Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Menina de 10 anos quer continuar no kart apesar de capotagem

Pilota Marcella Assumpção, que se recupera de lesão na clavícula e no braço, conheceu ídolos brasileiros da Fórmula E

Automobilismo|Isabella Pugliese Vellani*, Do R7

"Eu vou começar... Vamos conhecer mais sobre a Fórmula E?" Na frente das câmeras e ensaiando a abertura de um vídeo, que será publicado em suas redes sociais, está Marcella Assumpção, de apenas 10 anos. Apaixonada por automobilismo, a piloto de kart se recupera de uma capotagem aterrorizante, que a afastou das pistas, mas não a impediu de comparecer no lançamento do ePrix de São Paulo, na última quinta-feira (13).

O evento apresentou a mais nova etapa da Fórmula E, que contará com um circuito no sambódramo do Anhembi. Lá, a jovem pôde conhecer dois ídolos do automobilismo, os pilotos brasileiros da FE, Lucas Di Grassi e Sérgio Sette Câmara, e aproveitou para questionar ao campeão da categoria quando poderia ser como ele. Ao ver a menina com colar cervical e tipoia ortopédica, Di Grassi respondeu:

"Quando o médico te libera?", arrancando risos dos presentes no evento.

Marcella posou para fotos ao lado dos brasileiros da FE, Lucas di Grassi e Sergio Sette Câmara
Marcella posou para fotos ao lado dos brasileiros da FE, Lucas di Grassi e Sergio Sette Câmara Marcella posou para fotos ao lado dos brasileiros da FE, Lucas di Grassi e Sergio Sette Câmara

Era 1º de outubro, quando Marcella disputava a segunda corrida do SPLight. O kart que vinha a sua frente rodou, a piloto que carrega o número 305 não conseguiu desviar e capotou. Na aterrissagem, o kart bateu em seu próprio corpo. Com o impacto, ela fraturou o pescoço e a clavícula, e precisará usar a tipoia e o colar cervical por três meses, como forma de tratamento.

Publicidade

"O capacete dela tem uma marca do pneu do kart", contou ao R7 o pai de Marcella, o também piloto Marcello Assumpção. "Eu até brinco que se ela tivesse menos experiência, ela teria freado. Como ela tem uma baita experiência, acelerando ela tentou tirar [o kart] e acabou catapultando."

Entre os fiscais de prova que correram para tirar o carro de cima da menina, até mesmo um primo, que fazia as imagens da corrida, deixou a câmera de lado e foi para a pista para auxiliar no resgate. A mãe, Natalia Pizzoni, ainda faz cara feia quando vê as imagens, mas contou que após o acidente, o primeiro questionamento da menina foi sobre o estado do capecete e se ela não poderia competir o Campeonato Brasileiro de Kart.

Publicidade
Marcella reclama das dores da lesão, mas quer logo voltar a competir de kart
Marcella reclama das dores da lesão, mas quer logo voltar a competir de kart Marcella reclama das dores da lesão, mas quer logo voltar a competir de kart

Marcella começou a pilotar aos 6 anos de idade, mas por conta de uma doença autoimune precisou ficar mais de um ano afastada das pistas. Com a pandemia da Covid-19, o retorno ao monoposto foi mais uma vez adiado, mas agora a piloto já completa um ano em competições.

A jovem começou a pilotar kart antes mesmo de andar de bicicleta e iniciou a carreira por acaso. Marcello a levou para o Kartódramo da Granja Viana e, assim que viu outras crianças pilotando, quis pilotar também.

Publicidade

"Ela nunca tinha andado de kart, mas ela sentou [no kart] e em uma corrida com outros quatro meninos, ela fez a volta mais rápida e a maior velocidade em retas", explicou o pai.

Por ver o talento natural da filha, Marcello comprou um kart para a menina e a inseriu em competições do kartismo. O que antes era brincadeira, se tornou a carreira de Marcella. Até mesmo em condições de chuva a piloto se destacava com boas classificações nas corridas.

Marcella aguarda fim de recuperação para retornar as pistas e voltar a competir
Marcella aguarda fim de recuperação para retornar as pistas e voltar a competir Marcella aguarda fim de recuperação para retornar as pistas e voltar a competir

"Nós estamos no melhor momento do automobilismo para mulher. Com aquele programa Girls On Track, a Bia Figueiredo falou de levar a Marcella para a Academia da Ferrari quando ela completar 12 anos", disse Marcello, que também conta que diversos amigos também acreditam na piloto como promissora e buscam patrociná-la.

Enquanto se recupera do acidente, a piloto planeja suas próximas metas, que ajudarão a conquistar seu maior sonho: chegar na Fórmula 1.

"Estou animada para voltar a correr. Estou fazendo contagem regressiva e contando os dias", resumiu a piloto. "Ainda dói um pouco, mas estou mesmo focada em voltar a pilotar o quanto antes."

*Estagiária sob supervisão de André Avelar, do R7

FE: categoria dos carros elétricos desembarca pela 1ª vez em São Paulo em março

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.