Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Diego Costa confirma intenção de jogar pela seleção espanhola

|

O atacante brasileiro Diego Costa, que atua há seis anos no futebol espanhol, pôs fim a uma novela que se arrastava há semanas ao oficializar em um cartório sua intenção de atuar pela seleção da Espanha, informou nesta terça-feira a Federação Espanhola (RFEF).

"O jogador hispano-brasileiro Diego da Silva, 'Diego Costa', foi ao cartório Serrano 30, onde assinou um documento no qual manifesta sua intenção de atuar pela seleção espanhola de futebol", explicou a RFEF em um comunicado.

No documento, que tem como destinatário Julio César Avelleda, secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o atacante de 25 anos expressou o desejo "de se colocar à disposição do técnico (da Espanha), Vicente Del Bosque, a partir deste momento.

Artilheiro do Campeonato Espanhol com 11 gols marcados pelo Atlético de Madri, Diego Costa já foi convocado no início do ano para a seleção brasileira para amistosos com Itália e Rússia, ficando em campo por cinco minutos contra a 'Nazionale', no último dia 5 de março em Genebra.

Publicidade

No entanto, o regulamento da Fifa estipula que um jogador ainda pode trocar de seleção desde que não tenha atuado em partidas oficiais.

Especula-se que o jogador, que não foi convocado para a Copa das Confederações e viu Fred se firmar como titular absoluto do técnico Luiz Felipe Scolari na posição de centroavante, tenha optado pela 'Roja' para ter mais chances de ser titular na Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.

Publicidade

No entanto, quando soube da possibilidade do atacante atuar pela seleção rival, 'Felipão' iniciou uma queda de braço com a Federação Espanhola e pré-convocou Diego para os próximos amistosos do Brasil, marcados para os dias 16 e 19 de novembro em Miami e Toronto contra Chile e Honduras.

"Ofereço a Diego Costa a possibilidade de ser hexacampeão do mundo. Porque a seleção vai ser campeã. Ele que vai decidir", tinha declarado o treinador na segunda-feira em entrevista coletiva durante um evento realizado em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

Publicidade

Na semana passada, 'Felipão' havia sido 'vítima' de um trote de humoristas de uma rádio espanhola, que se fizeram passar por um dirigente do Atlético de Madri.

No programa, o técnico acabou revelando antes da hora prevista sua intenção de convocar Diego Costa.

Enquanto era alvo da cobiça da seleção anfitriã da Copa e a atual campeã mundial e europeia, o atacante continuou marcando um gol atrás do outro e fazendo mistério, até esta terça-feira, sobre sua escolha.

"A decisão está tomada. Neste momento não posso dizer se vou ou não aceitar a convocação da Espanha, mas as pessoas mais próximas já vão saber a minha decisão", tinha declarado o jogador na última terça-feira depois de anotar dois dos três gols da vitória por 3 a 0 do Atlético sobre o Austria Viena pela Liga dos Campeões.

A Federação espanhola já tinha tentado convocá-lo para as partidas contra Belarus e Geórgia, válidas pelas eliminatórias da Copa de 2014, mas isso não aconteceu por conta de problemas burocráticos.

Na ocasião, Del Bosque tinha explicado que a Federação não tinha conseguido cumprir os trâmites necessários por causa de "requisitos complementares" exigidos pela Fifa.

O documento assinado pelo jogador em cartório pode ser visto como uma resposta a uma carta enviada pela CBF à Fifa na última quinta-feira, na qual assegurava que Felipão "convocaria novamente o jogador Diego Costa para os amistosos da seleção brasileira em novembro".

Na 'Roja', ele também terá a concorrência de atacantes consagrados, como Alvaro Negredo, do Manchester City, Roberto Soldado, do Tottenham, ou Fernando Torres, do Chelsea, mas nenhum conseguiu se firmar com titular até agora.

gr/dbh/age/lg/dm

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.