se submeteu a uma cirurgia no coração e voltou a treinar menos de um mês depois. Jogou normalmente a temporada daquele ano pelo Flamengo, e foi para o Santos no ano seguinte, seu último clube na carreira.

Diego Sacoman

Diego Sacoman teve hipertrofia
Diego Sacoman teve hipertrofia Diego Sacoman teve hipertrofia

O ex-zagueiro da Ponte Preta foi reprovado nos exames médicos do Athletico-PR por uma hipertrofia no coração, constatada nos exames médicos. O jogador precisou ficar quatro meses de repouso total para diminuir o inchaço no coração. Em 2015, retornou aos gramados pelo Santa Cruz e foi campeão pernambucano. Atualmente, aos 32 anos, defende o Juventus-SP.

Serginho

Serginho morreu após uma parada cardíaca no Morumbi
Serginho morreu após uma parada cardíaca no Morumbi Serginho morreu após uma parada cardíaca no Morumbi

No dia 27 de outubro de 2004, o zagueiro do São Caetano, Serginho, então com 30 anos, teve um mal súbito e caiu dentro de campo, durante a partida entre São Paulo x São Caetano. Serginho foi socorrido no gramado, mas morreu cerca de uma hora depois no hospital. A causa da morte, segundo a necropsia, foi uma hipertrofia miocárdica.

Ivo Wortmann, o Coração de Leão

Ivo Wortmann ficou conhecido como 'Coração de Leão'
Ivo Wortmann ficou conhecido como 'Coração de Leão' Ivo Wortmann ficou conhecido como 'Coração de Leão'

O hoje treinador Ivo Wortmann, ficou conhecido como "Coração de Leão" nos anos 70, quando ainda era jogador. Ivo teve passagens marcantes pelo América-RJ e Palmeiras. Em 1975, deixou de se transferir para o Atlético de Madrid, porque os exames médicos do clube espanhol diagnosticaram um problema cardíaco. O "Coração de Leão" voltou ao Brasil e seguiu atuando. Como treinador, Wortmann rodou o mundo entre clubes e seleções.

Depois de 15 anos em silêncio, mãe fala sobre Senna: 'Foi um iluminado'

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.