Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

CR7 expulso, mas a Juve ganha do Valencia e o City desaba em casa

Com 24 gols em oito partidas, foi absolutamente sensacional a segunda parte da rodada de abertura da Champions, agora do Grupo E até o Grupo I

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

O CR7 expulso pela primeira vez em 154 partidas na CL
O CR7 expulso pela primeira vez em 154 partidas na CL O CR7 expulso pela primeira vez em 154 partidas na CL

Acabou nesta terça-feira, 18 de Setembro, com outras oito partidas, aquelas, agora, do Grupo E ao Grupo I, a primeira rodada dos combates de ida e de retorno da fase de chaves da edição de número 64 da Champions League da Europa. Inaugurada em 26 de Junho, com um total de 79 clubes das 55 nações afiliadas à UEFA, a competição passou por uma série de cinco etapas de mata-matas, até se consolidar em 32 times. Já somadas as dezesseis da terça e da quarta, apresentou 107 partidas e 256 gols, a média, baixa, de 2,39. Eis como transcorreram, numa síntese, todas as pugnas da jornada.

GRUPO E

Tagliafico, o astro do Ajax na função que foi de Cruyff
Tagliafico, o astro do Ajax na função que foi de Cruyff Tagliafico, o astro do Ajax na função que foi de Cruyff

Ajax 3 X 0 AEK

Johan Cruyff Arena, 52.285 espectadores

Publicidade

(Tagliafico/2 e De Beek)

Depois de uma etapa inicial dolorosamente nula, o time local, que tanto brilhou nos tempos do astro que virou nome da sua praça de esportes, resgatou a sua superior categoria diante do rival com o pior coeficiente dos 32 da CL. Na mesma função que fora de Cruyff, se destacou o platino Tagliafico. Os gregos meramente mostraram por quê não chegavam a um grupo desde os idos de 2007. E atestaram por quê não seguirão adiante. 

Publicidade

Benfica 0 X 2 Bayern

Estádio da Luz, Lisboa, 60.274 espectadores

Publicidade

(Lewandowski e Renato Sanches)

De cara, um teste formidável para se medirem as chances dos “Encarnados”, cuja mascote, uma águia batizada de Vitória, realiza o seu voo charmoso antes de cada peleja. Desta vez, não funcionou. Os bávaros não permitiram ao hospedeiro sequer 10’ de expectativa, Levandowski, após uma troca de bolas dentro mesmo da área do Benfica. E então, bem pior, aos 54’, coube a Renato Sanches, um ex dos “Encarnados”, perpetrar os fatídicos 2 X 0.

Classificação

Aja (Hol) – 1j 3pg 1v 0e 0d (3gp X 0gc)

Bay (Ale) – 1j 3pg 1v 0e 0d (2gp X 0gc)

Ben (Por) – 1j 0pg 0v 0e 1d (0gp X 2gc)

Aek (Gre) – 1j 0pg 0v 0e 1d (0gp X 3gc)

GRUPO F

A celebração do Olympique, ganhador em Manchester
A celebração do Olympique, ganhador em Manchester A celebração do Olympique, ganhador em Manchester

Shakhtar Donetsk 2 X 2 Hoffenheim

Metalist Stadium de Cracóvia, 28.336 espectadores

(Ismaily e Maycon X Grillitsch e Nordveit)

E os “Mineiros” desperdiçaram os tão desejados 3 pontos que acreditavam garantidos diante de um adversário em sua estreia numa Champions. Inclusive, quase ficaram até mesmo sem o empate. Estóica a exibição dos tedescos do treinador Julian Nagelsmann, apenas 31 de idade, o mais jovem da história da competição. Seguravam o placar de 2 X 1 até que, aos 81’, num lindo petardo de 25 metros, o ex-corinthiano Maycon, que havia entrado em campo só cinco minutos antes, aliviou seu técnico, o luso Paulo Fonseca.

Manchester City 1 X 2 Olympique Lyonnais

Etihad Stadium, 40.111 espectadores

(Bernardo Silva X Cornet, Fekir)

Indubitável o favoritismo dos “Citizens”, os mandantes. Os gauleses, todavia, não acreditaram e chegaram a fazer 2 X 0, graças a Cornet, aos 26’, e a Fekir, aos 43. O time de Pep Guardiola ainda reagiu, Bernardo Silva, aos 67’. De todo modo, o mago catalão amargou um fracasso inacreditável.

Classificação

Oly (Fra) – 1j 3pg 1v 0e 0d (2gp X 1gc)

Hof (Ale) – 1j 1pg 0v 1e 0d (2gp X 2gc)

Sha (Ucr) – 1j 1pg 0v 1e 0d (2gp X 2gc)

Cty (Ing) – 1j 0pg 0v 0e 1d (1gp X 2gc)

GRUPO G

A celebração do Real, gol de Bale
A celebração do Real, gol de Bale A celebração do Real, gol de Bale

Viktoria Plzen 2 X 2 CSKA

Doosan Arena de Pilsen, 11.312 espectadores

(Krmencik/2 X Chalov e Vlasic/pen)

Apenas uma batalha antecipada pela terceira colocação. O elenco da Terra da Cerveja, porém, tentou mostrar que sonha com mais. Tentou. Numa atuação deliciosa de David Limbersky, um lateral-canhoto que adora passes em profundidade com o pé destro e o estilo apelidado de “três dedos”, os mandantes abriram 2 X 0 através de Krmencik, aos 29 e aos 41’, e controlaram as ações até a rebelião dos russos, Chalov, aos 49, e Vlasic, num penal sem controvérsias, já nos acréscimos, alguns segundos além dos 95’.

Real Madrid 3 X 0 Roma

Estádio Santiago Bernabéu, 69.251 espectadores

(Isco, Bale e Mariano Díaz)

Os tricampeões, pela primeira vez, desde 2008, sem Cristiano Ronaldo, numa tarefa ingente de recuperação técnica e psicológica. Conseguiria Modric, o capitão da seleção da Croácia, vice na Copa da Rússia, eleito o “Melhor da Europa”, o estro suficiente para conduzir os “Merengues” ao quarto galardão seguido? Apareceu bem o volante que, na entretemporada, solicitou ao Real que o negociasse com a Inter de Milão. Porém, mais brilhou o meia Isco, aos 45’, na cobrança impecável, no ângulo, de uma falta quase na linha da grande área. E o galês Bale, o melhor do prélio, com um tiro cruzado, aos 58’, ele que registrou cinco dos seis tentos recentes dos madridistas. Mariano Díaz fechou o resultado, 3 X 0, aos 92’. Peccato, uma atuação lastimável da "Loba".

Classificação

Rea (Esp) – 1j 3pg 0v 0e 0d (3gp X 0gc)

Csk (Rus) – 1j 1pg 0v 1e 0d (2gp X 2gc)

Vik (Thc) – 1j 1pg 0v 1e 0d (2gp X 2gc)

Rom (Ita) – 1j 0pg 0v 0e 1d (0gp X 3gc)

GRUPO H

A celebração da Juventus, 2 X 0 em Valência, e sem o expulso CR7
A celebração da Juventus, 2 X 0 em Valência, e sem o expulso CR7 A celebração da Juventus, 2 X 0 em Valência, e sem o expulso CR7

Valencia 0 X 2 Juventus

Estádio Mestalla, 46.067 espectadores

(Pjanic/2/2pen)

A “Velha Senhora” do Piemonte não contratou o CR7 apenas para brilhar neste seu Grupo da Champions. Mas, para conquistar a própria taça, a “Orelhuda”. Por causa do inesperado protagonismo de dois germânicos, Felix Brych e Bastian Dankert, respectivamente o árbitro do jogo e um seu auxiliar de linha de fundo, o lusitano só permaneceu no gramado até os 29’. Depois de um trivial entrevero de grande área em que pespegou um cafuné exagerado na cabeleira crespa do colombiano Murillo, notificada por Dankert a Brych, diretamente viu o seu único cartão vermelho em 154 aparições na CL. Saiu em prantos. Sorte da “Signora”, talvez com algum peso na consciência, o mediador desandou a apitar penais razoavelmente discutíveis. Dois a favor da Juventus, que Pjanic converteu, aos 45 e aos 51’. Um do Valencia, que Parejo bateu e o polonês Wojciech Szczesny rebateu. Resultado justo, pelos dez contra onze.

Young Boys 0 X 3 Manchester United

Stade Suisse de Berna, 31.120 espectadores

(Pogba/2/1pen e Martial)

No dia 28 de Agosto, nos playoffs desta CL, os helvéticos sobrepujaram o Dinamo Zagreb, da Croácia, e obtiveram a sua inédita classificação para uma das oito chaves da competição. Um mistério até onde conseguirão chegar. Os visitantes de José Mourinho ignoraram que existia um time anfitrião.

Classificação

Utd (Ing) – 1j 3pg 0v 0e 0d (3gp X 0gc)

Juv (Ita) – 1j 3pg 1v 0e 0d (2gp X 0gc)

Val (Esp) – 1j 0pg 0v 0e 1d (0gp X 2gc)

You (Sui) – 1j 0pg 0v 0e 1d (0gp X 3gc)

GRUPO A

A celebração dos "Colchoneros", de fardamento azul
A celebração dos "Colchoneros", de fardamento azul A celebração dos "Colchoneros", de fardamento azul

Brugge 0 X 1 Borussia Dortmund

Jean Breydel Stadium de Bruges, 25.181 espectadores

(Pulisic)

Apenas o tamanho mirrado do estádio poderia atrapalhar o visitante tedesco, favoritíssimo a um triunfo. Mas, além de uma torcida ululante o Borussia se defrontou com uma muralha de pernas até que, aos 85’, um norte-americano, Pulisic, revelação do Futebol dos EUA, aliviou os seus torcedores, 1 X 0.

Monaco 1 X 2 Atlético de Madrid

Stade Louis II de Montecarlo, 10.575 espectadores

(Sandsir X Diego Costa e Gimenez)

Um duelo curioso que antepôs a inapelável decadência do Monaco, conquistador do título de La Ligue em 2017, e os “Colchoneros”, titubeantes na atual La Liga, porém os conquistadores, diante do rivalérrimo Real, da Recopa da Europa. Grandsir inaugurou o placar, aos 18’. Aos 32, contudo, o sergipano-hispânico Diego Costa igualou. E, aos 45, Gimenez definiu quem ficaria com os 3 pontos. Daí, o Atlético meramente se protegeu no conforto da igualdade.

Classificação

Atl (Esp) – 1j 3pg 1v 0e 0d (2gp X 1gc)

Bor (Ale) – 1j 3pg 1v 0e 0d (1gp X 0gc)

Mon (Fra) – 1j 0pg 0v 0e 1d (1gp X 2gc)

Bru (Bel) – 1j 0pg 0v 0e 1d (0gp X 1gc)

GRUPO B

Messi, a oitava tripleta, pelo Barça em 127 partidas
Messi, a oitava tripleta, pelo Barça em 127 partidas Messi, a oitava tripleta, pelo Barça em 127 partidas

Barcelona 4 X 0 PSV

Camp Nou, 73.462 espectadores

(Messi/3 e Dembelé)

Os fãs do glorioso Blaugrana evidentemente esperavam por um triunfo na sua pugna de estreia nesta CL. Talvez, até, por um triunfo tranquilo. Afinal, independentemente da diferença absurda de qualidade entre os dois elencos, o seu esquadrão da Catalunha é líder invicto do nacional da Espanha, 12 pontos em 12 possíveis, 14 tentos contra 3, e atuaria em seus domínios. Barça, sem dúvida. Não sonhava, porém,que veria Lionel Messi fulgurar com a sua oitava tripleta na história da competição, num total de 103 tentos em 126 pelejas. O primeiro do cotejo, aliás, numa lindíssima cobrança de infração. E o Barça ainda ficou os últimos vinte minutos sem o becão Umtiti, um camerunês naturalizado francês, expulso ao provocar o amarelo e o vermelho de uma mesma maneira, a tolice, ou a estupidez, de uma obstrução infantil.

Internazionale 2 X 1 Tottenham

Giuseppe Meazza de Milão, 64.123 espectadores

(Icardi e Vecino X Eriksen)

O índice aparentemente ridículo da “Biscione” de Milão (16,000 pontos e o 30º posto no ranking dos 32 da fase de chaves) não significava mesmo nada. Ou, significava, somente, que a Inter deixara de fulgurar, na Europa, nos cinco anos anteriores. O elenco da Lombardia, de todo modo, apenas acordou nos estertores do combate, nos seus derradeiros seis minutos, quando se demonstrou digno dos velhos idos de campeoníssimo e revolucionou um placar que já parecia cristalizado. Aos 53, Eriksen fez 1 X 0 para os londrinos. Daí, toda à trente, a “Biscione” empatou aos 86, num levantamento atrasado de Asamoah e num petardo espetacular de Icardi, 25 metros, seu primeiro tento na Champions. Logo depois, aos 92, a Inter cravou 2 X 1 depois de um bate-rebate angustiante na área do rival, o uruguaio Vecino, de cabeça.

Classificação

Bar (Esp) – 1j 3pg 1v 0e 0d (4gp X 0gc)

Int (Ita) – 1j 3pg 1v 0e 0d (2gp X 1gc)

Tot (Ing) – 1j 0pg 0v 0e 1d (1gp X 2gc)

Psv (Hol) – 1j 0pg 0v 0e 1d (0gp X 4gc)

GRUPO C

A celebração de Firmino e Juergen Klopp, o treinador do Liverpool
A celebração de Firmino e Juergen Klopp, o treinador do Liverpool A celebração de Firmino e Juergen Klopp, o treinador do Liverpool

Liverpool 3 X 2 PSG

Anfield Road, 52.478 espectadores

(Sturridge, Milner/pên e Firmino X Meunier e Mbappé)

Na teoria, meramente na teoria, se acreditava que os dois melhores do grupo já se debateriam na sua pugna inicial. E realmente a Terra dos Beatles testemunhou um confronto empolgante. Os britânicos comandaram até quase o intervalo, uma testada de Sturridge aos 32’ e um penal convertido por Milner já aos 36, numa falta ginasiana de Bernat em Wijnaldum. Daí o PSG reagiu, se impôs ao pedantismo do dono da casa. Meunier, de longe, cruzado, aos 40’. Mbappé aos 83, depois de tabelar com Neymar, que de novo só exibiu um zilionésmo corte de cabelo. Ainda havia, contudo, vibração no Liverpool. Que, aos 92, determinou a reação num lindo lance individual. O brasileiro comemorou de mão no olho esquerdo, aquele que sofreu uma involuntária porém terrível enfiada de dedo, por Vertonghen, do Tottenham, na vitória dos seus “Reds” por 2 X 1, dias atrás, no certame da Premier.

Estrela Vermelha 0 X 0 Napoli

Crvena Zvezda Stadion de Belgrado, 49112 espectadores

Mesmo em seus domínios, a equipe que já foi antológica necessitou de uma atuação de magia do seu arqueiro Borjan para segurar um mero empate.

Classificação

Liv (Ing) – 1j 3pg 1v 0e 0d (3gp X 2gc)

Nap (Ita) – 1j 1pg 0v 1e 0d (0gp X 0gc)

Est (Iug) – 1j 1pg 0v 1e 0d (0gp X 0gc)

Psg (Fra) – 1j 0pg 0v 0e 1d (2gp X 3gc)

GRUPO D

A celebração do Galatasaray, 3 X 0 no Lokomotiv
A celebração do Galatasaray, 3 X 0 no Lokomotiv A celebração do Galatasaray, 3 X 0 no Lokomotiv

Galatasaray 3 X 0 Lokomotiv

Turk Teletom Stadium de Istambul, 43.542 espectadores

(Garry Rodrigues, Derdyok e Inan)

No mais desequilibrado de todos os quartetos da CL, a veemente torcida dos otomanos e o seu esquadrão de astros multinacionais efetivamente prevaleceu diante de um elenco fraquíssimo, que apenas foi um dos cabeças de grupo graças a um novo e ridículo critério da UEFA. Dos três gols no Galatasaray, apenas o terceiro nasceu de um nativo legítimo da sua pátria, e mesmo assim somente aos 94’, Selçuk Inan. Dos outros se encarregaram Rodrigues, um holandês-caboverdiano, e Derdyok, curdo-suíço.

Schalke 1 X 1 Porto

Veltius Arena de Gelsenkirchen, 45.755 espectadores

(Breel Embolo X Otávio)

Historicamente, teoricamente, os dois melhores times de um grupo em que absolutamente tudo pode suceder. E, por causa do excesso de cautela de cada treinador, Domenico Tedesco e Sérgio Conceição, aconteceu um natural empate. O camerunês-helvético Embolo marcou aos 64’ e o Schalke se retrancou. Então, aos 74, depois de um pênalti boboca do brasileiro Naldo no malinense Maroga, o paraibano Otávio converteu e obteve 1 X 1.

Classificação

Gal (Tur) – 1j 3pg 1v 0e 0d (3gp X 0gc)

Por (Por) – 1j 1pg 0v 1e 0d (1gp X 1gc)

Sha (Ale) – 1j 1pg 0v 1e 0d (1gp X 1gc)

Lok (Rus) – 1j 0pg 0v 0e 1d (0gp X 3gc)

Os grupos e os clubes, segundo o artista Junsei Chida
Os grupos e os clubes, segundo o artista Junsei Chida Os grupos e os clubes, segundo o artista Junsei Chida

Estabelecidos o ganhador e o seu vice em cada grupo, um novo sorteio definirá os mata-matas das oitavas-de-final, que se desenvolverão de 12 de Fevereiro a 13 de Março. Depois, haverá as quartas, de 9 até 17 de Abril. As semis, em 30 de Abril e 8 de Maio. E a decisão, de partida única, programada para 1º de Junho, no Wanda Metropolitano de Madrid. Importante: desta temporada em diante, não apenas o terceiro colocado de cada grupo, mas também o quarto, merecerá uma chance paralela de repescagem na Europa League. Um consolo que vale, no mínimo, um dinheirinho extra.

Gostou? Clique em “Compartilhar”, em “Tweetar”, ou deixe a sua opinião em “Comentários”. Muito obrigado. E um grande abraço!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.