Logo R7.com
RecordPlus

Vasco x São Paulo já decidiram o Campeonato Brasileiro; saiba como foi

Sorato calou o Morumbi lotado e deu a taça ao Vasco da Gama em 1989

História em Campo|Ivan BelmudesOpens in new window

  • Google News
Nelsinho Rosa foi o treinador do time campeão do Vasco Reprodução X/Vasco da Gama

Vasco e São Paulo se enfrentam neste domingo pela 31ª rodada do Brasileirão, sonhando com uma vaga na Libertadores de 2026, com transmissão da RECORD para todo o Brasil. Mas há 36 anos as equipes se enfrentaram valendo o título do Brasileirão de 1989. Seria a primeira de uma série de 3 finais tricolores e um jogo que ficou marcado pelo gol de Sorato.

Nossa viagem histórica desta semana será para 1989 (finalzinho dos anos 80), num Brasil que se redemocratizava, vivia intensas crises econômicas e sonhava com dias melhores, que viriam na década seguinte.


O campeonato

No mesmo Morumbi, o São Paulo foi campeão paulista de 1989 Reprodução X/São Paulo

Em 1989, o Campeonato Brasileiro foi disputado por 22 times, divididos em 2 grupos com 11 cada, que jogaram em turno único, os 8 primeiros se classificavam em cada chave, com os 3 últimos de cada lado sendo enviados para uma repescagem, onde apenas 2 se salvavam e os 4 últimos eram rebaixados para série B.

Na segunda fase, os times foram divididos em duas chaves de 8 e jogadores em turno único novamente, o primeiro de cada lado se classificou para a final que seria entre o São Paulo e o Vasco.


Os times

Bebeto, segundo da direita para esquerda agachado, era a grande contratação do ano para o Vasco Reprodução X/Vasco da Gama

O Vasco de 1989 era um time que tentava superar a aposentadoria de Roberto Dinamite e a saída do craque Romário, tratava-se de um time em busca de nova identidade. Bebeto, vindo do Flamengo, era a grande contratação Cruzmaltina para o Campeonato Brasileiro.

O São Paulo, ao contrário do Vasco, teve um estadual memorável, com título tricolor, após superar o Bragantino (que começava a despontar) foi campeão contra o surpreendente São José (que eliminara o Corinthians). No Brasileirão, a equipe demonstrava ainda mais força, comandada por Carlos Alberto Silva, tinha o jovem Raí, o craque Bobô (campeão Brasileiro de 1988), a experiência de Gilmar e Nelsinho Baptista (que seria protagonista de outra derrota tricolor no ano sequer).


Raí começava a se destacar pelo tricolor Reprodução X/São Paulo

A final

Como de costume, o Brasileirão daquele ano teve polêmicas e regulamento criativo. O Vasco, como detentor da melhor campanha na competição, teria a vantagem de escolher o mando da primeira partida e em caso de vitória neste jogo, não existiria uma segunda final.

O Morumbi foi escolhido como palco pelo Vasco, afinal, seriam duas chances de título para o cruzmaltino, sendo a primeira delas na casa do São Paulo. Que precisaria de, ao menos, uma vitória e um empate para ficar com a taça. Sim, era bem confuso o regulamento.


Carlos Alberto Silva era o treinador São Paulino em 1989 Reprodução X/São Paulo

Morumbi lotado para a grande final, Vasco com as históricas camisas pretas, contrastando com o São Paulo e sua tradicional camisa branca, com as listras horizontais das cores da bandeira do estado.

O gol ficou gravado na memória vascaína, Boiadeiro, com liberdade, atravessa o meio de campo, observa a passagem de Luiz Carlos, que com liberdade cruza para Sorato, a bola passa por Bebeto e o centroavante do Vasco completa, completamente sozinho, numa bola inapelável para o goleiro Gilmar.

Com essa vitória, o Vasco se sagrou campeão brasileiro de 1989, o segundo título nacional do clube.

Seguem os times da final

São Paulo 0 x 1 Vasco da Gama

Campeonato Brasileiro 1989 - Final

  • Data: 16 de dezembro de 1989
  • Local: Morumbi, São Paulo (SP)
  • Árbitro: Wilson Carlos dos Santos
  • Gol: Sorato, 05/2ºT (Vasco)

São Paulo: Gilmar, Netinho, Adílson, Ricardo Rocha, Nelsinho; Flávio, Raí, Bobô; Mário Tilico, Ney e Edivaldo (Paulo César). Treinador: Carlos Alberto Silva.

Vasco da Gama: Acácio, Luís Carlos Winck, Marco Aurélio, Quiñónez, Mazinho; Zé do Carmo, Boiadeiro, Bismarck; Bebeto, Sorato e William. Treinador: Nelsinho Rosa.

Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.