Silvio Lancellotti O Napoli impacta a Lazio e assume a liderança do "Nazionale" da Bota

O Napoli impacta a Lazio e assume a liderança do "Nazionale" da Bota

Placar de 2 X 1 do "Burro" sobre a "Águia" no Olímpico da capital. Agora, mesmo número de pontos que o Milan mas a vantagem no confronto direto. Nesta próxima semana, as semis da Copa Itália.

Festa do Napoli em Roma, de novo a liderança

Festa do Napoli em Roma, de novo a liderança

@ChampionsLeague

Um desafio paralelo pintou de cores muito mais vivas o duelo entre as duas agremiações do Calcio que valorizam o celeste nos seus fardamentos. Posições no campeonato à parte, nesta “domenica”, 27 de Fevereiro, pela jornada 27 do “Nazionale” de 2021-2022, no Olímpico da capital da Bota, a Lazio e o Napoli, pateticamente eliminadas da Europa League no meio da semana, também lutariam em nome de mais dignidade na temporada. Depois de perder do Porto na ida, 1 X 2, a “Águia” de Roma não conseguiu se recuperar no retorno em casa e ficou no empate de 2 X 2. Pior, o “Burro da Terra da Pizza”, que havia arrancado uma igualdade ao Barcelona, 1 X 1 no Camp Nou, no seu Maradona desabou por 2 X 4.

O fracasso da Lazio na Europa League

O fracasso da Lazio na Europa League

@europaleague

Moral e psicologia à parte, para a Lazio o desafio ainda poderia significar alívio em relação ao futuro. Na sexta colocação na tabela, um triunfo lhe propiciaria ampliar a distância sobre a Fiorentina na sétima posição e melhorar as suas chances de garantir vaga na próxima EL. Por sua vez, o Napoli ostentava perspectivas mais alentadas. Três pontos o levariam aos mesmos 57 do Milan e à retomada da liderança que foi sua da jornada #4 à #15. No caso de uma igualdade em pontos, o primeiro critério a se usar na definição de quem toma a frente é o do choque direto. E, no turno inicial do certame, no San Siro, o Napoli suplantou o “Diavolo” por 1 X 0, gol de Elmas. A tabela prevê o confronto do returno para 6 de Março.

O fracasso do Napoli na Europa League

O fracasso do Napoli na Europa League

@europaleague

Tudo isso sem dizer que Ciro Immobile, o “capitano” da Lazio, obviamente entrou no gramado do Olímpico com um objetivo suplementar: brigaria muito para recuperar o posto de comando da relação dos artilheiros. No sábado, pela Juventus, com dois tentos nos 3 X 2 sobre o Empoli, o sérvio Dusan Vlahovic, o DV7, havia subido ao degrau dos 20, um acima do “laziale”. Ironia: Immobile provém de Torre Annunziata, uma cidadezinha de pouco além de 46.000 habitantes, colada em Nápoles. E o “Burro” teria na batalha, agora inteiro, após uma sucessão de lesões, o seuu atacante Victor Osimhen, menos gols, nove, mas em só 16 porfias. Em resumo, a teoria prometia emoções no duelo de fato, e no seu paralelo.


Eis a fichas das pelejas deste dia 27:

O Napoli, um sucesso já nos acréscimos

O Napoli, um sucesso já nos acréscimos

@Serie A Calcio

LAZIO (7/43/27) 1 X 2 NAPOLI (1/57/27)
Roma, Stadio Olímpico
Árbitro: Marco Di Bello
Gols: Pedro X Insigne, Fabián Ruíz

Nos bancos respectivos, dois personagens polêmicos, de temperamento explosivo. Um toscano de 62 anos de idade, Luciano Spalletti havia supervisionado a “Loba” de 2005 até 2009 e depois em 2016/2017. Napolitano de 63, Maurizio Sarri fôra o treinador do “Burro” de 2015 a 2018. Claro que os seus times se digladiaram como conviria, fogosamente, as investidas de lado a lado. Atentíssimas, porém, as defesas prevaleceram, na proteção de Strakosha e de Ospina, até o intervalo, placar de 0 X 0 em um jogo que tranquilamente merecia 2 X 2, talvez mesmo 3 X 3. No repouso, Spalletti e Sarri exclusivamente usaram o tempo para recarregar as energias de seus pupilos, esfalfados pelo esforço ingente.

Insigne, um golaço e uma assistência nos 2 X 1

Insigne, um golaço e uma assistência nos 2 X 1

@Serie A Calcio

Inexorável que, no segundo tempo, o ritmo diminuísse. E que, ao invés das infiltrações, ambos os elencos optassem pelos arremates à distância. De um tiro rasteiro e preciso, aos 62’, brotaria o 1 X 0 em favor do Napoli. Livre, junto da meia-lua, Insigne desfrutou um passe lateral de Elmas e fulminou o arqueiro albanês da “Águia”. Insigne ainda anotaria os 2 X 0, aos 69’, num lance que DiBello, depois de recorrer ao VAR, anulou por impedimento.

O Napoli, euforia justíssima

O Napoli, euforia justíssima

@Serie A Calcio

Cresceu muito o apetite do “Burro” enquanto os ímpetos da Lazio paulatinamente se reduziam. Aos 88’, todavia, num lance fortuito, a “Águia” perpetrou o 1 X 1. Falta cobrada junto à lateral e bate-rebate maluco frente o arco do Napoli, petardo de voleio de Pedro na entrada da área, golaço. O “Burro”, todavia, não desistiu. E aproveitou os acréscimos para apertar. Então, aos 94, bingo! De novo nas imediações da meia-lua, o esperto Insigne colocou a pelota à disposição de um foguetaço de Fabián Ruíz, sem chance para Strahoska. No fim das contas, o placar que o Napoli merecia. A “Terra da Pizza” no topo do pódio.


SPEZIA (16/26/27) 0 X 1 ROMA (6/44/27)
La Spezia, Stadio Alberto Picco
Árbitro: Michael Fabbri
Gol: Abrham/pen

TORINO (11/33/26) 1 X 2 CAGLIARI (17/25/27)
Turim, Stadio Olimpico Grande Torino
Árbitro: Manuel Volpi
Gols: Belotti X Bellanova, Deola

VERONA (9/40/26) 3 X 1 VENEZIA (18/22/26)
Verona, Stadio Marcantonio Bentegodi
Árbitro: Juan Luca Sacchi
Gols: Simeone/3 X Okereke


Jogos da segunda, dia 28:
ATALANTA (5/44/25) X SAMPDORIA (15/26/26)
Bérgamo, Gewiss Stadium
Árbitro: Simone Sozza


Pugnas realizadas na sexta, dia 25:
 

Milan, mais um insucesso em seus domínios

Milan, mais um insucesso em seus domínios

@ACMilan

MILAN (2/57/27) 1 X 1 UDINESE (14/26/25)
Milão, Stadio di San Siro
Árbitro: Matteo Marchetti
Gols: Rafael Leão X Udogie
GENOA (19/17/27) 0 X 0 INTER (3/55/26)
Gênova, Stadio Luigi Ferraris
Árbitro: Daniele Chiffi

No sábado, dia 26:
SALERNITANA (20/15/25) X BOLOGNA (12/32/26)
Salerno, Stadio Arechi
Árbitro: Giovanni Ayroldi
Gols: Nortea X Arnautovic
SASSUOLO (10/36/27) 2 X 1 FIORENTINA (8/42/26)
Sassuolo, MAPEI Stadium
Árbitro: Alessandro Prontera
Gols: Traoré, Defrel X Cabral

 

A Juventus, pela consolidação da quarta vaga

A Juventus, pela consolidação da quarta vaga

@JuventusFC

EMPOLI (13/31/27) 2 X 3 JUVENTUS (4/50/27)
Empoli, Stadio Carlo Castellani
Árbitro: Fabio Maresca
Gols: Zarkowski, La Mantia X Kean, Vlahovic/2


Inaugurada em 21 de agosto de 2021, e com seu desfecho previsto para 22 de maio de 2022, esta edição da Série A do Futebol da Velha Bota, a 120ª na História do Calcio, a 90ª desde a implantação do campeonato de pontos corridos, em turno e em returno, já apresentou 264 jogos e 779 gols, média de 2,95. Principais artilheiros: Dusan Vlahovic (Fiorentina/Juve), 20gols =17/3; Ciro Immobile (Lazio), 19; Giovanni Simeone (Verona), 15; Tammy Abraham (Roma), 12; Lautaro Martínez (Inter), 11; João Pedro (Cagliari), Edin Dzeko (Inter), Domenico Berardi e Gianluca Scamacca (Sassuolo) e Antonin Barak (Verona), 10

Simeone, do Verona, em ascensão dentre os artilheiros

Simeone, do Verona, em ascensão dentre os artilheiros

@Serie A Calcio

Nesta próxima semana ressurge em cartaz a Coppa Italia, agora na fase de semifinais, a única etapa, em toda a competição, com jogos de ida e volta. Terça-feira, dia 1º de Março, pelo “Derby della Madonina”, o Milan recebe a rivalérrima Inter – retorno previsto para 20 de Abril. E na quarta, dia 2, em Florença, no seu Artemio Franchi, a Fiorentina hospeda a Juventus – retorno em 21 de Abril. A seguir se desenrolará a jornada 28 do “Nazionale”.

Ciro Immobile, da Lazio, parem a guerra!

Ciro Immobile, da Lazio, parem a guerra!

@Serie A Calcio

Dia 4, sexta-feira:
INTER X SALERNITANA
Dia 5, sábado:
UDINESE X SAMPDORIA
ROMA X ATALANTA
CAGLIARI X LAZIO

Dia 6, domingo:
GENOA X EMPOLI
BOLOGNA X TORINO
FIORENTINA X VERONA
VENEZIA X SASSUOLO

JUVENTUS X SPEZIA
NAPOLI X MILAN


Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião no meu Facebook. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o abraço virtual do Sílvio Lancellotti! Obrigadíssimo!

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas